quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (36)

Versículo:

“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.”
João 1.4-5

Leitura sugerida: João 1.1-51

Breve análise:
Os versículos iniciais do Evangelho Segundo João conduzem-nos a uma necessária incursão nas narrativas bíblicas da criação. O primeiro registro bíblico do falar divino nos apresenta o “Haja luz” [Gênesis 1.3]. Em Gênesis, a luz interrompe o caos manifestando o seu poder criador. Aqui em João, a luz resplandece nas trevas.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Estou realmente convicto de que Cristo, sendo minha luz, possui poder criador para interromper o caos em minha vida? Existe em minha vida algum “ambiente”, por menor que seja, que ainda se encontra em trevas? Sinto-me confortável em permitir que a Luz de Cristo resplandeça nestas trevas?

Oração:
Senhor meu Deus, Cristo é a minha luz! Que o poder criador de Cristo manifeste-se em minha vida desfazendo o caos! Que em minha vida não existam “ambientes” escuros e que o meu coração não tenha receio de abrir caminho para que a luz de Cristo resplandeça nas trevas!
A. M. Cunha

terça-feira, 3 de novembro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (35)

Versículo:
“Vim do Pai e entrei no mundo; todavia, deixo o mundo e vou para o Pai”
João 16.28

Leitura sugerida: João 16.1-33

Breve análise:
Jesus entrou no mundo, todavia, Ele não permaneceu no mundo, pois Sua jornada final estava no Pai. O mundo, para Cristo, não passou de um ambiente de peregrinação, jamais foi Sua morada final.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
O modo como tenho vivido demonstra que o mundo é para mim um mero ambiente de peregrinação? Estou convicto de que minha jornada final é estar com o Pai Celestial?

Oração:
Meu Deus e Pai, este mundo não é e jamais foi designado para ser minha jornada final. Ajuda-me a viver como peregrino neste mundo, estando sempre convicto de que estar contigo é minha jornada final!

A. M. Cunha


segunda-feira, 2 de novembro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (34)

Versículo:

“Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria”
II Timóteo 1.4

Leitura sugerida: II Timóteo 1.1-18

Breve análise:
Que estranha ansiedade esta declarada pelo apóstolo Paulo! Por lembrar-se das lágrimas de Timóteo, o apóstolo estava ansioso por vê-lo, para que pudesse transbordar de alegria! Não, não se trata de sadismo cristão, mas de um vívido testemunho de que as lágrimas não serão o último testemunho na vida de um cristão: Deus tem reservada uma intensa e contagiante alegria para o cristão!

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Conheço a história de vida de meus irmãos, a ponto de lembrar-me das suas lágrimas? Conheço não somente suas lágrimas, mas também suas alegrias? Este conhecimento provoca em mim o desejo de estar com eles?

Oração:
Querido Jesus, que brote em minha alma um profundo desejo em conhecer a história dos meus irmãos! Que não apenas conheça suas lágrimas, mas suas alegrias também! Que minha alma deseje estar com eles para compartilhar tão maravilhoso conhecimento!

A. M. Cunha

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (33)

Versículo:
“Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério,”
I Timóteo 1.12

Leitura sugerida: I Timóteo 1.1-20

Breve análise:
A palavra ministério tem sua origem no grego “διακονια” [diakonia], que, entre suas várias acepções, destaca-se o sentido de serviço, especialmente aquele que executa o pedido dos outros. Observe que o ministério requer um fortalecimento [que me fortaleceu], uma declaração de fidelidade [que me considerou fiel] e uma designação [designando-me]. Não nos esqueçamos, porém, que todas estas ações são praticadas por Cristo Jesus, nosso Senhor”!

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Estando ciente de que ministério é um chamado para servir o próximo, tenho estado atento ao pedido dos outros, mesmo aqueles pedidos que são realizados no silêncio de uma alma que só consegue gemer em suas angústias? Sabendo que somente Cristo pode designar-me para o ministério, tenho estado aos Seus pés para ser por Ele fortalecido e Nele, e somente Nele e para Ele, ser achado fiel?

Oração:
Aguça o meu coração, ó Deus, para que eu possa ouvir o pedido daqueles que somente conseguem fazer ecoar suas necessidades através dos gemidos de sua alma! Faça-me estar aos pés de Cristo, pois somente Nele serei fortalecido para cumprir com fidelidade o meu ministério!


A. M. Cunha