sexta-feira, 27 de novembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [08]

“Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

Gênesis 12.1-3

Breve análise:
O chamado de Abrão era composto, não apenas por promessas, mas por mandamentos. Os mandamentos eram: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei” e “Sê tu uma bênção!” [Gênesis 12.1 e 2]. Três verbos se destacam no mandamento: “Sair”, “Ir” e “Ser”. O sentido básico é: a) Para o verbo sair: “abandonar o que precisa ser abandonado”; b) Para o verbo ir: “ocupar o que precisa ser ocupado”; e c) Para o verbo ser: “ser um abençoador e não apenas um abençoado”.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Estou consciente que quando afirmo, sou chamado por Deus, isto implica que devo abandonar tudo o que impede o meu progresso espiritual, prosseguir para conquistar o que me fará crescer espiritualmente e buscar ser mais um abençoador do que um abençoado?

Oração:
Ó Deus, o Teu chamado é radical, pois ele me convoca a deixar tudo o que possa impedir o progresso de minha alma, a conquistar aquilo que me fará crescer espiritualmente e a tornar-me um abençoador. Ajuda-me a vivenciar plenamente o Teu chamado!


A. M. Cunha

SEMENTES DA PALAVRA [07]

“Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.”

Gênesis 6.22

Breve análise:
O encontro de Noé com a graça de Deus o capacitou para a obediência! Em sua história podemos ver como é extraordinário o poder da obediência! O autor da Carta aos Hebreus afirma que Jesus “tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” [Hebreus 5.9]. A multiplicação do estado de desobediência atraiu a tragédia do dilúvio para o mundo dos dias de Noé, mas a obediência de Noé, que achou graça diante de Deus, preparou-o para a salvação por meio da arca. Se por um lado o dilúvio tornou-se o prêmio da desobediência, por outro a arca tornou-se a recompensa daqueles que obedeceram a Deus.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Num mundo marcado pela desobediência, os filhos devem honrar a Deus pautando suas vidas pela incondicional obediência aos mandamentos divinos.

Oração:
Senhor meu Deus, meu desejo é que, por Tua graça e por ela somente, as minhas atitudes sejam caracterizadas pela obediência aos Teus mandamentos.


A. M. Cunha

terça-feira, 24 de novembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [06]

“Porém Noé achou graça diante do Senhor.”

Gênesis 6.8

Breve análise:
O diagnóstico divino acerca da humanidade era trágico: “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração.” [Gênesis 6.5]. Ainda se dizia: “A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência.” [Gênesis 6.11]. Como um oásis que surge no árido e causticante deserto, a expressão “Porém Noé” emerge como cristalinas e refrescantes águas que aliviam a aridez desta narrativa bíblica! Em meio à maldade do homem, aos maus desígnios do seu coração, à corrupção e à violência, a graça divina envolveu a vida de Noé, conduzindo-o a andar com Deus!

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
O mundo de hoje não está tão diferente assim daquele dos dias de Noé. Minha vida, porém, tem sido como um oásis no deserto desta presente era? Pode-se dizer a meu respeito que “achei graça diante do Senhor?”

Oração:
Que pelo poder da Tua graça, ó querido Jesus, eu possa verdadeiramente andar com Deus. Que o Espírito Santo testifique com o meu espírito que minha alma “achou graça diante do Senhor”.

A. M. Cunha

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [05]


“Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.”
Gênesis 4.8

Breve análise:
Como o pecado encontra no coração humano um fértil terreno para aprofundar suas raízes! Foi no coração humano, conforme Gênesis 3.6, que o pecado encontrou raízes para voltar-se contra Deus. Agora, em Gênesis 4.8, o pecado encontrou raízes para voltar-se, não apenas contra Deus, mas contra o próximo. Em Gênesis 3.6, o pecado decorre da morte do relacionamento do homem com Deus, agora em Gênesis 4.8, o pecado advém da morte do relacionamento do homem com o seu próximo.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Quando existe uma ruptura no relacionamento do homem com o seu próximo, isto é sinal de que o pecado já encontrou raízes no coração humano. É meu dever diário verificar cuidadosamente a existência destas raízes em meu coração.

Oração:
Gracioso Deus, todo pecado é uma ofensa contra a Tua pessoa, mesmo aquele que parece voltar-se unicamente contra o meu próximo! Guarda-me de pecar contra Ti, e se isto acontecer comigo, dá-me a graça de arrepender-me sem demora!

A. M. Cunha

SEMENTES DA PALAVRA [04]

“E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.”
Gênesis 3.21

Breve análise:
As vestimentas aqui mencionadas, por serem feitas de peles de animal, implicavam, necessariamente, na morte de uma vítima inocente. Este texto aponta para Jesus Cristo que teve que morrer como uma inocente vítima para cobrir a nudez espiritual da humanidade. Esta porção das Escrituras anuncia a necessidade de uma morte. É como se a voz de Deus ecoasse por toda a eternidade dizendo: “Haja cruz. E houve cruz!”.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Jesus Cristo é o personagem central da história humana, não somente por ser quem Ele é, mas por ter feito o que Ele fez: morreu pela humanidade. Cristo tem sido o personagem central em minha vida?

Oração:
Senhor Jesus, obrigado por Teu inefável amor! Numa profunda demonstração de amor eterno, em Ti cumpriu-se o “Haja cruz”. Posso até imaginar a divina voz afirmando: “Haja amor. E houve amor!”. Que meus atos e palavras expressem minha gratidão ao Teu amor para comigo!


A. M. Cunha

SEMENTES DA PALAVRA [03]


“Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”


Gênesis 2.7

Breve análise:
Quão desprezível é o pó da terra! Quando as pessoas o notam, o fazem para reclamar dele. No, entanto, esta foi a matéria prima usada por Deus para a formação do homem. Nas mãos de Deus nada é desprezível, nem mesmo o pó da terra! O homem, depois de formado do pó da terra, somente tornou-se alma vivente quando o sopro divino o alcançou! O desprezível pó, por um ato de gracioso poder, torna-se alma vivente. Deus seja louvado!

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Estou plenamente consciente de que não posso desprezar as pessoas? Qual tem sido minha contribuição para que o sopro divino conceda vida àqueles que estão à minha volta?

Oração:
Ajuda-me, ó Deus, a seguir os Teus passos. Que não exista em mim desprezo pelas pessoas. Que eu seja um instrumento que possa conduzi-las a terem vida em Ti.
A. M. Cunha