"Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. (Tiago 1:17)
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
ENOQUE - O HOMEM QUE ANDOU COM DEUS
Este é um
esboço da mensagem liberada pelo autor deste blog, no dia 18 de janeiro de
2015, no templo da Igreja Batista Nacional Ebenézer – IBANE, situado à SGAS,
Quadra 915, Lote 73, Brasília – DF.
“18 E viveu
Jarede cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque. 19 E viveu Jarede,
depois que gerou a Enoque, oitocentos anos e gerou filhos e filhas. 20 E
foram todos os dias de Jarede novecentos e sessenta e dois anos; e morreu. 21
E viveu Enoque sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. 22 E andou
Enoque com Deus, depois que gerou a Metusalém, trezentos anos e gerou filhos e
filhas. 23 E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco
anos. 24 E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para
si o tomou”.
Gênesis 5:18-24 (Versão Corrigida)
“14
Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão,
dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, 15 para
exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de
todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras
insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele”.
Judas 1:14-15
INTRODUÇÃO:
A Bíblia menciona quatro pessoas com
o nome de Enoque:
Gênesis
4:17 – Enoque, filho de Caim: “E
coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou
uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho”.
Gênesis
25:4 – Enoque, neto de Abraão: “Os filhos
de Midiã foram: Efá, Efer, Enoque, Abida e Elda. Todos estes foram filhos de
Quetura”.
Gênesis
46:9 – Enoque, filho de Rúben: “Os filhos
de Rúben: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.”
Gênesis 5:18
– Enoque, filho de Jarede: “Jarede
viveu cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque.”
Enoque de
Gênesis 5:18 foi o sétimo depois de Adão: Adão, Sete
(Gn 5:3), Enos (Gn 5:6), Cainã (gn 5:9), Maalalel (Gn 5:12), Jarede (Gn 5:15) e
Enoque (Gn 5:18).
O que a Bíblia diz a respeito deste homem?
I – ENOQUE
ANDOU COM DEUS
O texto
bíblico é enfático ao dizer, por duas vezes, o que Enoque fez: “Andou Enoque
com Deus” (Gênesis 5:22 e 24).
“Pela fé,
Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o
trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado
a Deus. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário
que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se
torna galardoador dos que o buscam”.
Hebreus 11.5-6
II – DEUS
O TOMOU PARA SI
A Bíblia
não apenas menciona o que Enoque fez, mas o que Deus fez para ele. A Bíblia diz
o seguinte: “Deus o tomou para si” (Gênesis 5:24). Enoque foi, portanto,
um homem que escapou da morte. E por que ele escapou? Porque andou com Deus! O
segredo é andar com Deus.
III –
ENOQUE FOI UM PROFETA EM SUA GERAÇÃO
A Bíblia
apresenta outra importante declaração acerca de Enoque. De acordo com Judas 14
e 15, ele foi um profeta em sua geração, constituindo-se no primeiro pregador
mencionado nas escrituras.
“14
Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão,
dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, 15 para
exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de
todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras
insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele”.
Judas 1:14-15
A vida de
Enoque é uma vida exemplar. Descobrimos que ele andou com Deus, que ele viveu
como um profeta em sua geração e que Deus para si o tomou. Uma análise da vida
deste homem deve conduzir-nos a dois importantes questionamentos: 1) Em que
momento histórico ele andou com Deus; e 2) Por que ele começou a andar com
Deus?
A VIDA DE ENOQUE NOS COLOCA DIANTE DE DOIS IMPORTANTES QUESTIONAMENTOS.
1. EM QUE
MOMENTO HISTÓRICO ENOQUE ANDOU COM DEUS?
Sabemos
que Enoque andou com Deus e que foi exatamente por ter andado com Deus que ele
foi trasladado. Mas, em que contexto histórico ele andou com Deus? Será que
para andar com Deus é necessário que tenhamos uma atmosfera espiritualmente
favorável? Será que para andar com Deus é necessário que estejamos vivendo em
um mundo que favorece tal condição?
Quando foi
que Enoque andou com Deus? Como era o mundo nessa época?
De acordo
com o texto de Judas, a sociedade em que Enoque viveu era marcada por obras
ímpias e palavras ímpias. Foi exatamente no meio desta sociedade que
Enoque andou com Deus. Então, irmãos, é possível andar com Deus mesmo
que cercados por circunstâncias hostis!
VEJAMOS COMO ERA A SOCIEDADE NA QUAL ENOQUE ANDOU COM DEUS
a) UMA SOCIEDADE CENTRADA NO HOMEM
A Bíblia
registra que Caim edificou uma cidade, dando-lhe o nome do seu filho. Seu
propósito era eternizar o nome do seu filho, demonstrando que uma das
características daquela sociedade era estar centrada no homem.
“E
coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou
uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho”.
(Gênesis 4:17)
b) UMA SOCIEDADE CENTRADA NAS RIQUEZAS
O pai dos
que habitam em tendas e possuem gado foi Jabal, um descendente de Caim. Estas
coisas, “tendas” e “gado” constituem uma expressão da riqueza. Assim,
deparamo-nos com um forte indício de que aquela sociedade era centrada na
riqueza.
“Ada deu à
luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado”.
(Gênesis 4:20)
c) UMA
SOCIEDADE CENTRADA NO ENTRETENIMENTO
Jubal, por
sua vez, foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. A música constitui-se
numa marcante forma de entretenimento. Este fato revela o indício de que aquela
sociedade estava fortemente centrada no entretenimento.
“O nome de
seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta”.
(Gênesis 4:21)
d) UMA
SOCIEDADE CENTRADA NA ANIMOSIDADE
Tubalcaim
foi artífice de todo instrumento cortante, feitos de bronze e de ferro. Tais
instrumentos eram utilizados na guerra. Há indícios de que tal narrativa
bíblica revela preparativos para guerra. Assim, percebe-se que a aquela
sociedade estava centrada na animosidade.
“Zilá, por
sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de
bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá”.
(Gênesis 4:22)
No
versículo 15 da carta de Judas a ideia de impiedade que pode ser vista nos
vocábulos: “ímpios”, “ímpias” e “impiamente”. Tais vocábulos anunciam a
natureza ímpia daquela sociedade. Tal fato reforça o indício que apontamos aqui,
de que a sociedade de então estava centrada no homem, nas riquezas, no
entretenimento e na animosidade, conforme anunciam os versículos 17, 20, 21 e
22 de Gênesis 4.
O que podemos aprender com tudo isso?
Quando
olhamos para os dias atuais, podemos concluir que estamos cercados por uma
sociedade igualmente ímpia, que o mundo a nossa volta somente oferece programas
que são carregados com impiedade, que a comunidade onde estamos inseridos é
profundamente ímpia e que a “energia” que paira em torno desta sociedade é
contagiosamente ímpia. Não nos esqueçamos, porém, que, por sermos filhos de
Deus, somos convocados a quebrar este ciclo de impiedade e começar, ainda hoje,
a andar com Deus!
Já
analisamos o primeiro dos questionamentos a que devemos ser conduzidos quando
nos deparamos com a história de Enoque: Em que contexto histórico Enoque andou
com Deus? Avancemos agora para o segundo questionamento: Por que Enoque começou
a andar com Deus?
2. PORQUE
ENOQUE COMEÇOU A ANDAR COM DEUS?
Ouça com
atenção o que nos diz o texto de Gênesis 5:22
“E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Metusalém, trezentos anos e
gerou filhos e filhas.”
O nascimento de Metusalém marcou profundamente a vida de Enoque, pois
foi a partir deste nascimento que ele começou a andar com Deus. Infere-se da
narrativa bíblica – principalmente quando percorremos toda o contexto bíblico a
seu respeito – que, quando Metusalém nasceu, Enoque recebeu uma palavra do
Senhor. Refiro-me à profecia de Judas 1:14-15. Uma poderosa profecia a respeito
do iminente juízo de Deus “contra
todos e para fazer convictos todos os ímpios” da sua impiedade. Tal juízo tem
sido interpretado como sendo referente ao dilúvio que viria sobre a terra. Vejamos, portanto, a narrativa contida na Carta de
Judas:
“14
Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão,
dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, 15 para
exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de
todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras
insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele”.
Judas 1:14-15
A partir de tal narrativa, percebemos que Enoque sabia que o Senhor
viria para exercer juízo contra todos, ele sabia que o Senhor viria para fazer
com que os ímpios ficassem convictos de todas as suas obras ímpias e de todas
as suas palavras insolentes. Então, Enoque concluiu: Eu preciso estar
preparado para este momento! Muito provavelmente esta tenha sido a razão
pela qual ele, a partir do nascimento de Metusalém, passou a andar com Deus.
Alguns
eruditos acreditam que a palavra Metusalém faz referência a “um tempo
determinado para um determinado acontecimento”. No hebraico, Metusalém
significa literalmente, “homem do dardo”. Na raiz do seu nome, no hebraico,
existe o vocábulo “mathay”, que significa “estender’, “quando?”, “para
quando?”, “por quanto tempo?” e “depois de quanto tempo?”. Assim, seu nome
parece fazer alusão àquele que lança o dardo para marcar o tempo. Muito
provavelmente esta tenha sido a razão porque alguns estudiosos afirmam que
Metusalém significa: “Quando este morrer isto acontecerá”, ou, em outras
palavras, quando ele morrer o juízo de Deus virá. Isto tudo é reforçado quando
fazemos o seguinte cálculo a partir da narrativa de Gênesis:
De acordo
com Gênesis 5:25, Metusalém tinha 187 anos quando gerou a
Lameque;
Lameque,
por seu turno, tinha 182 anos quando gerou Noé, conforme anuncia Gênesis
5:28;
O dilúvio
ocorreu quando Noé completava 600 anos de idade, de acordo com Gênesis
7:11.
A soma de 187
+ 182 + 600 perfaz o total de 969. Este valor é exatamente a idade
em que morreu Metusalém. Conforme Gênesis 5:27, Metusalém morreu com 969
anos. O dilúvio veio no ano em que Metusalém morreu. Enoque creu na Palavra
do Senhor. Sua pregação mudou a sua vida para sempre. Por isso Enoque andou com Deus.
Essa
abordagem nos conduz às seguintes reflexões: O que temos feito com a Palavra de
Deus que temos ouvido? Quais são os ajustes que temos promovido em nossas vidas
a partir daquilo que temos ouvido da parte do Senhor? Temos efetivamente mudado
o curso de nossas vidas à luz daquilo que o Senhor tem nos falado?
A. M.
Cunha
Gravura extraída de:
http://en.wikipedia.org/wiki/Enoch_(ancestor_of_Noah)#mediaviewer/File:Figures_God_took_Enoch.jpg
domingo, 25 de janeiro de 2015
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