sábado, 23 de julho de 2016

DICAS DE ORAÇÃO [6]

Fôlego de Oração

Quando estiver praticando o Fôlego de Oração você deve repetir orações breves, que contenham apenas frases simples. Como praticar? Oferecemos algumas dicas:

(1) Prepare uma lista pessoal com vários nomes ou qualidades que a Bíblia usa para referir-se a Deus [Pai, Filho e Espírito Santo], tais como: Deus eterno (Dt 33.27), Deus Todo-Poderoso (Gn 35.11), Refúgio (Sl 46.1), Pastor (Sl 23.1), Juiz (II Tm 4.1), Salvador (I Jo 4.14), Misericordioso (Dt 4.31), etc;

(2) Escolha um lugar tranquilo, o seu quarto, por exemplo, ou outro ambiente qualquer, onde você possa, por alguns minutos, orar sem interrupções. Comece seu período de oração utilizando o Fôlego de Oração, mas se prenda a estas orientações apenas, siga a direção do Espírito Santo para este momento de oração;

(3) Para praticar o Fôlego de Oração, você pode utilizar a lista de nomes ou qualidades de Deus que você já preparou e acrescentar uma frase que espresse algo que você deseja que Deus faça por você. Exemplos: a) Deus eterno, ensina-me a buscar aquilo que é eterno; b) Senhor Jesus, Tu és o meu pastor, apascenta o meu coração; c) Espírito Santo, libere sobre minha vida uma porção abundante da Tua misericórdia, etc.

(4) Mantendo sua alma conectada com Deus e o seu coração estiver aberto para o Espírito Santo, comece a orar por motivos específicos ou por aquilo que o Espírito Santo for revelando a você.

A. M. Cunha

quarta-feira, 20 de julho de 2016

DICAS DE ORAÇÃO [5]

*Fôlego de Oração*

Ao praticar o *Fôlego de Oração* você poderá repetir orações breves, que contenham apenas uma frase simples. Estas orações breves, a que chamamos de *fôlego de oração*, podem, por exemplo, serem iniciadas com algum nome bíblico de Deus que seja significativo para você. Por exemplo, você pode dizer: Deus, Tu és o meu refúgio, por isso a minha segurança está em Ti!
A. M. Cunha

segunda-feira, 18 de julho de 2016

DICAS DE ORAÇÃO [4]

Fôlego de Oração

A prática do Fôlego de Oração poderá ajudá-lo a acalmar o seu coração e confiar em Deus somente. Se você praticar com o coração aberto e desejoso pela presença de Deus, isto fará com que os pensamentos dispersos e os seus desejos fiquem centrados em Cristo.

A. M. Cunha

DICAS DE ORAÇÃO [3]

Fôlego de Oração

Quando estiver praticando a oração, sempre usando o Fôlego de Oração como preparação espiritual, não se esqueça de observar o seguinte:

(1) Mantenha o seu olhar fixo em Cristo e descanse nas Suas promessas;
(2) Deixe o seu coração encher-se de expectativas espirituais, confiando que Deus aguçará sua percepção espiritual para identificar os movimentos do Espírito Santo;
(3) Acredite na presença do Espírito Santo dentro de você;
(4) Sempre que seus pensamentos se dispersarem, pronuncie algumas breves orações [fôlego de oração] para que seus pensamentos concentrem-se novamente em Cristo;

A. M. Cunha

DICAS DE ORAÇÃO [2]

Fôlego de Oração

Agora que você já sabe o que é Fôlego de Oração, que tal começar a praticar? Comece e termine seus dias com fôlego de oração. Que as primeiras palavras que surjam dos seus lábios ao acordar e as últimas que forem proferidas ao dormir sejam um fôlego de oração. Pratique diariamente até sua alma ser inundada pela doçura e bondade de Deus!

A. M. Cunha

DICAS DE ORAÇÃO [1]

Fôlego de Oração

Uma forma de preparar o coração para iniciar seus momentos de oração é usando breves orações que servirão como respiração para a sua alma. Vamos chamar estas orações de Fôlego de Oração.

Exemplos de breves orações

(1) Senhor Jesus Cristo, tem misericórdia de mim!
(2) Meu Senhor, ajuda-me a orar de acordo com o Teu coração!

Você pode também usar algumas qualidades de Deus para formar breves orações, tais como:
(1) Pai – Ore: Pai, eu pertenço a Ti!
(2) Cura – Ore: Diga-me uma Palavra, Senhor, e eu serei curado!
(3) Pastor – Ore: Pastoreie o meu coração, Senhor!
(4) Santidade – Ore: Mantenha minha alma na santidade, Senhor!
(5) Senhor – Ore: Estou aqui, Senhor, fala-me o que queres que eu faça!

Agora é só praticar
Sempre que for orar, procure iniciar com esses exemplos de fôlego de oração. Tenha liberdade de criar seus próprios exemplos de breves orações. Mas lembre-se, estas breves orações são para iniciar o seu período de oração. Elas não substituem a orações, são apenas uma forma de preparar seu coração para seus momentos de oração.

A. M. Cunha
Agradeço a Adele Ahlberg Calhoun, pois a leitura do seu livro "Spiritual Disciplines Handbook: Practices that transform us", publicado pela editora IVP Books, 2005, serviu-me como dilatador de minhas percepções sobre a oração. Muito das dicas de oração apresentadas nesta série possuem um pouco do "DNA" dos escritos de Adele. Aqueles que acompanham este blog, já podem ter percebido que a oração tem sido um dos temas mais abordados. Espero que esta série sirva de auxílio ao povo de Deus!