sábado, 18 de março de 2017

DÉCIMA SEÇÃO – SALMO 119:78

Salmo 119:78 – “Envergonhados sejam os soberbos por me haverem oprimido injustamente; eu, porém, meditarei nos teus preceitos.” Por vezes, sentimo-nos oprimidos como consequência de nossos atos irrefletidos. Porém, noutras ocasiões, a opressão tem sua origem nas cruéis ações de pessoas soberbas que intentam nos destruir severamente. Se formos fracos, a maldade dos soberbos poderá nos derrubar, destruir ou mesmo nos lançar para longe dos caminhos do Senhor. Contudo, se formos fortes em Deus, e pela força de Deus, nos dedicarmos, com intensidade ainda maior, à Palavra do Senhor, nossos inimigos serão envergonhados, pois a sua conduta maldosa não nos afastará dos caminhos do Senhor! A expressão “meditarei nos teus preceitos” revela uma profunda e intensa dedicação do salmista à Palavra de Deus. Quem medita na Palavra de Deus ama o Senhor e tem um senso de urgência em obedecer aos Seus mandamentos. Quem age assim, está próximo da Palavra de Deus, está trilhando os caminhos do Senhor! Não está longe, nem destruído, nem derrubado, mas em pé, vitorioso e triunfante!
A. M. Cunha

quinta-feira, 16 de março de 2017

DÉCIMA SEÇÃO – SALMO 119:77

Salmo 119:77 – “Baixem sobre mim as tuas misericórdias, para que eu viva; pois na tua lei está o meu prazer.” O que teria instigado o salmista a suplicar pelas “ternas misericórdias” do Senhor? Muito provavelmente as cruéis angústias que o envolviam! A expressão “para que eu viva” pode ser um indicativo de que ele estava à beira da morte. Ao afirmar “pois a tua lei é o meu deleite” o salmista parece demonstrar que as cruéis angústias que o envolviam não tiveram a força necessária para impedi-lo de clamar ao Senhor! O conteúdo do clamor do salmista revela que as misericórdias do Senhor são suficientemente poderosas para preservar-lhe a vida! O profeta Jeremias expressa sua compreensão quanto ao poder das misericórdias do Senhor, com as seguintes palavras: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;” [Lamentações 3.22]. É extremamente gratificante e libertador ter a companhia das misericórdias do Senhor em tempos de angústia!
A. M. Cunha

segunda-feira, 13 de março de 2017

DÉCIMA SEÇÃO – SALMO 119:76

Salmo 119:76 – “Venha, pois, a tua bondade consolar-me, segundo a palavra que deste ao teu servo.” Quão maravilhosa é a força consoladora da bondade do Senhor! É possível prová-la, pois o salmista diz em outra passagem: “Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.” [salmo 34.8]. A bondade do Senhor é o Seu poder em ação para com todos os que lhe são fiéis, ou seja, os que Nele se refugiam! Este versículo assegura que o Senhor já liberou Sua Palavra ao salmista, com o propósito de lhe consolar com Sua perfeita bondade!

A. M. Cunha