quinta-feira, 9 de maio de 2013

Uma orientação aos ministros da Palavra


Há um princípio estabelecido na Palavra de Deus que anuncia o seguinte: antes de uma palavra expressa deve existir uma palavra implícita ou interna. O texto de Gênesis 1:1-3 registra o seguinte:

1 No princípio, criou Deus os céus e a terra. 2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. 3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.”

De modo expresso podemos verificar a Palavra apenas no versículo 3, pois ele nos diz o seguinte: “Disse Deus”. O ato de dizer é o ato de expressar a Palavra. Onde, pois está a Palavra implícita? Vemos a Palavra expressa apenas no versículo 3. Porém, temos afirmado até aqui que existe uma palavra implícita. Onde, pois podemos encontrá-la?
Precisamos recorrer a outras porções das Escrituras de modo a obtermos luz quanto a este assunto. Hebreus 11:3 nos diz o seguinte:

“Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.”

Este texto afirma que o universo foi criado pela Palavra de Deus. Neste sentido notamos que esta porção das Escrituras anuncia o poder criador da Palavra de Deus.
Voltemos ao texto de Gênesis. O que é que está sendo criado de acordo com a Palavra expressa? A luz. Vemos isso no versículo 3 que afirma o seguinte: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz.” A luz está sendo formada de acordo com este versículo. No entanto, o texto de Hebreus diz que Deus criou o universo. Onde está a criação do mundo no texto de Gênesis? No versículo 1 que diz: “No princípio, criou Deus os céus e a terra.” Aqui está a criação do universo. Existe, portanto, no texto de Gênesis, uma palavra implícita responsável pela criação do universo.
Vejamos o que João 1:1-3 tem a nos dizer sobre este assunto:

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”

Neste texto podemos ver, novamente, uma descrição da criação do universo. O agente desta criação é a Palavra, o Verbo. Quando comparamos estes textos – tanto o contido na carta aos Hebreus quanto o descrito no evangelho de João – percebemos que o ato divino de criação do universo foi um ato da Sua Palavra – no entanto, devemos destacar: um ato da Palavra implícita.
Por isso afirmamos que, antes de percebermos a Palavra expressa existe a Palavra implícita.
O que este princípio transmite para os ministros da Palavra de Deus? Transmite a seguinte verdade: Antes de proferir a Palavra de Deus o ministro precisa ter esta Palavra gerada nas suas entranhas. O ministro da Palavra de Deus precisa ter um significativo contato com as Escrituras, um verdadeiro mesclar da sua vida com as realidades da Palavra de Deus para que encontre poder criador todas as vezes que for proferir a Palavra de Deus.

Nenhum comentário: