segunda-feira, 5 de maio de 2014

A PRESENÇA DO SENHOR É O FUNDAMENTO DE UMA VIDA DESTEMIDA

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.”
Salmo 23:4

O caudaloso e sereno rio do Salmo 23 continua a destilar a doçura de sua brisa ao meu coração, à medida que prossigo em minha navegação nas ondas destas águas divinas. Chegando ao versículo 4, percebo que o salmista declara ousadamente: “não temerei mal nenhum”. Esta declaração é a mesma contida no Salmo 118:6, quando o salmista afirma: “não temerei”. Em ambas as narrativas, o fundamento da ausência de temor é a certeza de que o pastor do salmo está presente! No Salmo 23:4, o salmista diz: “porque tu estás comigo”. No Salmo 118:6, ele diz: “O Senhor está comigo”.

O apóstolo Paulo, em Romanos 8:15, efetua uma importante conexão entre “o viver atemorizado” e “a presença do Espírito Santo”. O espírito de escravidão enclausura os homens numa vida atemorizada, fazendo com que se tornem “escravos do medo”. O Espírito Santo, por outro lado, nos introduz na vida divina, fazendo com que nos tornemos “filhos de Deus” por adoção. Ele nos introduz numa esfera de tão íntima comunhão com Deus, de modo que podemos livremente nos aproximar do Pai Celeste e clamar: “Aba, Pai.”

Deixemos que, por si mesmas, as palavras do apóstolo falem aos nossos corações, de modo a nos revelar os perigos do “espírito de escravidão” e o gozo proveniente do “espírito de adoção”:

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.”
Romanos 8:15

Jamais podemos nos esquecer que, de acordo com o Salmo 23:4, o fundamento da ausência de temor é a certeza de que o pastor do salmo está presente! Observando atenciosamente a narrativa contida neste precioso versículo, pode-se perceber que o salmista não está diante de pastor inativo, mas diante de um atuante e próximo pastor. Sua atuação e Sua proximidade podem ser percebidas na expressão: “o teu bordão e o teu cajado me consolam.”

O pastor do salmo tem inúmeros recursos a Sua disposição, os quais são utilizados para garantir proteção e direção às Suas ovelhas. A operosidade do pastor, que constantemente se utiliza do bordão e o cajado, é tão patente na vida do salmista que é possível perceber vislumbres de inabalável confiança na seguinte expressão: “não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo”. O salmista confia, não por ouvir dizer, mas por experimentar em sua vida o amoroso cuidado e a preciosa direção concedidos pelo pastor do salmo.

Bom desfrute a todos.

Em Cristo.

Nenhum comentário: