O capítulo 10 do Evangelho Segundo Mateus parece
sugerir uma significativa mudança no cenário da narrativa bíblica nele contida.
Nos capítulos anteriores, o foco pareceu estar mais centrado no “Rei”, Jesus Cristo, e na “Mensagem do Reino”, composta pelas
“leis inerentes ao Reino de Deus”. Agora, o novo foco aponta para os “Mensageiros do Reino”.
Os mensageiros do Reino de Deus, de acordo com
Mateus 10:1, foram inicialmente “chamados” por Jesus, por isso o texto diz: “Tendo chamado os seus”. Nessa ocasião,
o texto bíblico denominou-os de “discípulos”. Posteriormente, conforme Mateus
10:5, tais mensageiros são “enviados” para proclamarem o Reino de Deus. Por
conta desse envio eles são denominados de “apóstolos” [Mateus 10:2].
O vocábulo grego αποστολος [apostolos] faz referência a alguém que é enviado para uma missão
depois de ter recebido poderes para cumpri-la. Conforme afirmado acima, o envio
dos mensageiros deu-se em Mateus 10:5. O poder foi concedido antes do envio, em
Mateus 10:1, conforme se pode observar nas seguintes palavras do texto bíblico:
“deu-lhes Jesus autoridade sobre
espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e
enfermidades”.
A obra divina, de acordo com o capítulo 10 do
Evangelho Segundo Mateus, possui a seguinte estrutura necessária para a
proclamação da mensagem do Reino de Deus: O “Rei”, “Mensagem do Reino”
e os “Mensageiros do Reino”! A
escritura, conforme 1 Coríntios 4:1-2, chama os mensageiros do Reino de “despenseiros
dos mistérios de Deus” e, de acordo com o apóstolo Paulo, “o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado
fiel”.
A.
M. Cunha
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