terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO

GRAÇA, AMOR E COMUNHÃO

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” II Coríntios 13:13


INTRODUÇÃO: Este texto fala de GRAÇA, AMOR E COMUNHÃO. Temos vários tipos de comunhão na Palavra de Deus.

COM O FILHO

“Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.”I Coríntios 1:9

COMUNHÃO COM O PAI

“o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.”I João 1:3

UNS COM OS OUTROS

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”I João 1:7

Mas no texto que lemos, fala-se da comunhão do Espírito.

QUANTO AO ESPÍRITO TEMOS TRÊS EXPRESSÕES MUITO INTERESSANTES

a) O Derramar do Espírito Santo – Joel 2:28;
b) O Batismo do Espírito Santo – Atos 1:5;
c) A comunhão do Espírito Santo – II Coríntios 13:13.

O derramar é a ação descrita em Joel. É uma ação divina. O que temos aqui é tão somente a fonte. O Batismo com o Espírito Santo não é a fonte, é a cachoeira. No Derramar, temos apenas o Senhor, mas no Batismo com o Espírito Santo temos o Senhor e Sua igreja. No Derramar temos apenas o Senhor, Ele é a origem. Mas no Batismo com o Espírito Santo, temos a origem e o destinatário. Temos o conteúdo e o recipiente. Isto é maravilhoso!!!

QUANTO AO NOSSO RELACIONAMENTO COM O ESPÍRITO SANTO, TEMOS QUATRO VERSÍCULOS MUITO IMPORTANTES

a) Não apagueis o Espírito – I tessalonicenses 5:19;
b) Não entristeçais o Espírito – Efésios 4:30;
c) Andai no Espírito – Gálatas 5:16;
d) Enchei-vos do Espírito – Efésios 5:18.

QUANDO ESTUDAMOS ACERCA DO ESPÍRITO SANTO, DEVEMOS SEPARAR DUAS CLASSES DE VERSÍCULOS - EXISTEM VERSÍCULOS QUE DESCREVEM UMA AÇÃO E EXISTEM VERSÍCULOS QUE DESCREVEM UM ESTADO

I – VERSÍCULOS QUE DESCREVEM UMA AÇÃO DO ESPÍRITO SOBRE O HOMEM

1) “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.” – Atos 2:4. (*)
2) “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.” Atos 4:31.
3) “Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.”Atos 9:17.

II – VERSÍCULOS QUE DESCREVEM UM ESTADO ESPIRITUAL DO HOMEM COM O ESPÍRITO – CONTINUAMENTE CHEIOS DO ESPÍRITO

1) “Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;”Atos 6:3.
2) “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto,”Lucas 4:1.
3) “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.”Efésios 5:18 – 21.
4) “Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita,”Atos 7:55.
(*) Pedro tem condições de se levantar:
“Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras.”Atos 2:14.
“Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.”Lucas 22:62.

Em Cristo e por seus interesses.
Ir. Arisvaldo.