terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A TRANSFIGURAÇÃO


Stephen Kaung dizia[1] que “quando nos aproximamos da Palavra de Deus, por um lado, devemos ler, estudar, e conhecer seu conteúdo. Este conhecimento é importante. No entanto, se isso é tudo que obtemos da Bíblia, então estamos perdendo a verdadeira razão pela qual a Bíblia foi dada ao homem. A Palavra de Deus nos foi dada como uma revelação – a revelação de Cristo Jesus. E, por essa razão, tem que ser recebida como revelação. (...) é necessário que vejamos Cristo Jesus. Se não vemos Cristo, e tudo o que vemos são histórias ou se não vemos Cristo, mas apenas ensinamentos, então estamos perdendo o verdadeiro propósito para o qual a Palavra de Deus foi dada. Por isso, ao nos aproximarmos da Palavra de Deus, devemos pedir ao Senhor que nos dê o espírito de sabedoria e revelação para que possamos conhecê-lo verdadeiramente.”

Roy Hession[2], igualmente, apresenta a importância de vermos ao Senhor Jesus quando afirma que “cada aspecto da experiência cristã torna-se real em nós, quando simplesmente vemos a Jesus. Ele é, ao mesmo tempo, a bênção que todos buscamos e o caminho – aliás de fácil acesso – para essa bênção. Se nos concentramos num determinado modo de fazer certas coisas, isso se transformará numa fórmula, e só nos conduzirá à escravidão. Mas o Senhor Jesus veio para tirar de nós qualquer jugo de escravidão e libertar-nos a fim de que o sirvamos na espontaneidade do Espírito. E tudo isso pela simples visão dele,”.

Ver Jesus é uma grande necessidade! Entretanto, o cristianismo tem buscado ver outras pessoas além de Jesus. Os discípulos eram assim. O texto de Mateus 17:1-8 é uma revelação muito significativa acerca deste tema[3]. Os versículos 1 e 2 são maravilhosos! O que temos? Jesus tomando alguns de seus discípulos. Oh! Isto é maravilhoso: ser tomado por Jesus! Os cristãos sonham com isto. Diz o texto que Jesus os levou em particular. Isto revela a comunhão. Um momento particular com o Senhor. Isto é algo celestial! O texto prossegue dizendo que Jesus os levou a um alto monte. A caminhada com Cristo é assim. Ele nos conduz às coisas elevadas. Com Cristo, o nosso caminhar é elevado. Esta é a experiência do primeiro versículo.

O segundo versículo nos apresenta a transfiguração de Cristo: o resplandecer de seu rosto como o sol, e o embranquecer de suas vestes como a luz. Que acontecimento maravilhoso! E tudo isto, diante deles (v. 2). No meio desta cena, aparecem Moisés e Elias – a lei e os profetas. Aos olhos de Pedro, o quadro era pleno. Então ele diz: “Senhor, bom é estarmos aqui”. Pedro, então levanta a sua voz e diz: “se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias.”

Em primeiro lugar, Pedro fala em seu próprio nome, e não em nome dos discípulos. Muitos são assim em nossos dias, falam em seu próprio nome, não consideram todos os demais membros Corpo de Cristo [Igreja] no seu falar.

Em segundo lugar, Pedro deseja dar um mesmo destaque a Cristo, a Elias (os profetas) e a Moisés (a lei). A lei e os profetas não têm o mesmo lugar de Cristo. Na verdade, a lei e os profetas apontavam para Cristo. O objetivo de ambos era revelar Jesus Cristo. Pedro não entendia isto. Por isso, a voz que veio da nuvem disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi”. A voz não deixou dúvidas: Cristo é o prazer do Pai! Cristo detém o falar excelente!
Em seguida, após o pavor que tomou os discípulos, Jesus aproximou-se deles. Oh! É glorioso quando Cristo aproxima-se de nós! Após Sua aproximação, Cristo tocou nos discípulos. O Senhor busca o contato com os seus. Finalmente, o Senhor falou: “Erguei-vos e não temais!”. Um milagre aconteceu no versículo oito: “eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus”.
Após a riqueza do versículo sete: a aproximação, o toque e o falar de Cristo, os discípulos viram somente a Jesus. A cura da nossa visão vem pelo aproximar do Senhor, o tocar do Senhor e o falar do Senhor.
A. M. Cunha

[1] Extraído da série: Kaung, Stephen. Vendo Cristo no Novo Testamento – v. 1. Literatura Cristã. Porto Alegre. 1993. 2ª Ed. (Traduzido do original em inglês: Seeing Christ in The New Testment).
[2] Extraído do livro: Hession, Roy. Queremos Ver a Jesus. Editora Betânia. Belo Horizonte. 1978. 3ª ed. (Traduzido do original em inglês: We Would see Jesus).

[3] O texto de Mateus 17:1-8 é, ainda, uma linda figura do reino do Filho do homem. É importante ver Mateus 16:28. Jesus diz: “Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.” Seis dias depois, Jesus conduz alguns de seus discípulos a um alto monte (na Bíblia, o monte, muitas vezes, é uma figura de reino). O que é visto neste reino? Jesus, como o Senhor do Reino. Moisés, representando todos os santos que morreram em Cristo. Elias, representando todos os santos que não provarão a morte e serão transformados para o encontro com o Senhor nos ares.