sábado, 16 de fevereiro de 2019

A ARMADURA DE DEUS É COLETIVA


“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”
Efésios 6:10-13

De acordo com o apóstolo Paulo [...] as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas [...] [2 Coríntios 10:4]. Portanto, “nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” [Efésios 6:12]. A severidade dessa guerra requer uma armadura absolutamente capaz de fornecer, não apenas os mecanismos de ataque, como também um extraordinário arsenal de defesa e proteção para os filhos de Deus!

Não sejamos, porém, descuidados ao pensar que tal armadura foi concebida para uso exclusivamente individual. Os seguintes vocábulos e expressões, “Revesti-vos”, “poderdes ficar firmes”, “nossa luta”, “tomai”, “para que possais resistir”, “terdes vencido tudo” e “permanecer inabaláveis”, sugerem que a armadura de Deus é coletiva, portanto, foi corporativamente concebida para a proteção e municiamento de todos, e não de apenas um dos membros do Corpo de Cristo!
A. M. Cunha

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

A QUIETUDE INTERIOR É UM REFLEXO DA AÇÃO DE DEUS EM NOSSA VIDA


“Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”
Salmo 4:8

Deitar e dormir, eis um dos grandes desafios da presente geração adoecida pela insônia. Davi, conquanto enfrentasse muitas aflições e perseguições, sentia-se absolutamente seguro em Deus, a ponto de afirmar: “Em paz me deito e logo pego no sono”. Tal segurança, fruto de uma fé inabalável e de uma ampla confiança nos braços do Eterno, transformava o seu leito num seguro e confiante ambiente para o repouso diário. Ao afirmar “Senhor, só tu me fazes repousar seguro”, Davi, na verdade, estava declarando que seu estado de quietude interior era, essencialmente, um reflexo direto da ação de Deus em sua vida.
A. M. Cunha

ESTAR EM CRISTO É UM DIREITO DAQUELE QUE ESTÁ EM CRISTO


“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”
2 Coríntios 5:17

Ser nova criatura é um direito espiritual assegurado àquele que verdadeiramente está em Cristo! No entanto, à luz de 2 Coríntios 5:17, surge um inexorável questionamento: O que significa estar em Cristo?

Para responder a esta indagação, voltemos dois versículos e lancemos mão do que está escrito em 2 Coríntios 5:15-16, segundo o qual Cristo “morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou [...] e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo”. Notemos que, imediatamente após o versículo 16, o apóstolo continua sua abordagem com as seguintes palavras: “E, assim, se alguém está em Cristo” [2 Coríntios 5:17]. O texto, portanto, sugere haver uma importante conexão entre o que está escrito em 2 Coríntios 5:17 e em 2 Coríntios 5:15-16, de modo que os versículos 15 e 16 lançam luzes sobre o que significa “estar em Cristo”.

[1] Em primeiro lugar, estar em Cristo significa que aqueles que estão espiritualmente vivos por causa de Cristo, não devem viver para si mesmos, e sim para Cristo!

[2] Em segundo lugar, estar em Cristo significa conhecê-lo espiritualmente, e não segundo a carne. Somente os que experimentaram o novo nascimento podem de fato conhecer Cristo espiritualmente.
A. M. Cunha

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

UMA IMPORTANTE CHAVE PARA QUE NOSSAS ORAÇÕES SEJAM RESPONDIDAS


“Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis”
Mateus 21:21-22

Há uma importante conexão entre a oração e a fé. O autor da Carta aos Hebreus disse: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” [Hebreus 11:6]. Quem ora, deve crer, em primeiro lugar, que Deus existe, e, em segundo lugar, que Deus é galardoador dos que o buscam. Uma importante chave para que nossas orações sejam respondidas é curvarmo-nos ao divino desejo de orar por aquilo que corresponda exatamente ao que Deus deseja nos galardoar! Se o nosso coração for achado assim, imerso em tal fé, tudo o quanto pedirmos em oração, crendo, receberemos!
A. M. Cunha