sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (38)

Versículo:
“Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.”
Salmo 131:2

Comentário:
O anelo de muitos é gritar e inquietar-se para demonstrar o seu particular poder. Mas a alma que teme ao Senhor, ao contrário, deve calar-se diante deste desejo e pode aquietar-se confiantemente aos cuidados de Deus. Os braços divinos não lhe são atraentes simplesmente pelo que Deus pode lhe dar, mas pela doçura da benção de apenas estar nos Seus braços.

Oração:
Senhor, faça-me trilhar o caminho da dependência, de modo que não me sinta dominado pelo desejo de confiar na força do meu braço carnal. Dá-me a consciência de que devo ser dependente de Ti e de que posso aquietar-me nos Teus braços.


A. M. Cunha

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (37)

Versículo:
“Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra.”
Salmo 130:5

Comentário:
O salmista lança sua expectativa no Senhor e em Sua Palavra. A expressão “a minha alma o aguarda” parece fazer alusão à intensidade com que o salmista aguarda o Senhor. Quando afirma “eu espero na sua palavra”, o salmista parece anunciar que sua expectativa concentra-se na voz divina que pode ser percebida nas Escrituras Sagradas.

Oração:
Amado Deus, que minha alma espere somente em Ti! Conceda-me a benção de esperar em Tua Palavra, de modo que minha alma tenha uma fiel resposta ao menor sopro da Tua voz.


A. M. Cunha

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (36)

Versículo:
“desde a minha mocidade, me angustiaram, todavia, não prevaleceram contra mim.”
Salmo 129:2

Comentário:
Conquanto não se deva viver no passado, pode-se dele extrair valiosas lições de encorajamento para presente. Por mais frustrante que seja constatar que o passado apenas nos ofereceu um legado de angústias suportadas desde a mocidade, ainda assim é possível ter a alma encorajada pela constatação de que as angústias não prevaleceram em nossa jornada.

Oração:
Quando em minha alma surgir o desejo de contemplar o passado, dá-me, ó Deus, olhos sábios para contemplá-lo com espiritualidade! Que meus olhos não repousem apenas nas angústias suportadas, mas na alegria de não tê-las visto prevalecer em minha jornada!


A. M. Cunha

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (35)

Versículo:
“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!”
Salmo 128:1

Comentário:
O salmista afirma que a felicidade é fruto colhido por aquele que teme a Deus e vive sua vida de acordo com os caminhos que Ele traçou para o ser humano. Tanto o temor quanto o andar estão sob o domínio do Senhor. Este vocábulo, “Senhor”, é impronunciável no original hebraico, e faz menção àquele que é todo-soberano, não dependente de nenhum outro para ser o que é e para fazer o que faz.

Oração:
Senhor Jesus, não quero apenas estar feliz, meu desejo é ser feliz! Ajuda-me a fazer de minha vida uma jornada espiritual, que me permita temer ao Senhor e andar nos seus caminhos!


A. M. Cunha

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (34)

Versículo:

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.”

Salmo 127:1

Comentário:
A edificação de um lar é uma tarefa que se deve desenvolver numa parceria que o homem deve empreender juntamente com Deus. Se, ainda que por um momento, o homem intentar promover uma edificação sem a ajuda de Deus, todo o seu trabalho será em vão. Por outro lado, toda edificação que se realiza com a ajuda de Deus é na verdade uma edificação por Ele promovida, por isso se diz: “Se o Senhor não edificar a casa”. Sábio é aquele que reconhece o mérito divino nesta obra de edificação.

Oração:

Senhor Jesus, que em mim não exista a irresponsável ousadia de intentar edificar o meu lar sem a Tua participação. Que o meu coração reconheça que sem o Teu auxílio, tudo o que se realizar unicamente pela força do meu braço será trabalho em vão. Edifica, ó Senhor, o meu lar e faça-me contemplar a beleza desta edificação!


A. M. Cunha

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (33)


Versículo:
“Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.”
Salmo 126:6

Comentário:
Semear não é uma ação que requer de nós um compromisso parcial. A expectativa daquele que semeia não pode residir apenas no ato de semear. O texto bíblico sugere que a expectativa do semeador deve alcançar o tempo da colheita, por isso se diz: “voltará com júbilo, trazendo os seus feixes”, e isso é um compromisso total. O retorno do semeador, portanto, se dá, tão somente, quando os feixes estão prontos para serem colhidos. Além disso, o andar e o chorar não são obstáculos ao ato de semear, mas poderosos estímulos que potencializam o júbilo do retorno.

Oração:
Bondoso Deus! Dá-me perseverança no ato de semear a Tua palavra como semente para a vida humana! Por mais extenuantes que sejam o andar e o chorar, faça-me aprender a vê-los como circunstâncias que potencializam o júbilo da colheita!


A. M. Cunha