sexta-feira, 5 de agosto de 2016

É ABENÇOADO O POVO DE DEUS QUE SE REUNE

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”
Hebreus 10:25

Deixar de congregar, eis um perigoso veneno que assola o corpo de Cristo! Existem, pelo menos, duas formas de deixar de congregar:

[1] Deixar de congregar espacial: Nesta forma, a ausência é sentida quanto à presença física de determinado membro do Corpo de Cristo, de modo que tal membro deixa de estar fisicamente presente nas reuniões do Corpo de Cristo;

[2] Deixar de congregar funcional: Nesta forma, embora o membro esteja fisicamente presente, ele se comporta como se não estivesse. Diz-se funcional, pois o membro presente não exerce suas funções no Corpo de Cristo. Por esta forma, determinado membro, embora esteja fisicamente presente, não dá sinais de cooperação para com a igreja, não desempenhando suas funções nas reuniões do Corpo de Cristo.

Em ambas as formas de deixar de congregar, o Corpo de Cristo é privado dos benefícios que são peculiares à efetiva participação dos seus membros. Seja por estar ausente fisicamente ou por estar inoperante funcionalmente, o membro que não congrega priva o Corpo de Cristo dos benefícios inerentes à multiforme graça de Deus.

Uma paráfrase de Hebreus 10.25 pode ser assim resumida: Congreguemo-nos, em amor, mediante santas admoestações, tanto mais intensamente, quanto mais vemos que o Dia do Senhor se aproxima.

Lutemos, com todas as forças que possuímos, contra tudo o que pretende privar-nos dos benefícios inerentes ao fato de estarmos reunidos em nome de Jesus!

A. M. Cunha

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

DICAS DE ORAÇÃO [11]

Fôlego de Oração
Um ótimo exercício espiritual para o aprimoramento da aplicação das Escrituras à nossa vida é a prática do que se pode chamar de personalização da Bíblia. Esta prática nada mais é do que incluir o seu nome onde seja possível fazê-lo, e a partir daí, você possa apresentar diante de Deus um questionamento, uma exclamação ou uma afirmação!

Exemplos de como personalizar as Escrituras Sagradas
[1] “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.” [Marcos 9:36] – Um questionamento pode surgir deste texto: Eu tenho me compadecido das multidões, porque elas estão aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor?;
[2] “Quando Jesus chegou [...] Zaqueu [...] desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria.” [Lucas 19:5-6] – Uma exclamação pode aquecer o seu coração ao ler este texto: Quão maravilhoso foi o dia, Jesus, em que eu O recebi com alegria!;
[3] “Levi [...] se levantou e, deixando tudo, o seguiu.” [Lucas 5:27-28] – Ao ler este texto você pode ser impulsionado a afirmar o seguinte: Jesus, eu vou me levantar para seguir-Te com todo o meu coração.

Sempre que você personalizar a Escritura, incluindo o seu nome onde for possível fazê-lo, deixe que uma oração ecoe dos seus lábios: Uma oração que siga o fluxo do questionamento, da exclamação ou da afirmação que surgiu quando você personalizou a Escritura.

A. M. Cunha

DICAS DE ORAÇÃO [10]


Fôlego de Oração
Como vimos nas Dicas de Oração [9], é importante deixar-se conduzir em oração através da Bíblia Sagrada. Às vezes costumamos ter uma agenda de oração. Isto é muito bom! Sugiro que você inclua uma nova forma de agenda de oração em sua vida. É bem simples! Faça da leitura da Bíblia uma nova forma de agenda de oração. Em outras palavras, aprenda a responder aos impulsos de oração que a Bíblia Sagrada revela para você. Para isso, procure ler a Bíblia pausadamente, fazendo da leitura um ato de escuta, de modo que você possa ver em cada texto bíblico uma poderosa agenda de oração!

Mais exemplos de como conduzir-se em oração através da Bíblia
[1] “Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus.” [Atos 8:35] – Este texto pode despertar você para que ore no sentido de que você atue mais na evangelização de outras pessoas. O Espírito de Deus pode despertá-lo para o fato de que você deve intensificar a evangelização em sua vida espiritual;

[2] “Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?” [Mateus 18:21] – Este texto pode aquecer o seu coração de modo que você libere perdão a uma pessoa específica. Se o seu coração for assim aquecido, ore imediatamente a Deus liberando perdão;

[3] “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.” [Gálatas 6:10] – Este texto pode impulsionar você a orar para que Deus revele uma pessoa a quem você deva prestar um auxílio específico, como, por exemplo, ajuda financeira.

Continue praticando este maravilhoso modo de deixar-se conduzir em oração através das Sagradas Escrituras.

A. M. Cunha

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

DICAS DE ORAÇÃO [9]

Fôlego de Oração
Permita que Jesus o conduza em oração através da Escritura. A Bíblia é uma poderosa orientação na oração, pois as histórias e narrativas bíblicas fazem ecoar diretrizes acerca de nossas necessidades mais íntimas, nossos desejos mais profundos e nossos sentimentos mais marcantes.

Exemplos de como conduzir-se em oração através da Bíblia
[1] “Na minha angústia, clamo ao Senhor, e ele me ouve.” [Salmo 120:1] – Este texto pode despertar você para dedicar-se à oração por suas angústias;
[2] “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.” [Salmo 122:1] – Este texto pode despertar você para dedicar-se à oração, no sentido de que você busque arrepender-se por não ter mais alegria de estar na Casa do Senhor;
[3] “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!” [Salmo 128:1] – Este texto pode despertar você para dedicar-se à oração, no sentido de que você assuma um compromisso maior com a obediência a Deus e a Seus mandamentos.


Pratique esta forma maravilhosa de deixar-se conduzir em oração através de outros textos das Sagradas Escrituras.
 A. M. Cunha

domingo, 31 de julho de 2016

DICAS DE ORAÇÃO [8]

Fôlego de Oração
Você pode diversificar sua vida de oração fazendo, por exemplo, breves orações em locais nos quais você não costuma orar [A fila de um banco, a sala de espera de um hospital, diante de um posto policial]. Pode ainda, adquirir o hábito de orar espontaneamente a partir de temas específicos que vierem à sua mente. É sempre bom, antes de orar, pedir a Deus o seguinte: “Senhor, pelo que devo orar agora?”

A. M. Cunha