sábado, 25 de abril de 2015

[8] EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS - OLHANDO PARA DENTRO: LIDANDO COM A IRA

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

Por não saber lidar com a ira, o homem tem sido muito frequentemente dominado por ela. Em sua primeira referência acerca da ira humana, a Bíblia questiona: “Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?” [Gênesis 4.6]. A pergunta feita ao profeta Jonas continua a ecoar em nossos dias: “E disse o Senhor: É razoável essa tua ira?” [Jonas 4.4]. E por quê? Pela simples razão de que “a ira do homem não produz a justiça de Deus” [Tiago 1.20].

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
A Bíblia afirma que é sábio reprimir a ira, expandi-la, no entanto, revela insensatez [Provérbios 29.11]. Uma boa maneira de reprimir a ira é não agir precipitadamente. Contenha-se sempre que surgir o primeiro impulso da ira em sua alma. A Bíblia diz que não “é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” [Provérbios 19.2].

Antes de agirmos sob o impulso da ira, é razoável darmos um tempo para nós mesmos, respirarmos um pouco, contermos nossas palavras e vociferações. Que tal acrescentarmos em nossas atitudes, antes de agirmos sob o impulso da ira, a seguinte pergunta: “É razoável essa minha ira?”
A. M. Cunha

quinta-feira, 23 de abril de 2015

[3] EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS - OLHANDO PARA CIMA: O DESAFIO DE PRATICAR UM PROLONGADO PERÍODO DE ORAÇÃO


SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

O Senhor Jesus não se descuidava de Sua missão, por isso, frequentemente ele se retirava “para o monte, a fim de orar” [Lucas 6.12]. Estes não eram períodos de descuidada oração, mas períodos de insistente e cuidadosa oração, por isso o texto diz que Ele “passou a noite orando a Deus”.

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
Cada um de nós, como filhos de Deus, possuímos uma missão a desempenhar neste mundo. Não podemos ser descuidados com a nossa missão. Portanto, assim como Jesus, precisamos desenvolver o hábito de praticar um período de insistente e cuidadosa oração. Procure desenvolver o hábito de praticar um prolongado período de cuidadosa e insistente oração.
A. M. Cunha

quarta-feira, 22 de abril de 2015

[11] EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS - OLHANDO PARA FORA: ORANDO POR OUTRAS PESSOAS

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

A Escritura demonstra a grandeza do coração de Samuel. Mesmo diante de um povo rebelde e contumaz em pecar contra o Senhor, o incansável Samuel não se afastou da tarefa de constantemente interceder em favor dos israelitas. A esse respeito a Escritura nos diz o seguinte: “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito” [I Samuel 12.23].

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
Orar pelos outros é uma tarefa espiritual que todo filho de Deus deve praticar e desenvolver ao longo de sua vida. Essa atividade deve ser praticada ainda que aqueles por quem oramos estejam fortemente mergulhados na prática do pecado ou sejam pessoas profundamente rebeldes e cruéis. Intensifique durante esta semana esse aspecto da oração, procurando orar um pouco em favor de outras pessoas e não apenas por suas próprias necessidades e carências.
A. M. Cunha

segunda-feira, 20 de abril de 2015

[4] EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS - OLHANDO PARA CIMA: A BONDADE DE DEUS NOS APROXIMOU DE SI MESMO

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

A Escritura afirma que as nossas iniquidades fazem separação entre nós e o nosso Deus [Isaías 59.2]. Uma vez estando longe de Deus, não podemos vê-lo adequadamente. Deus, no entanto, nos ama com amor eterno [Jeremias 31.3]. Por isso Deus nos enviou o Seu filho para que fossemos salvos por Ele [João 3.17]. Em Cristo Deus nos aproximou de Si mesmo, tendo-nos atraído com os Seus atos de benignidade [Jeremias 31.3]. Graças a Deus, pois a Sua bondade manifestada em Cristo nos atraiu para os Seus braços.

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
Nossa oração pode ser uma singular forma de olharmos para cima. Procure um ambiente calmo e silencioso, e então lance os seus pensamentos em direção à bondade de Deus. Agradeça a Deus por ter enviado Jesus a este mundo, o qual, por meio da Sua morte na Cruz, num intenso ato de bondade para com você, promoveu sua reconciliação com Deus.
A. M. Cunha

[12] EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS - OLHANDO PARA FORA: A ARMADURA DE DEUS É PARA TODOS

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

Observe cuidadosamente o seguinte versículo: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” [Efésios 6.13]. É peculiar a expressão do apóstolo Paulo ao afirmar que existe o “dia mau”. A gravidade do dia mau somente poderá ser resistida e espiritualmente suportada se “tomarmos” toda a armadura de Deus. Observe o destaque: “tomarmos”. Isso mesmo! A armadura não é para um indivíduo, mas para o “corpo” de Cristo, ou seja, a igreja. É, portanto, uma armadura coletiva, corporativa em sua essência! Somente haverá segurança quando todo o corpo estiver revestido com a armadura de Deus. É assim que um membro protegerá o outro e todo o corpo possuirá a virtude de permanecer “inabalável”!

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
Olhe para fora de si. Perceba-se como membro de um corpo que é formado por muitos discípulos e cada discípulo tem o seu valor e importância. Sua proteção depende da postura do outro e a proteção do outro depende de sua postura. Procure perceber que a armadura de Deus não é apenas para você, ela é perfeitamente ajustada para o corpo e não apenas para um só dos seus membros. Sendo assim, por que muitos insistem em permanecer longe do “corpo” e, enganando-se a si mesmos, mergulham na tragédia de achar ser possível ter qualidade de vida espiritual estando desconectados da vida da igreja?
A. M. Cunha

[13] EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS - OLHANDO PARA FORA: FORNECENDO O SUPORTE QUE O OUTRO PRECISA


SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

O apóstolo Paulo apresenta duas importantes ordens de mutualidade em Colossenses 3:13, que nos diz: Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós”. A primeira delas é “Suportai-vos” e a segunda é “perdoai-vos”. Afirmamos que a mutualidade está presente nestas duas palavras, pois nelas está a ideia de “uns aos outros”, e isso corresponde a “mutuamente”. Noutras palavras, isso significa que, seja a atitude de suportar, seja a de perdoar, ambas correspondem a uma via de mão dupla, ou seja, aquele que pratica a atitude, seja de suportar ou de perdoar, para com o outro deve recebê-la também. Suportar, porém, não significa “aturar” ou “tolerar”, mas “sustentar” ou “carregar”, significando mais “dar suporte” do que “aturar pacientemente aquilo que já não aguenta mais”.

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
Olhe ao seu redor, pode ser que alguém, bem próximo a você, esteja precisando de ajuda! Encorajo você a deixar de olhar apenas para os seus problemas pessoais e começar a tentar perceber o problema do outro. Tão logo identifique alguma necessidade na vida do outro, ofereça-lhe o suporte necessário, seja o seu “ombro amigo”, para apenas ouvir-lhe o choro e as dores da alma, seja uma atitude específica, prática e necessária, para alcançar o centro da dor com a cura proveniente de uma atitude amorosamente cuidadora.
A. M. Cunha