terça-feira, 20 de agosto de 2013

BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS

Como ler a Bíblia Sagrada? Eis uma pergunta de singular importância. Longe de tentar fornecer uma resposta exaustiva a esta pergunta, gostaria de fornecer uma das formas mais eficazes para que possamos obter uma aplicação das Escrituras ao nosso viver diário. Refiro-me à leitura acompanhada com algumas perguntas. Denomino tais perguntas de “perguntas aplicativas”. De fato, é muito importante fazermos perguntas ao texto bíblico. Jamais nos esqueçamos, porém, que nosso objetivo não pode ser dominar a Escritura, mas deixarmo-nos dominar por Ela. A seguir, apresentarei algumas perguntas que podem ser feitas ao texto bíblico, adotando como exemplo o texto de Mateus 6:33.

Meditação em Mateus 6:33, usando as seis perguntas aplicativas.

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”                  Mateus 6:33

1) O que o texto fala sobre Deus? O texto nos revela que o Senhor possui um reino! Neste reino Ele é soberano. O texto mostra, também, que o Senhor possui justiça. Estas duas posses do Senhor: seu reino e sua justiça, são posses que devemos buscar. Se podemos buscá-las, é porque o Senhor deixou um acesso para nós. Elas estão acessíveis a nós. Oh! O Senhor deixou disponíveis, para nós, o seu reino e a sua justiça. Qual o reino que faz isso? Qual a justiça que faz isso? O nosso Senhor é acessível, é Deus presente, é Deus conosco e nos deixou o seu reino e a sua justiça.

2) Qual é a vontade de Deus expressa no texto? O que devo fazer? A vontade de Deus revelada é que, primeiramente, acima de tudo, devo buscar o seu reino e a sua justiça. Na verdade, este é um caminho de sujeição. Buscar ao reino significa que devo sujeitar-me ao Rei. Buscar a justiça significa que devo sujeitar-me à justiça do Rei. Sujeitar-se significa negar a própria vontade. A minha vontade inexistirá quando eu morrer. Por isso devo morrer para mim mesmo e viver para Deus. Quando estou morto, já não sou em quem vive mas Cristo vive em mim: “Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:19 e 20). Comida, bebida, vestimenta, sustento, são todas coisas necessárias. Entretanto, elas não devem ser objeto de nosso buscar diligente. Nossa maior diligência deve ser em buscar o Reino de Deus e a sua justiça. As outras coisas devem ser “o nosso José”. José quer dizer: O Senhor acrescenta. Devo ver estas coisas como acréscimo do Senhor. Assim, as minhas roupas, minha comida, minha bebida, meu sustento, tudo isto, é o meu José. É acréscimo do Senhor! José, representa Cristo. Devo ver que as “outras coisas” são um acréscimo de Cristo a mim. Quando vivo na plenitude de Cristo em minha vida, todas “outras coisas” são um acréscimo de Cristo e existem para a Glória dEle. Não devo colocar nelas o meu coração. O meu coração deve estar no reino de Deus e na justiça de Deus.

3) Quais são as promessas de Deus para mim, minha família e Igreja? Pensamos que a grande promessa é o acréscimo. Se eu penso assim, corro o risco de “pretender buscar o reino” tão somente para ter o acréscimo. Miserável homem serei se pretender isto. Não há barganha com o Senhor do Reino. Sempre que eu pensar assim, não estarei buscando o reino, na verdade, estarei buscando os acréscimos. Por isso, irmãos, a grande promessa é a acessibilidade do reino e da justiça. Glória ao Senhor Jesus! Estas coisas estão acessíveis a nós. Aleluia! Esta é a grande promessa. Que gloriosa promessa é esta!

4) Quais são os pecados apontados? O pecado revelado é a negligência no reino e na Justiça de Deus. Quando busco o reino, devo ser um súdito no reino. Sou escravo, sou servo. Estou no reino para servir, para morrer, para ir à cruz, para negar-me a mim mesmo. Isto é buscar o Reino! Quando busco a justiça do reino, devo entender que não sou eu que me incluo no reino. É o Pai que me aceita. Ele me torna justo. Ele me justifica, ou seja, coloca a sua vida em mim e me torna participante de seu reino, livre o poder da condenação do pecado. Pelo pecado, jamais poderíamos ser aceitos no reino. Mas Jesus, nos justificou para sermos aceitos pelo Pai no seu reino. Por isto, não posso ser negligente em buscar o reino.  A negligência é um grave pecado, devo abominá-lo. “Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que venha e chova a justiça sobre vós.”(Oséias 10:12).

5) Há um exemplo de vida a seguir? Jesus é o nosso exemplo. Quando buscou o reino, Ele se tornou um súdito, veio para servir. Lavou os pés dos seus discípulos. Orou por todos. Morreu para que a vida se manifestasse em nós. Ele veio para servir. Quando buscou a justiça, mesmo sem pecado, buscou o batismo de arrependimento. Somente após o seu “arrependimento em figura” foi que Ele começou o seu ministério. Em figura, Nosso Senhor Jesus se arrependeu para servir. Buscou a justiça para ser súdito no reino. Que glorioso exemplo o Senhor nos deixou!

6) Quais são as atitudes que devo mudar ou assumir em minha vida? A minha atitude deve ser buscar. Devo buscar o que está acessível. O Reino está acessível. A justiça está acessível. Devo buscar diligentemente. Devo buscar em primeiro lugar. Devo correr de cidade em cidade. Devo proclamar a todos os meus irmãos que devemos buscar ao Senhor. “E os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do SENHOR, e buscar o SENHOR dos Exércitos; eu também irei.” (Zacarias 8:21)
Em Cristo e por seus interesses.

Ir. Arisvaldo.