sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

UM VISLUMBRE DA TEOLOGIA BÍBLICA DA ANGÚSTIA HUMANA

A angústia, por vezes, enclausura a alma numa lamentável condição onde a única voz que se ouve é: “a minha alma recusa consolar-se” (Salmo 77:2). No entanto, ainda que milagrosamente, a angústia não detém o poder de impedir que façamos a coisa necessária para o momento, qual seja: procurar o Senhor (Salmo 77:2) e erguer incansavelmente as mãos em fervente clamor Àquele que é o Senhor do livramento (Salmo 77:2). A angústia não retira do angustiado a possibilidade de clamar a Deus, bem como não é capaz de deter o poderoso braço do Senhor que, com Seu inesgotável poder, livra das tribulações o angustiado que clama (Salmo 107:6, 13, 19 e 28).

O servo de Deus, porém, não pode esquecer-se de que, mesmo na angústia, é possível desfrutar consolo mediante a vivificação da Palavra de Deus (Salmo 119:50). Mesmo na angústia, o servo de Deus pode clamar, certo de que o Senhor o ouve (Salmo 120:1), pois o seu clamor é capaz de penetrar os ouvidos de Deus (Salmo 18:6). A voz do que clama detém o poder de percorrer as mais profundas distâncias até emanar o seu eco no templo de Deus (Salmo 18:6).

A angústia não é ocasião apenas para sofrimento, dissabores e traumas. Muitos podem até fazer da angústia uma porta para a mágoa, o ódio e o rancor. Notem, contudo, como Deus é maravilhoso, pois a angústia pode ser considerada como uma maternidade, uma ocasião onde o milagre do nascimento pode acontecer! A angústia é um estado de gravidez, a partir do qual é possível constatar o nascimento de alguém que será tido como um verdadeiro “irmão” (Provérbios 17:17)! Isso é maravilhoso, pois o tempo de angústia não é apenas um tempo de angústia, mas uma ocasião para a expansão de nossa família, pois, por intermédio dela, é possível ganhar mais “um irmão”!

Textos que fundamentaram esta exposição:

“No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma recusa consolar-se.” (Salmo 77:2)

“O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.” (Salmo 119:50)

“Na minha angústia, clamo ao Senhor, e ele me ouve.” (Salmo 120:1)

“Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos.” (Salmo 18:6)

“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” (Provérbios 17:17)

“Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações.” (Salmo 107:6)

“Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações.” (Salmo 107:13)

“Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações.” (Salmo 107:19)

“Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações.” (Salmo 107:28)
A. M. Cunha