segunda-feira, 13 de julho de 2020

LÁZARO E O AMOR DE DEUS


[3] Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas. [4] Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado. [5] Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
João 11:3-5

 REFLEXÕES

[Versículo 3]
Jesus é descrito aqui como Senhor. Isto significa que Ele é absolutamente independente de qualquer outro para ser o que é, fazer o que faz, pensar o que pensa, estar onde está e falar o que fala.

[Versículo 3]
Marta e Maria declaram aqui que Jesus amava Lázaro. Este é o que se pode chamar de amor por constatação. Marta e Maria frequentemente hospedavam Jesus, portanto, elas já haviam observado, por várias vezes, a forma como Jesus amava Lázaro. Elas declararam o amor de Jesus por Lázaro porque elas já haviam constatado a existência deste amor nos muitos encontros que elas haviam desfrutado com Jesus em sua própria casa.

[Versículo 5]
Novamente se diz que Jesus amava Lázaro. Porém, aqui a afirmação é proveniente do narrador deste Evangelho: João, o evangelista! Porém, aqui se diz algo mais: Jesus também amava Marta e Maria. Isto é o que se pode chamar de amor expandido. O apóstolo João declara a extensão deste amor: Jesus não ama apenas um dos membros daquela família, mas o Seu amor estende-se a todos!

 LIÇÕES PARA A VIDA
  
Mesmo aquele a quem Jesus ama pode ser atingido pelas nefastas agressões inerentes à existência humana. Isto não significa, porém, que haja desamor da parte de Jesus em relação àquele que sofre. É maravilhoso saber que em meio à dor, é possível ouvir o reverberar da divina voz que anuncia o amor de Jesus por aquele que sofre!
A. M. Cunha