sexta-feira, 10 de abril de 2015

[6] EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS - OLHANDO PARA DENTRO: APRENDENDO A CANTAR NAS ANGÚSTIAS E AFLIÇÕES DA VIDA

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

As aflições e angústias da vida parecem ter uma conexão muito estreita com nossos lábios. Há aqueles que, diante delas e olhando para a alegria que lhes está proposta [Hebreus 12:2], enchem os seus lábios com ações de graça por serem participantes das aflições de Cristo [I Pedro 4:13]. Por outro lado, existem os que experimentam as aflições e angústias da vida como aguilhões que despertam o falar murmurador, cheio de queixas e de descontentamentos.

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
Tome, hoje, a firme decisão de achar-se entre aqueles que triunfam diante das aflições e angústias da vida. O caminho, embora não seja fácil, será extremamente recompensador! À medida que seus lábios entoarem cânticos de louvor a Deus, sob a regência das aflições e angústias, você perceberá quão perto está o Senhor para libertá-lo de todas elas [Salmo 34:19]. Seja, portanto, paciente na tribulação [Romanos 12:2], na certeza de que as aflições e as angústias não possuem o poder de privarem você da capacidade de clamar ao Senhor e de desfrutar dos Seus poderosos livramentos [Salmo 107:6, 13, 19 e 28].
A. M. Cunha

quinta-feira, 9 de abril de 2015

OLHANDO PARA FORA: PRATICANDO ATOS DE BONDADE

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS
12/04/2015

A deliberada e consciente prática de “atos de bondade” aparenta ser uma esquecida virtude nos círculos cristãos. A Escritura compara a “prática do bem” com sacrifícios em relação aos quais “Deus se compraz” (Hebreus 13:16). O sacrifício bíblico não apenas aplacava a ira de Deus, mas servia como mecanismo de reconexão entre Deus e o penitente pecador. Os “atos de bondade” são também atos apaziguadores que possuem em si o atributo de promover uma reconexão entre os homens.

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
Decida mover o seu olhar para fora de si mesmo. Contemple as muitas oportunidades que surgirão ao longo do dia para a prática de “atos de bondade”. Seja bom e generoso, não apenas com os estranhos, mas também com os conhecidos, como por exemplo, aquele parente com o qual você já não “se dá tão bem” há algum tempo. Mesmo que aos seus olhos a culpa pela interrupção do relacionamento seja apenas do outro, assuma para si a livre iniciativa de promover “atos de bondade” para com esta pessoa.


A. M. Cunha

quarta-feira, 8 de abril de 2015

OLHANDO PARA FORA: A PRÁTICA DE ATOS DE BONDADE

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS
11/04/2015

A Bíblia é um livro ativo, que conduz os discípulos de Cristo à prática das verdades nela contidas. Alguns discípulos de Jesus Cristo são apenas ouvintes da Palavra, o que equivale dizer que tais discípulos não colocam em prática os ensinamentos da Escritura. A ausência de prática é conduta enganosa (Tiago 1:22).  Por outro lado, é bem-aventurado aquele que pratica a Escritura (João 13:17), de modo que, enquanto tiver oportunidade, deve fazer o bem a todos (Gálatas 6:10). Esta conduta voltada à prática do bem a todos pode ser chamada de “Atos de bondade”, os quais devem ser praticados “de boa vontade”, ou seja, consciente e intencionalmente, como recomenda a Escritura (Filemom 1:14).

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
Dedique-se, neste dia, à prática de “atos de bondade”. Escolha intencionalmente praticar atos de bondade para com as outras pessoas, tais como: ajude um idoso a atravessar a rua; ofereça-se para ajudar nas tarefas domésticas; conceda passagem a qualquer veículo que pretenda mudar de faixa; seja gentil e educado com o próximo, principalmente com os membros de sua família. Enfim, faça deste dia, um dia dedicado à prática de “atos de bondade.”

A. M. Cunha

OLHANDO PARA FORA: CUIDADO COM A LÍNGUA

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS
10/04/2015

A língua, afirma o apóstolo Tiago, “é fogo; é mundo de iniquidade; (...) contamina o corpo inteiro” (Tiago 3:6), “é mal incontido, carregado de veneno mortífero.” (Tiago 3:8). A tarefa da alma humana é refreá-la, sob pena de enganar o próprio coração (Tiago 1:26). A Escritura nos adverte contra a “língua mentirosa”, a “testemunha falsa” e “o que semeia contendas entre irmãos.” (Provérbios 6:16-19). Estas três advertências relacionam-se com o uso da língua. O apóstolo Pedro afirma o seguinte: “quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente;” (I Pedro 3:10). O mal uso da língua tende a macular os relacionamentos. Olhemos, pois, para fora, e não permitamos que nossos lábios sejam, a um só tempo, fonte de “bênção e maldição” (Tiago 3:10).

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
De forma deliberada e consciente, procure passar um dia sem murmurar, reclamar, maldizer, mentir e semear contendas com outras pessoas. Sempre que for tentado a murmurar, reclamar, maldizer, mentir e semear contendas, encontre forças para transformar estes impulsos em orações a Deus, por você e pelas pessoas contra quem você foi tentado a murmurar, reclamar, maldizer, mentir ou semear contendas.

A. M. Cunha

terça-feira, 7 de abril de 2015

OLHAR PARA DENTRO À PROCURA DA BENIGNIDADE

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

É comum à alma humana achar-se merecedora da longanimidade dos outros em face de suas próprias deficiências e debilidades. O contrário nem sempre se dá assim, pois a alma humana raramente exige de si mesma o dever de praticar a longanimidade para com as deficiências e debilidades dos outros. Ser longânime é ser benigno, complacente, paciente e generoso para com as deficiências e debilidades dos outros. Não significa ser conivente, mas, mesmo sem agradar-se a si mesmo, tornar-se suporte daqueles que possuem debilidades e deficiências (Romanos 15:1).

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
Procure doravante demonstrar paciência e compaixão para com o seu irmão. Por favor, não reduza o vocábulo irmão apenas àqueles que pertençam ao seu ambiente religioso, pois ele aplica-se, inclusive, ao irmão de sangue! Resista aos impulsos que façam de você uma pessoa impaciente e não generosa para com as debilidades e deficiências de seu irmão, pois isto poderá fortalecer ainda mais o seu pecado. Estimule, em seu coração, o amor para com ele, ajudando-o, em amor e longanimidade, a superar suas debilidades e deficiências.

A. M. Cunha

A BÍBLIA OLHA PARA DENTRO DE NÓS

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS
08/04/2015
A alma humana facilmente se contamina com as imundícies deste mundo. É por isso que, não raro, a alma se percebe afastando-se de Deus, à medida que se aprofunda nos deleites próprios do prazer humano. Por tudo isso, pode-se dizer que alma humana é, por si só, vazia de quaisquer conteúdos espirituais. A Bíblia Sagrada, o glorioso livro que revela a mente de Deus, pode preencher este vazio! As Escrituras são perfeitas e restauram a alma humana; possuem uma natureza reta e alegra o coração, Seu caráter é puro e ilumina os olhos (Salmos 19:7-8). Recomenda-se, portanto, à alma que busque a verdade nas Escrituras. Ela é a bússola fiel que aponta o seguro caminho para a vida.

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
Tão logo o dia comece, tome a Escritura em suas mãos, aquiete a sua alma, e por alguns instantes pense em sua casa e no tanto que você a conhece. Você é capaz de descrevê-la em detalhes para alguém? Deus conhece você, muito mais profundamente do que você conhece sua casa. Com a alma neste estado de quietude, leia, sem nenhuma pressa, o Salmo 139. Tão logo termine a leitura, agradeça a Deus por conhecer você tão profundamente.

A. M. Cunha

segunda-feira, 6 de abril de 2015

O OLHAR INICIAL: PARA CIMA

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS
07/04/2015
Comecemos nossa jornada na prática de exercícios para a alma, focando nosso olhar para cima. A bíblia diz que o “que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3:6). Quando o Espírito de Deus sopra na vida de alguém conduzindo-o à salvação, a vida da carne, mediante o novo nascimento, é suplantada pela vida do Espírito. A divina semente é introduzida na vida humana, conduzindo-a a magníficas experiências de produção do fruto do Espírito. Este é o milagre da vida espiritual que somente é possível pelo nome de Jesus Cristo, pois, não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4:12).

SUGESTÃO DE ORAÇÃO PELA MANHÃ
Inicie o teu dia com uma oração de gratidão pelo fato de a vida divina fazer parte de tua vida. Se tiveres dúvidas quanto à experiência do teu novo nascimento, sugiro que com a tua boca confesse Jesus como Senhor e, em teu coração creia que Deus O ressuscitou dentre os mortos (Romanos 10:9). Recomendo isso, porque “com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Romanos 10:10).

A. M. Cunha

EXERCÍCIOS PARA A ALMA: PALAVRAS INICIAIS (2)

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS
06/04/2015
Nossa capacidade de olhar possui uma posição singular, tanto em nossa existência física como na espiritual. Os exercícios espirituais que serão propostos nesta série terão como pano de fundo o nosso olhar. Ora olharemos para o Alto, ora nos concentraremos em olhar para dentro, ora fixaremos nosso olhar para fora e ora estimularemos o olhar para baixo. Todos estes aspectos de nosso olhar tem repercussão espiritual que pode ser assim resumida: 1) Alto: Devoção; 2) Dentro: Autoexame; 3) Fora: Relacionamento; e 4) Baixo: Resistências espirituais. Encorajo você e a mim também, a atentarmos ao divino convite que nos diz: “Aconselho-te que de mim compres (...) colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. (Apocalipse 3:18).
A. M. Cunha

“Eu, porém, olharei para o SENHOR e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.”

Miquéias 7:7

EXERCÍCIOS PARA A ALMA - PALAVRAS INICIAIS (1)

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS
05/04/2015
Nossa capacidade de olhar possui uma posição singular em nossa existência. Os exercícios espirituais que serão propostos nesta série, terão como pano de fundo o nosso olhar. Ora olharemos para o Alto, ora nos concentraremos em olhar para dentro, ora fixaremos nosso olhar para fora e ora estimularemos olhar para baixo.

A. M. Cunha