sábado, 24 de janeiro de 2015

(30) Conexões bíblicas – Cristo, o outro vendido, torna-se o salvador do mundo.

Comentário
Os laços de sangue que uniam José aos seus irmãos tornaram-se frágeis ante o ódio que estes nutriam contra José (Gênesis 37:8) e o ciúme que invadiu os seus corações (Gênesis 37:11). Vulneráveis diante da força mortal do ódio e do ciúme, seus irmãos planejaram um horrível desfecho para a história de José. Eles o venderam aos ismaelitas por vinte siclos de prata. Mais tarde, quando o destino do povo de Israel parecia, definitivamente, ter por desfecho a destruição, a poderosa mão de Deus sustentou José nos dias do seu “forçado exílio”. A boa mão de Deus faz dele o governador de toda a terra dos egípcios. José alcançou especial discernimento espiritual, o que lhe permitiu compreender sua jornada pelo Egito, como a jornada de um salvador para o seu povo. Observemos suas palavras: “Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.” (Gênesis 45:5).
As páginas do Novo Testamento registram a história de Jesus Cristo como o “outro vendido”, que se tornou o salvador. José tornou-se o salvador do seu povo. Jesus, no entanto, tornou-se o salvador do mundo. José foi vendido pela traição daqueles que detinham laço de sangue com ele. Jesus, diferentemente, foi vendido, não por seus irmãos de sangue, mas um daqueles que possuía vínculos de discipulado com Ele. Judas Iscariotes aceitou trinta moedas de prata para entregar Jesus às autoridades judias (Mateus 26:14-16). Achavam as autoridades que este evento implicaria o fim do ministério de Jesus. Mal sabiam que este evento seria transformado na catapulta que impulsionaria os momentos mais importantes do ministério terreno de Jesus Cristo, culminando com a Sua coroação como o Salvador do Mundo.

Textos Conexos
“E, passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito.”
Gênesis 37:28

“Então, um dos doze, chamado Judas Iscariotes, indo ter com os principais sacerdotes, propôs: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata. E, desse momento em diante, buscava ele uma boa ocasião para o entregar.”
Mateus 26:14-16


A. M. Cunha

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A PALAVRA DE DEUS: LÂMPADA E LUZ


O CANSADO E O SOBRECARREGADO


Enoque andou com Deus

Este é um esboço da mensagem liberada pelo autor deste blog, no dia 18 de janeiro de 2015, no templo da IBANE, situado à SGAS, Quadra 915, Lote 73, Brasília – DF. O propósito da mensagem foi encorajar os irmãos para o fato de que eles não precisam esperar uma melhoras nas circunstâncias para começarem a andar com Deus. Enoque, mesmo vivendo sua sociedade profundamente ímpia encontrou no "andar com Deus" a forma de servi-Lo com um coração íntegro.

18 E viveu Jarede cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque. 19 E viveu Jarede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos e gerou filhos e filhas. 20 E foram todos os dias de Jarede novecentos e sessenta e dois anos; e morreu. 21 E viveu Enoque sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. 22 E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Metusalém, trezentos anos e gerou filhos e filhas. 23 E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. 24 E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou.”
Gênesis 5:18-24 (Versão Corrigida)

14 Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, 15 para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.”

Judas 1:14-15

INTRODUÇÃO: A Bíblia menciona quatro pessoas com o nome de Enoque.
Gênesis 4:17 – Enoque, filho de Caim: “E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho.”

Gênesis 25:4 – Enoque, neto de Abraão: “Os filhos de Midiã foram: Efá, Efer, Enoque, Abida e Elda. Todos estes foram filhos de Quetura.”

Gênesis 46:9 – Enoque, filho de Rúben: “Os filhos de Rúben: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.”

Gênesis 5:18 – Enoque, filho de Jarede: “Jarede viveu cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque.”

Enoque de Gênesis 5:18 foi o sétimo depois de Adão: Adão, Sete (Gn 5:3), Enos (Gn 5:6), Cainã (gn 5:9), Maalalel (Gn 5:12), Jarede (Gn 5:15) e Enoque (Gn 5:18).

O que a Bíblia diz a respeito deste homem?

I – ENOQUE ANDOU COM DEUS
O texto bíblico é enfático ao dizer, por duas vezes, o que Enoque fez: “Andou Enoque com Deus” (Gênesis 5:22 e 24).

“Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”
Hebreus 11.5-6

II – DEUS O TOMOU PARA SI
A Bíblia não apenas menciona o que Enoque fez, mas o que Deus fez para ele. A Bíblia diz o seguinte: “Deus o tomou para si” (Gênesis 5:24). Enoque foi, portanto, um homem que escapou da morte. E por que ele escapou? Porque andou com Deus! O segredo é andar com Deus.

III – ENOQUE FOI UM PROFETA EM SUA GERAÇÃO
A Bíblia apresenta outra importante declaração acerca de Enoque. De acordo com Judas 14 e 15, ele foi um profeta em sua geração, constituindo-se no primeiro pregador mencionado nas escrituras.

14 Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, 15 para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.”
Judas 1:14-15

A vida de Enoque é uma vida exemplar. Descobrimos que ele andou com Deus, que ele viveu como um profeta em sua geração e que Deus para si o tomou. Uma análise da vida deste homem deve conduzir-nos a dois importantes questionamentos: 1) Em que momento histórico ele andou com Deus; e 2) Por que ele começou a andar com Deus?


A VIDA DE ENOQUE NOS COLOCA DIANTE DE DOIS IMPORTANTES QUESTIONAMENTOS.

I – EM QUE MOMENTO HISTÓRICO ENOQUE ANDOU COM DEUS?

Sabemos que Enoque andou com Deus. Sabemos que foi exatamente por ter andado com Deus que ele foi trasladado. Mas, em que momento histórico ele andou com Deus? Será que para andar com Deus é necessário que tenhamos uma atmosfera espiritualmente favorável? Será que para andar com Deus é necessário que estejamos vivendo em um mundo que favorece tal condição?

Quando foi que Enoque andou com Deus? Como era o mundo nesta época?

De acordo com o texto de Judas, a sociedade em que Enoque viveu era marcada por obras ímpias e palavras ímpias. Foi exatamente no meio desta sociedade que Enoque andou com Deus. É possível andar com Deus!

VEJAMOS COMO ERA A SOCIEDADE NA QUAL ENOQUE ANDOU COM DEUS

UMA SOCIEDADE CENTRADA NO HOMEM
A Bíblia registra que Caim edificou uma cidade, dando-lhe o nome do seu filho. Seu propósito era eternizar o nome do seu filho, demonstrando que uma das características daquela sociedade era estar centrada no homem.

“E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho.”
(Gênesis 4:17)


UMA SOCIEDADE CENTRADA NAS RIQUEZAS
O pai dos que habitam em tendas e possuem gado foi Jabal, um descendente de Caim. Estas coisas, “tendas” e “gado” constituem uma expressão da riqueza. Assim, deparamo-nos com um forte indício de que aquela sociedade era centrada na riqueza.

“Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.”
(Gênesis 4:20)

UMA SOCIEDADE CENTRADA NO ENTRETENIMENTO
Jubal, por sua vez, foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. A música constitui-se numa marcante forma de entretenimento. Este fato revela o indício de que aquela sociedade estava fortemente centrada no entretenimento.

“O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.”
(Gênesis 4:21)

UMA SOCIEDADE CENTRADA NA ANIMOSIDADE
Tubalcaim foi artífice de todo instrumento cortante, feitos de bronze e de ferro. Tais instrumentos eram utilizados na guerra. Há indícios de que tal narrativa bíblica revela preparativos para guerra. Assim, percebe-se que a aquela sociedade estava centrada na animosidade.

“Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá.”
(Gênesis 4:22)

O versículo 15 da carta de Judas a ideia de impiedade que pode ser vista nos vocábulos: “ímpios”, “ímpias” e “impiamente”. Tais vocábulos anunciam a natureza ímpia daquela sociedade. Tal fato reforça o indício de que a sociedade de então estava centrada no homem, nas riquezas, no entretenimento e na animosidade, conforme anunciam os versículos 17, 20, 21 e 22 de Gênesis 4.

O que podemos aprender com tudo isso?

Podemos concluir que estamos cercados por uma sociedade ímpia, que o mundo a nossa volta somente oferece programas que são carregados com ímpios, que a comunidade onde estamos inseridos é ímpia, que a energia que paira em torno desta sociedade é igualmente ímpia. Mas podemos e somos convocados a quebrar este ciclo de impiedade e começar, ainda hoje, a andar com Deus!

II – PORQUE ENOQUE COMEÇOU A ANDAR COM DEUS?

Ouça com atenção o que nos diz o texto de Gênesis 5:22

“E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Metusalém, trezentos anos e gerou filhos e filhas.”

O nascimento de Metusalém foi um marco na vida de Enoque, pois foi a partir deste nascimento que ele começou a andar com Deus. Infere-se da narrativa bíblica que, quando Metusalém nasceu, Enoque recebeu uma palavra do Senhor. Refiro-me à profecia de Judas 1:14-15. Uma poderosa profecia a respeito do dilúvio que viria sobre a terra.

14 Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, 15 para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.”
Judas 1:14-15

Enoque sabia que o Senhor viria para exercer juízo contra todos. Enoque sabia que o Senhor viria para fazer com que os ímpios ficassem convictos de todas as suas obras ímpias e de todas as suas palavras insolentes. Então, Enoque concluiu: Eu preciso estar preparado para este momento! Muito provavelmente esta tenha sido a razão pela qual ele, a partir do nascimento de Metusalém, passou a andar com Deus.

Alguns eruditos acreditam que a palavra Metusalém faz referência a um tempo determinado para um determinado acontecimento. No hebraico, Metusalém significa literalmente, “homem do dardo”. Na raiz do seu nome, no hebraico, existe o vocábulo “mathay”, que significa “estender’, “quando?”, “para quando?”, “por quanto tempo?” e “depois de quanto tempo?”. Assim, seu nome parece fazer alusão àquele que lança o dardo para marcar o tempo. Muito provavelmente esta seja a razão porque alguns estudiosos afirmam que Metusalém significa: “Quando este morrer isto acontecerá”. Em outras palavras, quando ele nascer o juízo de Deus virá. Isto tudo é reforçado quando fazemos o seguinte cálculo a partir da narrativa de Gênesis:

·       De acordo com Gênesis 5:25, Metusalém tinha 187 anos quando gerou a Lameque;
·       Lameque, por seu turno, tinha 182 anos quando gerou Noé, conforme anuncia Gênesis 5:28;
·       O dilúvio ocorreu quando Noé completava 600 anos de idade, de acordo com Gênesis 7:11.

A soma de 187 + 182 + 600 perfaz o total de 969. Este valor é exatamente a idade em que morreu Metusalém. Conforme Gênesis 5:27, Metusalém morreu com 969 anos. O dilúvio veio no ano em que Metusalém morreu. Enoque creu na Palavra do Senhor. Sua pregação mudou a sua vida para sempre. Por isso Enoque andou com Deus.

A. M. Cunha
Gravura extraída de http://personagembiblico.blogspot.com.br/2011/06/enoque-o-homem-que-andou-com-deus.html.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A VIDA DA IGREJA


COMO É BOM E AGRADÁVEL VIVEREM UNIDOS OS IRMÃOS!

1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. 3 É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.”
Salmos 133:1-3

O salmista inicia este cântico de romagem enaltecendo a união que deve existir entre os irmãos, qualificando-a como um bom e agradável modo de viver. Duas comparações são mencionadas como forma de esclarecer os benefícios deste tipo de vida.
A primeira delas reporta-se à unção sacerdotal de Arão. De acordo com as narrativas bíblicas do Êxodo, consistia num ato cerimonial pelo qual o óleo da unção era derramado sobre o ungido. O alvo do derramamento do óleo era a cabeça, conforme vemos em Êxodo 29:7 que nos diz: “Então, tomarás o óleo da unção e lho derramarás sobre a cabeça; assim o ungirás.Conquanto o destino fosse a cabeça, o óleo da unção espraiava-se para barba de Arão e para a gola de suas vestes. A vida de união entre os irmãos sempre abrirá novos veios pelos quais a benção divina caminhará. Assim, conquanto destinada a um membro, a benção divina espraia-se pelos outros membros, de modo que a benção de um é a benção de todos.
A segunda comparação reporta-se ao orvalho do monte Hermom, que, conquanto geograficamente distante dos montes de Sião, o orvalho dele oriundo desce em Sião, como bálsamo de vida àquela árida porção de terra. Assim como o vento encarregava-se de conduzir as nuvens que repousavam sobre o Hermom até aos montes de Sião gerando vida naquele lugar, o Espírito Santo amorosamente conduz a benção divina àqueles que vivem em união.
A. M. Cunha
Gravura extraída de:

http://galeriabiblica.blogspot.com.br/2012/03/o-monte-hermon-em-israel.html.