terça-feira, 1 de outubro de 2013

VISLUMBRES DO EVANGELHO EM GÊNESIS 3

Quando analisamos o livro de Gênesis somos conduzidos à percepção de que estamos diante de um livro de sementes. São preciosas as sementes lançadas nesse livro. Uma destas sementes é o evangelho, pois podemos ver suas raízes nesse livro. De forma alguma o evangelho foi uma ideia divina de última hora, ao contrário, o livro de Gênesis lança-nos diante da evidência de que o evangelho sempre esteve presente na mente divina. O capítulo 3 do livro de Gênesis revela, pelo menos, 5 (cinco) importantes diagnósticos quanto ao tema da presença do evangelho na mente divina desde a criação. Vejamos estes diagnósticos:

O diagnóstico de que no estado de queda o homem tentaria construir seus próprios meios para se aproximar de Deus:
“Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

O diagnóstico de que o estado de queda provocaria a fuga:
“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

O diagnóstico de que é Deus quem toma a iniciativa para se aproximar do homem:
“E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
Gênesis 3:9

O diagnóstico de que a queda tem suas consequências na esfera humana:
“E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás."


O diagnóstico de que Deus é quem provê o meio eficaz para a salvação:
“E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

UM VISLUMBRE DA VISÃO MISSIONÁRIA DA TEOLOGIA BÍBLICA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Este é um esboço da mensagem liberada pelo autor deste blog, em 28 de setembro de 2013, no III Fórum de Educação Cristã, que abordou o tema: Educação e Missão, realizado na Primeira Igreja Batista de Brasília. Nesta mensagem, o autor, pautado na premissa de que a Educação Cristã é elemento integrante e inseparável da “Grande Comissão”, pretende oferecer quatro respostas ao seguinte questionamento: Por que é importante conectar “Missões” com “Educação Cristã”?

18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Mateus 28:18-20

A abordagem proposta para este Fórum nos oferece o resgate de uma importante conexão: Missões e Educação Cristã. O cristianismo é, num certo sentido, um instituto criado por Deus com o propósito de estabelecer as seguintes conexões: Do homem com Deus e do homem com outros homens. 1) O homem, separado de Deus em decorrência do pecado, passa a conectar-se com Deus, pela graça mediante a fé. 2) O homem, separado dos outros homens em decorrência do pecado, passa a conectar-se com os outros homens, pela graça transformadora que opera neles o fruto do Espírito.
O instrumento usado por Deus para operar estas conexões é a prática da missão, ao passo que o mecanismo por Ele estabelecido para operar a qualidade nestas conexões é a Educação Cristã.

Nesta noite, eu me coloco diante de vocês com o propósito específico de oferecer-lhes quatro respostas para uma importante pergunta:

Por que é importante conectar “Missões” com “Educação Cristã”?

Vejamos as respostas:

I – É importante conectar missões com educação cristã porque aquele que realiza missões deve saber o que está pregando. Vejamos o que nos diz o apóstolo Pedro:

“antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo
I Pedro 3:15-16

II – É importante conectar missões com educação cristã porque quem se rende a Cristo deve ser capacitado para realizar missões. Deixemos que estas palavras de Cristo inundem nosso coração:

“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça;”
João 15:16

III – É importante conectar missões com educação cristã porque, tanto aquele que realiza missões quanto aquele que se rende a Cristo, precisam viver uma vida de acordo com a Palavra de Deus. Citar: Devemos ser semelhantes a Jesus.

“E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.”
Atos 14:21-22

1.      Paulo foi expulso de Antioquia: “Mas os judeus instigaram as mulheres piedosas de alta posição e os principais da cidade e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do seu território.” (Atos 13:50)
2.      Em Icônio Paulo tornou-se fugitivo: “E, como surgisse um tumulto dos gentios e judeus, associados com as suas autoridades, para os ultrajar e apedrejar, sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe” (Atos 14:5-6)
3.      Em Listra Paulo foi apedrejado:apedrejando a Paulo, arrastaram-no para fora da cidade, dando-o por morto.” (Atos 14:19)

IV – Minha última resposta é a seguinte: É importante conectar missões com educação cristã porque a Educação Cristã é tema que está presente no âmago da “Grande Comissão”.

De início, é possível perceber que a denominada “Grande Comissão” é, antes de tudo, um mandamento fundamento na autoridade de Cristo. Esta autoridade é, na verdade, o poder de fazer como quer, de reger e de governar sem ter ninguém superior a si para dizer como e quando alguma coisa deve ser feita. Não se trata de apenas uma autoridade na terra, mas também de autoridade no céu. A esta autoridade estão subjugadas todas as autoridades no céu e na terra! Esta autoridade advém de Sua condição inerente de ser Deus criador e de Sua condição adquirida de ser Deus restaurador (salvador). É por isto que a Escritura diz o que diz em Filipenses 2:5-11. A autoridade de Cristo é a autoridade daquele que tem o Nome que está acima de todo nome!

Com base nesta autoridade o Senhor Jesus abre Sua boca para nos dar uma ordem que possui quatro importantes etapas: 1) ir às pessoas; 2) fazer discípulos; 3) batizar; e 4) ensinar.

É interessante notar que, dentre as etapas da “Grande Comissão”, é possível ver o “ensino” como um componente importante. Assim, é perfeitamente possível discernir que, na mente todo-soberana de Nosso Salvador, existe uma importante conexão entre missões e Educação Cristã. Assim, quando conectamos “Missão” com “Educação Cristã” nós estamos, na verdade, tornando visível aquilo que já está na mente de Nosso Salvador. Em termos práticos, isto é expressão de quem tem a mente divina. Estas coisas não podem andar desconexas, não podem estar separadas. A missão existe para o ensino e o ensino existe para a missão.

No entanto, irmãos, o ensino contida na “Grande Comissão” não é um ensino qualquer. Notem o seguinte: Eu poderia reproduzir a “Grande Comissão” da seguinte forma:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os todas as coisas que vos tenho ordenado.”

Mas esta não é a “Grande Comissão”. O que está faltando nesta expressão que eu apresentei a vocês?  O problema está no componente do ensino. Eu disse: “ensinando-os todas as coisas que vos tenho ordenado”. O que o texto bíblico diz? A Palavra de Deus diz o seguinte: “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”.

Vejam a diferença: O Senhor não nos chamou apenas para ensinar as coisas que Ele ordenou, mas para ensinar como guardar as coisas que Ele ordenou. Oh! Isto aqui é muito diferente! Não basta ensinar “o que Jesus nos ordenou”, precisamos ensinar “como guardar o que Jesus nos ordenou”.

O ensino, na “Grande Comissão”, aponta para duas coisas muito importantes:

1.      Aponta para a obediência – “ensinando-os a guardar”;
2.      Aponta para o que Jesus ordenou – “todas as coisas que vos tenho ordenado”.

Num primeiro desdobramento da “Grande Comissão”, a igreja é chamada a conduzir as pessoas a terem o desejo de obedecer. Como isso é possível, se o homem é, naturalmente, inimigo de Deus? Como isso é possível, se o homem é, naturalmente, propenso a rebelar-se contra Deus? A igreja é chamada a apresentar uma mensagem transformadora, ou seja, o evangelho, que “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. Só existe uma mensagem que é capaz de fazer o homem curvar-se diante de Deus para desejar obedecer-lhe: O evangelho!

Num segundo desdobramento da “Grande Comissão”, a igreja é chamada a apresentar os caminhos para que as pessoas possam obedecer.


Assim, o Espírito dará o desejo e a igreja apontará os caminhos para que os desejos criados pelo Espírito sejam satisfeitos.