domingo, 22 de janeiro de 2023

ASPECTOS PRÁTICOS DA VIDA CRISTÃ - EPISÓDIO 7

Servindo melhor a Deus com um crescimento intelectual equilibrado

O crescimento de Jesus foi algo muito significativo na narrativa bíblica. Como já falamos, a Bíblia esclarece que Ele cresceu em quatro dimensões: Dimensão física, dimensão intelectual, dimensão social e dimensão espiritual! Isso significa que Jesus cresceu na integralidade do Seu ser. Não podemos nos esquecer que a missão Dele era satisfazer a necessidade do homem, que, como já destacamos, foi a de restaurar a comunhão dos homens com Deus. Sua humanização tinha este objetivo, e para alcançá-lo, Ele precisava crescer em todas as dimensões do Seu ser. Tudo o que Cristo fez tinha este glorioso objetivo!

ALGUMAS ORIENTAÇÕES ACERCA DO CRESCIMENTO INTELECTUAL

I – O CRESCIMENTO INTELECTUAL É ALGO QUE DEVE SER BUSCADO: O texto de Provérbios 3:13 diz que o homem que acha sabedoria e adquire conhecimento é feliz! A Bíblia afirma que aquele que busca, encontra – Mateus 7:7. Eis a razão por que afirmamos que o crescimento intelectual deve ser buscado, pois não é algo que adquirimos sem esforço ou busca de nossa parte. É importante que tenhamos alguns hábitos de busca pelo crescimento intelectual, tais como: Leitura sadia; praticar a concentração e a reflexão; forçar a mente com atividades de crescimento intelectual, levar os estudos a sério, participar de diálogos construtivos, entre outras atividades dessa natureza.

Quando olhamos a vida de Jesus, podemos perceber que Ele buscou o crescimento intelectual. Por exemplo, de acordo com Lucas 2:46, em certa ocasião, Ele esteve assentado no meio dos doutores, no templo de Jerusalém, ouvindo-os e interrogando-os. Essa narrativa bíblica fica mais extraordinária quando descobrimos que Jesus, nessa ocasião, estava com apenas 12 anos de idade, conforme Lucas 2:42. Outra ocasião que revela a busca de Jesus pelo crescimento intelectual foi a tentação no deserto. De acordo com Lucas 4:1-13, Jesus enfrentou a tentação citando vários textos bíblicos que haviam sido memorizados por Ele. Se Ele possuía aqueles textos bíblicos memorizados, isto significava que Ele havia desenvolvido o hábito de ler e estudar as Escrituras. A revelação bíblica é, portanto, muito esclarecedora: Jesus havia buscado o conhecimento que Ele manifestava no seu dia a dia. Ele é o nosso exemplo, portanto, devemos segui-lo!

II – NÃO PODEMOS NOS APOIAR EM NOSSA PRÓPRIA INTELIGÊNCIA: Jamais podemos nos esquecer que o crescimento intelectual de Jesus tinha o objetivo de satisfazer a necessidade do homem. Jesus, portanto, não buscava satisfazer a Si mesmo. É importante que chamemos a atenção para a seguinte realidade: Um dos maiores obstáculos para a construção do crescimento intelectual é o preconceito. Que preconceito é este? Muitos acham que o conhecimento intelectual está em oposição a uma vida espiritual de qualidade! Esse preconceito existe porque muitas pessoas que adquiriram o conhecimento intelectual, lamentavelmente tornaram-se arrogantes e orgulhosas, e muitas vezes, afastaram-se de Deus! Mas com Cristo não foi assim, Ele teve um intenso crescimento intelectual e, ao mesmo tempo, continuou mantendo uma comunhão intensa, profunda e insubstituível com o Pai Celestial. Jesus não se tornou arrogante nem orgulhoso. É perfeitamente possível experimentar um crescimento intelectual equilibrado, sem que nos tornemos orgulhosos ou arrogantes. Busquemos, pois o crescimento intelectual!

III – O CRESCIMENTO INTELECTUAL DEVE SER USADO PARA EDIFICAÇÃO DAS PESSOAS: Cristo cresceu intelectualmente e usou o Seu crescimento para trazer edificação para as pessoas! Ele jamais ofendia as pessoas com seu elevado conhecimento. Em tudo Ele buscava edificar e ajudar as pessoas. Devemos fazer o mesmo! Nós nascemos com uma missão: Satisfazer a necessidade da humanidade, para promover a restauração da sua comunhão com Deus! Por isso, ao crescermos intelectualmente devemos ter este objetivo em mente. Muitas vezes os homens usam o seu conhecimento para a destruição: Eles constroem bombas, armas, fabricam doenças biológicas, entre tantas outras coisas terríveis. Mas nós, que somos filhos da luz, devemos usar o nosso conhecimento para a edificação daqueles que estão a nossa volta. Cresçamos em tudo, inclusive intelectualmente, com a finalidade de servir melhor a Deus e ao próximo!

A. M. Cunha