sexta-feira, 17 de abril de 2020

ATRIBUTOS DE DEUS - IMUTABILIDADE


Dizer que Deus é imutável significa dizer que Ele é imutável no Seu ser, nas Suas perfeições, nos Seus propósitos e nas Suas promessas. Muitos teólogos denominam este atributo de inalterabilidade de Deus.

Um dos textos bíblicos com grande envergadura acerca esse tema é o texto do apóstolo Tiago 1:17 que nos diz o seguinte: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”. Portanto, em Deus não existe mudança, nem mesmo uma sombra sequer! O Deus que é o que é, como vimos no atributo anterior, é maravilhosamente imutável! Em Seu ser e em Suas perfeições, Deus permanece o mesmo! Vejamos o que Deus diz de Si mesmo, no livro do profeta Malaquias 3:6, onde lemos: “eu, o Senhor, não mudo”.

O homem é um constante “vir a ser”, portanto, ele está em constante mutação. Deus, no entanto, é um “nunca vir a ser”, pois o que Ele é hoje, Ele o foi ontem e será eternamente! Deus não está em processo, em evolução ou em mutação. Ele é pleno em tudo o que é, não abrindo espaço algum para qualquer aperfeiçoamento!

O texto de Hebreus 6:17 afirma que Deus mostrou aos herdeiros da promessa a imutabilidade do Seu propósito! Não apenas em Seu ser e em Suas perfeições Deus é imutável, mas também no Seu propósito! Esta é a razão que motivou o salmista a afirmar: “O conselho do Senhor dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações” [Salmo 33:11].

De longa data se sabe que o nosso Deus é um Deus de promessas. O livro de Números 23:19, atesta a imutabilidade das promessas de Deus com as seguintes palavras: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?”. O salmista define a imutabilidade de Deus com as seguintes palavras: “de eternidade a eternidade, tu és Deus” [Salmo 90:2].

Quão magnífico é o nosso Deus!

A. M. Cunha

ATRIBUTOS DE DEUS - INDEPENDÊNCIA


A independência de Deus é definida por Wayne Grudem nas seguintes palavras: “Deus não precisa de nós nem do restante da criação para nada”. Alguns teólogos denominam a independência de Deus como asseidade ou existência autônoma.

O próprio Deus, ao definir-se a Si mesmo quando escolhia Moisés como o grande libertador de Israel, o fez usando as seguintes palavras: “Eu sou o que sou” [Êxodo 3:14]. Há, nesse texto, uma implícita declaração de que Deus é absolutamente independente de qualquer outro para ser o que é, fazer o que faz, pensar o que pensa, de estar onde está e falar o que fala. Bastou a Deus dizer que Ele é o que é.

Um dos textos bíblicos que melhor expressam o atributo da independência divina é o texto de Romanos 11:35 - “quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído”.

Em seu discurso em Atenas, o apóstolo Paulo proferiu as seguintes palavras sobre Deus: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais” [Atos 17:24-25].

A. M. Cunha