domingo, 22 de maio de 2022

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS - CAPÍTULO 12

O maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina é a São Paulo Fashion Week – SPFW. No entanto, a mais bela de todas as vestimentas jamais fora utilizada por qualquer modelo que tenha percorrido as passarelas da SPFW. O capítulo 12 do Evangelho Segundo Lucas afirma que “nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer” um dos lírios do campo [Lucas 12:27]. A mais bela das vestimentas que tenha tido espaço na SPFW não pode ser comparada com a mais simples das vestimentas utilizadas pelos lírios do campo. Quem disse isso não foi um dos maiores estilistas da modernidade, mas Jesus Cristo, Aquele que fia e tece os lírios nas suas mais extraordinárias vestimentas!

Não queremos com isso desmerecer a beleza das vestimentas que tenham percorrido as passarelas da SPFW, mas o que desejamos é enaltecer Aquele que, em matéria de vestimentas, foi quem primeiro confeccionou a vestimenta capaz de cobrir, a um só tempo, tanto a nudez do corpo, como a nudez da alma! É a respeito da humanidade, envergonhada de sua nudez e fugitiva por causa do pecado, que a Escritura diz: “Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu” [Gênesis 3:21].

Se é bela a vestimenta utilizada pelos lírios do campo, quão incomparavelmente mais bela é a vestimenta que cobre a nudez da alma humana! Salomão em toda a sua glória utilizava extraordinárias vestimentas que embelezavam sua realeza. Cristo, por outro lado, suportando a vergonha da cruz e movido por um imensurável amor pela humanidade, despiu-se de Si mesmo, de toda Sua glória e majestade, para então, e somente então, cobrir, com as vestimentas do Seu infinito amor, a nudez que a alma humana suportava desde que voluntariamente mergulhou nas nefastas águas do pecado!

A. M. Cunha