sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

NOSSA FRAQUEZA E A ASSISTÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO

 

Enquanto a teologia do coaching, perigosa e irresponsavelmente, propaga que a ideia de que o homem tem poder inerente em si mesmo, a Escritura reverbera o fato de que o homem é fraco. O apóstolo Paulo, em Romanos 8:26, faz uso do vocábulo ἀσθένεια [astheneia], que significa debilidade ou falta de força. Este vocábulo, quando se refere ao corpo, faz referência a sua fraqueza natural e fragilidade, por vezes fazendo menção à saúde debilitada. Quando usado em relação à alma, refere-se à falta de força ou destituição da capacidade para entender algo, para fazer coisas grandes e gloriosas, para reprimir desejos corruptos ou para suportar aflições e preocupações.

O texto bíblico, porém, não apenas anuncia a nossa fraqueza, mas revela a existência de uma crucial e fundamental atividade de auxílio! Paulo afirma “o Espírito [...] nos assiste em nossa fraqueza”. O vocábulo assistir vem do grego συναντιλαμβάνομα [sunantilambanomai], cujo sentido é “trabalhar junto com, lutar para obter algo juntamente com, ajudar a obter, e ainda, trabalhar lado a lado com alguém”.

Que maravilhoso! Embora sejamos fracos em nossa essência, o Espírito Santo ainda assim requer que façamos algo. Ele não trabalha sozinho, Ele não assume toda a responsabilidade e todas as tarefas. Ele requer que façamos algo; por isso, Ele trabalha junto conosco; por isso, o empenho Dele é para que algo seja obtido juntamente conosco; por isso, Ele ajuda, coopera, auxilia para que alcancemos algo; por isso, Ele trabalha lado a lado conosco! Embora sejamos fracos, o Espírito de Deus ainda permite que façamos algo! Isso, porém, não retira a nossa fraqueza, não diminui as nossas debilidades, não minimiza as nossas deficiências, mas aguça a nossa dependência para com o poderoso, suficiente e glorioso Espírito de Deus!

ORAÇÃO
Glorioso Espírito Santo! Reconheço minhas fraquezas. Estou ciente das debilidades do meu corpo, que de tão frágil adoece e pode, a qualquer instante, esvair-se definitivamente por falta do fôlego de vida. Sei que minha alma é desprovida de poder próprio. Ela não pode, por si só e sem qualquer auxílio Teu, realizar coisas grandes e gloriosas. Minha alma é destituída de perseverança para reprimir os desejos da carne. Minha alma é mimada, impaciente e incapaz de suportar sem o Teu suporte as aflições e preocupações da vida. Obrigado, pois mesmo sabendo de todas estas minhas debilidades, o Senhor ainda me atribui algumas responsabilidades, algumas tarefas, algumas atribuições. Não posso e não devo ser e permanecer inerte, passivo e apático, mas devo fazer algo, contigo, com o Teu auxílio, com o Teu suporte! O que Te move a me auxiliar nas minhas fraquezas, senão o Teu infinito amor para comigo? Em cada auxílio Teu, em cada caminho que o Senhor me aponta, em cada suporte que percebo que veio de Ti, eu me sinto amado, definitivamente amado! Obrigado, ó maravilhoso Espírito Santo!

A. M. Cunha

domingo, 14 de fevereiro de 2021

O PERIGO DA INCREDULIDADE: ELA NOS AFASTA DA PROMESSA AINDA QUE ESTEJAMOS PERTO DO SEU CUMPRIMENTO

 

“Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito.”

Números 14:1-5

Deus prometeu entregar ao Seu povo uma terra, por isso essa terra ficou conhecida como a “Terra Prometida”! Essa promessa, no entanto, haveria de requerer o envolvimento do povo, que deveria lutar para consumar a conquista da Terra Prometida.

Aquele povo estava tão perto de ver o cumprimento da promessa! De fato, eles estavam na divisa com a Terra Prometida, por isso um grupo de doze homens havia sido enviado para espiá-la.

Quando regressaram, porém, uma parte destes espias influenciou negativamente o povo, causando ranhuras irreversíveis à sua fé. A gravidade do dano à fé do povo está registrada no texto de Números 14:1-5.

O caminho que eles haviam trilhado até aquele momento teve o seu início com a escolha de um líder: Moisés [vide Êxodo 3]! Moisés tornou-se o líder da libertação! Agora, porém, eles falavam de um novo líder: um líder da tragédia, um líder do regresso, um líder da desistência! Um líder que representaria o que estava em seu coração, pois eles, de fato, estavam renunciando a promessa divina! Suas palavras causam-nos comoção, estranheza e frustração! Como explicar tamanho ato de incredulidade depois de tudo o que eles haviam experimentado? “Levantemos um capitão e voltemos para o Egito”, eis o brado daqueles que foram derrotados pela incredulidade, mesmo estando eles tão próximos do cumprimento da promessa de Deus!

Guardemos cuidadosamente o nosso coração para que não se dê conosco o que ocorreu com eles! Que Deus nos guarde da incredulidade que é perigosa o suficiente para arrancar-nos do caminho da Promessa de Deus!

A. M. Cunha

OS FILHOS DE DEUS E A ORAÇÃO