sábado, 21 de novembro de 2009

O Que É Necessário Para A Prática Da Revelação Bíblica - Parte Dois


A Exposição De Nossa Vida

A nossa vida deve ser exposta ao conteúdo revelado da Palavra. Diante do conteúdo bíblico que lemos, devemos ter uma mente disponível às lembranças de nossas práticas recentes ou mesmo aquelas mais distantes. Assim, quando nos deparamos, por exemplo, com o texto de Efésios 5:21, devemos realizar a exposição de nossa vida ao texto. O texto nos diz: “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” Após a leitura do texto, é importante criarmos um momento de exposição de nossa vida – o confronto de nossas atitudes diante da Revelação bíblica. Alguns pontos podem nos ajudar:

1) Devemos nos lembrar dos acontecimentos recentes de nossa vida;
2) À medida que nos lembramos destes acontecimentos, devemos formular algumas perguntas, tais como: Nesta situação, a minha resposta foi uma resposta de evidenciou sujeição? Quais foram os sentimentos que surgiram em minha vida em decorrência destes acontecimentos? Estes sentimentos influenciaram na maneira como reagi aos fatos? Quais são as pessoas às quais eu tenho maior dificuldade para praticar este versículo? Consigo ver algum motivo para isso?

Lendo a Palavra com esta atitude, seremos incluídos numa condição tal que permitiremos que a nossa vida seja exposta ao poderoso conteúdo da Palavra de Deus.

Podemos fazer isso com quaisquer textos, formulando estas ou outras perguntas, conforme o caso.

Este é o desafio posto diante de nós.


Na próxima postagem abordaremos o tema: A revelação do nosso pecado.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O Que É Necessário Para A Prática Da Revelação Bíblica - Parte Um

A revelação bíblica não é um conceito meramente teórico – a prática é o complemento da revelação. Assim, cada um é responsável pela prática daquilo que é revelado. Quando praticamos a revelação temos a restauração. Oh! grandioso é este mistério: a prática da revelação nos conduz à restauração!

Considerando o valor da prática da revelação para a obtenção de uma vida restaurada, cumpre-nos apontar alguns passos são fundamentais para que qualquer revelação bíblica seja praticada:

a) a exposição;
b) a revelação;
c) a confissão e;
d) o arrebatamento(1);

A igreja é a comunidade do reino e como tal, deve trilhar o caminho do arrependimento. Por isso, é importante que tenhamos o hábito de expor a nossa(2) vida diante das Escrituras. Esta exposição, conforme a obra do Espírito de Deus em nossas vidas, revelará o nosso pecado, nos convencerá dele e, mediante a confissão, nos arrebatará das suas mãos. Estes quatro passos: Exposição, revelação, confissão e arrebatamento nos farão conhecer o nosso Senhor numa dimensão especialmente profunda, pois, diante destes quatro passos alcançaremos a liberdade necessária para a prática da vida cristã autêntica.
Na próxima postagem abordaremos o tema: A exposição de nossa vida.

(1) A expressão “arrebatamento”, usada aqui, não se refere ao rapto da igreja quando da segunda vinda de Cristo, mas ao cumprimento de Romanos 6:14 na vida do cristão, quando o cristão é arrebatado do domínio do pecado. A revelação deste texto é experimentada quando conhecemos a verdade - Jo 8:32. Devemos conhecer a verdade objetiva e a verdade subjetiva. Verdade objetiva é a experiência da Palavra, como livro que expressa a Vida Divina e a Verdade subjetiva é a experiência de Cristo em nós (Colossenses 1:27), Cristo como a Palavra Viva, o verbo divino (João 8:32, 14:6 e 17:17).


(2) É importante notar que se trata da exposição da nossa vida. Devemos fugir à tentação de expor a vida dos demais irmãos – a vida que deve ser exposta é a nossa.