sábado, 13 de dezembro de 2014

(4) Conexões Bíblicas – A escada de Jacó era Cristo

Comentário
Em sua rota de fuga, pois Esaú queria matá-lo, Jacó saiu de Berseba em direção a Harã. Em certo lugar, tendo já se posto o sol, Jacó passou ali a noite. Uma pedra lhe serviu de travesseiro e o cansaço de sonífero, tanto que “ali mesmo” dormiu e sonhou. Em seu sonho ele viu o seguinte “uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.” (Gênesis 28:12). O sonho faz pressupor que uma atividade angelical já estava em atividade na terra, pois se diz que “os anjos de Deus subiam e desciam” pela escada.
O chamado de Natanael para o discipulado foi marcado por um poderoso encontro com o Senhor Jesus. Neste encontro o Senhor Jesus revelou coisas ocultas que diziam respeito à individualidade de Natanael (João 1:48). Tal revelação contribuiu para o desfazimento da incredulidade na vida de Natanael, de modo que este exclamou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” (João 1:49). Em seguida, o Cristo divino, aproximando-se, não apenas de Natanael, mas dos discípulos, acrescenta o seguinte: “Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.” (João 1:51). Este texto, à semelhança do contido em Gênesis 28:10-12, deixa implícita a ideia de que já existia uma atividade angelical na terra. A atividade angelical descrita em Gênesis 28:12 é similar àquela descrita em João 1:51, pois em ambas os anjos de Deus subiam e desciam. Assim, podemos detectar que a escada de Jacó era Cristo.

Textos Conexos
“Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã. Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.”
Gênesis 28:10-12

“Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! Ao que Jesus lhe respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás. E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.”
João 1:49-51
A. M. Cunha

Gravura extraída de

http://s277.photobucket.com/user/joaocruzue/media/JacobsLadder.jpg.html.

(3) Conexões Bíblicas – O Éden é maior do que o Jardim

Comentário
Desde a narrativa do Gênesis, o Éden sempre foi maior do que o Jardim. Note que a Escritura nos diz que Deus plantou um jardim no Éden. Era o Éden que fornecia água para o Jardim, pois o texto sagrado nos diz que “saía um rio do Éden para regar o jardim” (Gênesis 2:10).
O Novo Testamento nos mostra que o Senhor Jesus esteve em dois jardins. O primeiro era chamado de Getsêmani, onde o Senhor Jesus, tendo começado “a entristecer-se e a angustiar-se”, declarou: “A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo” (Mateus 26:37-38). Jesus Cristo, aquele que é maior do que todas as coisas, inclusive maior do que o Jardim do Getsêmani, voluntariamente submeteu-se à angustiante atmosfera de tristeza que imperava naquele Jardim. O Getsêmani era, no entanto, apenas o início daquelas mortais angústias.
Outro jardim aguardava o Salvador do mundo. A Bíblia não menciona o nome deste jardim, limita-se a dizer que ele ficava próximo ao “lugar onde Jesus fora crucificado” e que nele havia “um sepulcro novo” (João 19:41). Este sepulcro tornou-se a última casa terrena de nosso salvador. O sepulcro, menor do que o Jardim, que por sua vez era infinitamente menor do que o Cristo que momentaneamente nele jazia.
No Éden havia um jardim, local onde a humanidade fora derrotada no primeiro homem, Adão. Próximo ao local onde Jesus fora crucificado havia um jardim, e nele havia um “sepulcro novo”, local onde o último Adão, Jesus Cristo, derrotou a morte e consagrou uma gloriosa senda de vitória espiritual para a humanidade.
O último Adão, Jesus Cristo, é maior do que o Jardim do Getsêmani e do que o jardim do sepulcro. Por ser maior que os jardins, o último Adão, Jesus Cristo, é como o Éden, infinitamente maior do que o jardim que nele estava, sendo de eternidade a eternidade “espírito vivificante”. (I Coríntios 15:45).

Textos Conexos
“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado.”
Gênesis 2:8

“E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços.”
Gênesis 2:10
“No lugar onde Jesus fora crucificado, havia um jardim, e neste, um sepulcro novo, no qual ninguém tinha sido ainda posto.”
João 19:41

A. M. Cunha


Gravura extraída de http://deniseludwig.blogspot.com.br/2013/09/arte-em-pinturas-de-adao-e-eva-o-jardim.html.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

(2) Conexões Bíblicas – O ato criador de Deus conferiu ao homem terrenoa imagem e semelhança do celestial

(2) Conexões Bíblicas – O ato criador de Deus conferiu ao homem terreno a imagem e semelhança do celestial

Comentário
A criação do homem deu-se num maravilhoso ato criador de Deus, por intermédio do qual Ele conferiu ao recém-criado ser terreno a imagem do celestial, por isso se diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26).
No entanto, a Queda gerou danos profundos nesta imagem celestial, de modo que o homem passou a gerar filhos “à sua semelhança, conforme a sua imagem” (Gênesis 5:3), e não conforme a imagem daquele que o criou. Os homens, desde a queda, não mais expressavam a imagem do que é celestial, ao contrário, “mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível.” (Romanos 1:23).
No ato criador de Deus, o que é terreno assumiu a imagem do que é celestial. Na queda, por outro lado, o coração dos homens passou a desejar que o que é celestial assumisse a imagem do que é terreno.
Graças a Deus, porém, pela vinda de Nosso Salvador Jesus Cristo, pois Ele “veio ao mundo para salvar os pecadores” (I Timóteo 1:15), de modo que o homem pudesse novamente “trazer também a imagem do celestial.” (I Coríntios 15:49).
Assim que nos rendemos ao senhorio de Jesus Cristo “somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (II Coríntios 3:18), pois o propósito de Deus é que sejamos “conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29), de modo que Deus, em Cristo Jesus, veio resgatar na humanidade a essência do Seu poder criador.

Textos conexos
“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.”
Gênesis 1:26

“e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.”
Romanos 1:23

“E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.”
I Coríntios 15:49

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”
II Coríntios 3:18

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
Romanos 8:29

A. M. Cunha
Gravura extraída de:

http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_michelangelo.html.


(1) Conexões Bíblicas – Cristo é o centro de todas as coisas


Comentário
O Livro dos livros tem o seu início focado no ato criador de Deus. O aspecto temporal, se é que assim podemos mencionar, deste ato criador é o princípio. Assim, a gênese de todas as coisas está em Deus, o Todo-Poderoso Ser que a tudo preexiste.
O Novo Testamento, ao discorrer sobre o mesmo ato criador de Deus, o faz trazendo à nossa percepção a preexistência do "Verbo", um vocábulo bíblico que se refere a Jesus Cristo, o Filho de Deus! Um importante princípio para a hermenêutica espiritual das Escrituras é lançado aqui: A Escritura aponta para Cristo. O apóstolo Paulo, percebendo esta vertente das Escrituras, ponderava que a vontade do Pai sempre foi a de fazer convergir em Cristo todas as coisas, conforme lemos em Efésios 1:9-10, que nos diz: “desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra”. Jesus, igualmente, sabia que as Escrituras apontavam para Si. O texto de Lucas 24:27, focado nesta realidade, apresenta-nos a seguinte fala de Jesus: “E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras”.
Uma forma espiritualmente qualificada para lermos e estudarmos a Bíblia é procurando ver Cristo nas páginas sagradas, pois, um dia, diante do nome de Jesus, todo joelho se dobrará, “nos céus, na terra e debaixo da terra” e toda língua confessará que “Jesus Cristo é Senhor” [Filipenses 2:10-11].
A. M. Cunha

Textos conexos
“No princípio, criou Deus os céus e a terra.”
Gênesis 1:1
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”
João 1:1



Gravura extraída do livro “A Supremacia e a suficiência de Cristo”, de Augustus Nicodemus, Editora Vida Nova.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

(48) Frutos da Palavra – Sonda-me, ó Deus!

Oração
Senhor, eis minha alma diante de Ti. Tu podes sondá-la, bem como conhecer o meu coração. Lanço-me diante de Ti para ser provado. Meus pensamentos estão postos diante de Tua face. Ajuda-me a ousadamente progredir em minha jornada espiritual, de tal modo que eu não venha a fugir da revelação do caminho mau que está oculto nas entranhas da minha alma. Que eu renuncie à condução de minha própria vida, à medida que me submeta à graça de ser conduzido por Ti.  

Texto semente
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.”
Salmo 139:23-24
Comentário
O salmista peregrinou com maestria a senda da adoração. Com tal qualificação, ele suplica que o Senhor sonde todo o seu ser, abrindo toda a sua alma para que o Senhor examine o seu coração. Ele lança a sua alma diante de uma veemente petição para ser provado, e submete os seus pensamentos ao conhecimento do Senhor. Estamos diante de uma alma anelante por Deus, que se entrega incondicionalmente diante dEle. O salmista avança em sua atitude de abertura de alma, procurando progredir para uma revelação autêntica: A revelação do caminho mau. Eis uma alma que se lança confiantemente aos pés do Senhor! Esta alma confiante não é alguém que conduz, mas alguém que é conduzido. O salmista suplica por esta condução, dizendo: “guia-me pelo caminho eterno”.

A. M. Cunha

Gravura extraída de http://www.artofeurope.com/rembrandt/rem4.htm

(47) Frutos da Palavra – Uma súplica por direção e ensinamento

Oração

Que a minha alma nutra uma vívida esperança de direção e ensinamento vindos do Senhor, com tal intensidade que esta esperança alimente minas orações diárias.



Texto semente
Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.
Salmo 25:5

Comentário
A consciência de que o Senhor é o Deus da sua salvação faz com que o salmista qualifique a sua súplica como um pedido por direção e ensinamento. Tanto a direção quanto o ensinamento, almejados pelo salmista, tem como fundamento a Escritura Sagrada, pois o salmista  diz “na tua verdade”. Seu relacionamento com o Senhor faz com que o salmista mantenha uma diária esperança de que a Deus o guiará e ensinará à luz da Bíblia Sagrada.

A. M. Cunha
Gravura extraída da capa do livro “Salmo 23 – Um mergulho nas águas do pastor do Salmo”, de autoria do autor deste blog

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

(46) Frutos da Palavra – O falar divino que nos chama

Oração
Querido Senhor, obrigado por nos falar e nos chamar. O Teu falar é um verdadeiro chamamento de amor para com todos os que Te ouvem. Que os meus ouvidos jamais estejam encobertos para ouvir o Teu falar.

Textos sementes
“No dia em que o Senhor falou a Moisés na terra do Egito,”
Êxodo 6:28
“Chamou o Senhor a Moisés e, da tenda da congregação, lhe disse:”
Levítico 1:1

Comentário
A vida é uma história de constante progressão. Não é diferente em nossa jornada espiritual. Os textos acima demonstram um pequeno vislumbre desta progressão espiritual que experimentamos.
De acordo com Êxodo 6:28, mesmo nos dias em que o povo de Israel estava sob o regime de escravidão egípcia, ainda assim o Senhor Deus falava com Moisés. É maravilhoso saber que Deus fala com o Seu povo!
Observemos, porém, a grandiosa progressão que se verificou neste falar divino com Moisés. Conforme lemos em Levítico 1:1, o Senhor não apenas falava, mas chamava.
O texto de Êxodo 6:28 mostra-nos que Deus fala no Egito, ao passo que o texto de Levítico 1:1 revela que Deus fala e chama, porém, de um lugar diferente, a “tenda da congregação”. Esta tenda era o lugar de adoração que o povo construiu sob as ordens divinas para servi-lo nos dias de sua peregrinação pelo deserto. Assim, quando estamos na vida da igreja, ou seja, “na tenda da congregação”, podemos ouvir o Senhor nos falar. O falar divino na “tenda da congregação” vem caracterizado por um veemente chamamento que Ele faz àqueles que o ouvem. Por isso podemos dizer: Deus não apenas nos fala, mas nos chama.

A. M. Cunha

Gravura extraída de http://www.esbocandoideias.com/2011/02/o-que-significa-tabernaculo.html

(45) Frutos da Palavra – O fôlego de vida soprado por Deus

Oração
Senhor, Tu tens o sopro da vida! Sopra em minha alma o renovador sopro do Teu Espírito. Obrigado, por que aos Teus olhos minha vida não é desprezível, mas uma oportunidade para a liberação do Teu amoroso poder!

Texto semente
“Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”
Gênesis 2:7
Comentário
Que graciosa descrição do que o Senhor faz na vida do homem! Em primeiro lugar, o homem é formado do pó da terra. Nas mãos de Deus nada é desprezível, nem mesmo o pó da terra. Tudo passa a ser uma oportunidade para a liberação de Seu amoroso poder! Em segundo lugar, o homem é feito alma vivente pelo sopro divino. O desprezível pó, por um ato de gracioso poder, torna-se alma vivente. Deus seja louvado!

A. M. Cunha

Gravura extraída de:
http://www.naturale.med.br/artes/6_michelangelo/MichelangeloeoAnatomista/michelangelo4.html

(44) Frutos da Palavra – Deus prepara um caminho para o Seu povo

Oração
Oh, Senhor, como Tu és poderoso! Tu deténs o poder de me livrar das garras da morte espiritual, das lágrimas e da queda! Como Tu és poderoso, Senhor! Tu preparas um caminho onde posso andar em Tua presença!

Texto semente
“Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés. Andarei na presença do Senhor, na terra dos viventes.”
Salmo 116:8-9
Comentário
Que gloriosa experiência o salmista compartilha no Salmo 116! Ele reconhece que o Senhor ouve a sua voz e as suas súplicas (Salmo 116:1). Ele é grato ao Senhor por poder experimentar o Seu poder de livrá-lo das garras da morte, das lágrimas e da queda. O salmista recebeu a força da vida que o Senhor lhe concedeu. O salmista não tem seus olhos embaçados pelas lágrimas, pois o Senhor o libertou delas. O salmista não é vacilante em seu andar, pois o Senhor o tem libertado da queda. Há um caminho construído por Deus para que os Seus filhos andem em Sua presença na terra dos viventes.

A. M. Cunha

Gravura extraída de: http://www.overmundo.com.br/agenda/gravuras-de-rembrandt-no-maes