domingo, 12 de março de 2023

ASPECTOS PRÁTICOS DA VIDA CRISTÃ - EPISÓDIO 14

Jesus, em Seu viver, foi um agente da Palavra

Já temos estudado que a humanização na vida de Cristo, com relação às necessidades humanas, seguiu três passos: A visão da necessidade, a convicção da necessidade e o suprimento da necessidade. Igualmente vimos que o suprimento da necessidade somente foi possível porque Cristo nasceu, cresceu, viveu e morreu. Desta forma, Cristo humanizou-se, sendo um promotor da vida. Em Seu viver, Ele promoveu a vida como um agente da adoração, da oração, da palavra, da comunhão, da salvação e da cura. Tudo porque Ele sabia que estes elementos – adoração, oração, palavra, comunhão, salvação e cura – eram indispensáveis elementos para o satisfação da necessidade do homem, qual seja, ter restaurada sua comunhão com Deus!

As Escrituras demonstram que Jesus foi um agente da Palavra. O grande objetivo destas lições acerca da Palavra de Deus e acerca de Jesus como agente da Palavra é demonstrar que Deus deseja que os cristãos não apenas leiam a Sua Palavra, mas igualmente sejam ávidos estudantes das Escrituras.

A partir da vida de Jesus Cristo, podemos, não somente constatar que Ele viveu à luz da Palavra de Deus, como também apontou o caminho para que nós, igualmente, pudéssemos viver à luz dos gloriosos ensinamentos das Escrituras! Eis que surge diante de nós o seguinte questionamento: Qual a importância da Bíblia na vida do cristão? Esta pergunta possui algumas importantes respostas, entre as quais destacamos as seguintes: 

Ø  A PALAVRA DE DEUS É UM INSTRUMENTO DE LIMPEZA: Encontramos no texto de João 15:3 o seguinte ensinamento proferido por Jesus: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”. De acordo com Jesus, a Palavra provoca uma limpeza especial na vida dos discípulos de Cristo;

 

Ø  A PALAVRA É UM INSTRUMENTO DE CURA: Observe cuidadosamente o texto do Salmos 107:20, que nos diz o seguinte: “Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal.”. Este texto revela a Palavra de Deus como um poderoso instrumento de cura. Dessa forma, quando você estiver precisando de cura procure estar mais próximo da Palavra de Deus – Você será curado por Ela;


Ø  A PALAVRA É UM INSTRUMENTO DE CRIAÇÃO: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” Este é o conteúdo do texto de Hebreus 11:3, que, por sinal, é muito enfático quando afirma que o universo foi criado pela Palavra de Deus! A Palavra de Deus é, portanto, um instrumento de criação. Todos nós precisamos ver o surgimento de uma nova criação dentro de nós mesmos! Se olharmos cuidadosamente para dentro de nós, identificaremos muitos aspectos que necessitam de uma nova criação. O poder de criação das Escrituras será manifestado em nossa vida sempre que estivermos próximos da Palavra de Deus;

 

Ø  A PALAVRA É A ESPADA DO ESPÍRITO: O texto de Efésios 6:17 afirma que “a espada do Espírito [...] é a palavra de Deus”. O Espírito Santo lida conosco fazendo uso de uma poderosa arma: Esta arma é a Palavra de Deus! O Espírito Santo, então, usa a Palavra de Deus para derrotar os nossos inimigos, a saber: o mundo, a carne, o diabo e, pasmem, nós mesmos! Muitas das adversidades que enfrentamos têm origem em nós mesmos!


Ø  A PALAVRA É O NOME DE CRISTO: A Bíblia Sagrada apresenta uma importante revelação acerca do nome de Jesus. Nós O conhecemos por vários nomes, tais como, Leão da tribo de Judá; Alga e Ômega; o caminho, a verdade e a vida; Água da Vida; Bom pastor, entre outros nomes. No entanto, o texto de Apocalipse 19:13 apresenta algo interessante acerca de como Jesus é conhecido: “o seu nome é Palavra de Deus”. Assim, ter um melhor relacionamento com a Palavra de Deus implicará, necessariamente, em estreitarmos o nosso relacionamento com Jesus Cristo!

A Palavra de Deus é, sem dúvida, um poderoso instrumento para o aprimoramento de nossa vida espiritual: Quanto mais a conhecemos, maior será o nosso aperfeiçoamento. Contudo, muito mais do apenas realizar Sua leitura, devemos estudá-La diligentemente!

A. M. Cunha