domingo, 20 de novembro de 2022

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS - CAPÍTULO 14

“Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” Este foi um maravilhoso convite que Jesus fez a Pedro e seu irmão André, conforme Marcos 1:17. Durante um considerável período de sua peregrinação com Cristo, o apóstolo Pedro andou bem em sua tarefa como discípulo de Jesus. Contudo, o capítulo 14 do Evangelho Segundo Marcos revela uma negra página na história desse apóstolo, que culminou com o momento em que Pedro negou Jesus.

Quem nunca deslizou? Quem nunca, ainda que por um breve momento, deixou de atender adequadamente o convite de Jesus? Assim que Jesus foi preso, Pedro, talvez por medo de ter o mesmo destino, inaugurou uma nova forma de desobediência: uma desobediência sutilmente disfarçada de obediência! O texto bíblico anuncia que Pedro ainda continuava seguindo Jesus, porém, ele O estava seguindo de longe [Marcos 14:54]! Seguir a Jesus de longe era uma sutil forma de desobediência! Aparentava obediência, pois ele ainda estava seguindo o mestre. Contudo, a forma como Pedro passou a seguir Jesus naquela ocasião, era, na verdade, uma clara demonstração de desobediência!

Esta sutil desobediência traria suas consequências para a vida de Pedro! Toda desobediência, ainda que sutil, tem o seu custo! Pedro negou Jesus três vezes, este foi o custo! Seguir a Jesus de longe faz com que o “seguidor” experimente um esfriamento do seu amor para com Cristo. Aquele que segue a Cristo de longe não estará verdadeiramente comprometido com o Divino Mestre! Por conta dessa falta de comprometimento, o apóstolo Pedro negou Jesus três vezes [Marcos 14:72]. Numa dessas ocasiões em que ele negou Jesus, Pedro começou a praguejar e a jurar, afirmando veementemente que não conhecia Jesus [Marcos 14:71]!

Felizmente, assim que ouviu o galo cantar, Pedro se arrependeu! Diz o texto bíblico que ele, “caindo em si, desatou a chorar” [Marcos 14:72]! É óbvio que o choro nem sempre significa arrependimento, mas aquele choro sim, pois a Escritura, ao registrar o choro de Pedro, menciona uma gloriosa expressão: “E, caindo em si”! Esta é uma declaração que revela arrependimento, a mesma expressão utilizada para o “filho pródigo” [Lucas 15:17]. O arrependido filho teve um novo começo para sua vida. Idêntico recomeço, estava reservado para Pedro, pois o arrependimento é o único remédio para os momentos em que deslizamos em nossa fé!

A. M. Cunha