quinta-feira, 1 de outubro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (6)


Versículo:
“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.”
Filipenses 3:12

Leitura sugerida: Filipenses 3:1-21

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Paulo declara que ainda não conhecia Cristo plenamente e, portanto, ainda não havia alcançado a perfeição. Isto seria algo frustrante para o apóstolo? Absolutamente! Ele o encarava como um desafio que o encorajava a prosseguir em sua jornada para a perfeição! Minhas atitudes demonstram claramente que estou progredindo em minha jornada cristã? Sou hoje minha melhor versão espiritual?

Oração:
Bendito Deus, conceda-me a benção de perseverar em minha jornada rumo à perfeição, que é conhecer Cristo plenamente! Que todas as minhas atitudes convençam, não unicamente os outros, mas a mim também, de que estou progredindo em minha jornada cristã! Ajuda-me a ser hoje minha melhor versão espiritual! 

A. M. Cunha

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (5)

Versículo:
“alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;”
Romanos 12:12
Leitura sugerida: Romanos 12:1-21

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Este texto revela três importantes atitudes que devem ser praticadas na vida cristã: alegrar-se na esperança, ser paciente na tribulação e perseverar na oração. Tenho conscientemente conduzido minha alma a se alegrar na esperança? Meu coração está disciplinado para enfrentar momentos de tribulação com paciência? Tenho sido perseverante na prática da oração? A vida nos oferece muitas circunstâncias que podem dificultar ou interromper a prática da oração. Chamo estas circunstâncias de impulsos nocivos à prática da oração. Assim, a falta de fé, a preguiça, o desânimo e o "deixar para amanhã", são impulsos nocivos que podem dificultar ou interromper a prática da oração em nosso viver. Tenho resistido aos impulsos que pretendem interromper a prática da oração em minha vida?

Oração:
Senhor Deus, ajuda-me a manter meus olhos focados na Tua esperança, conceda-me a benção de ser paciente sempre que estiver enfrentando momentos de tribulação e torna-me perseverante na prática da oração!
A. M. Cunha

terça-feira, 29 de setembro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (4)

Versículo:
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”
Apocalipse 3:20

Leitura sugerida: Apocalipse 3:1-22

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Este texto é muito utilizado no convite de pessoas para se unirem a Cristo. No entanto, é importante percebermos que este versículo foi proferido para uma igreja: A igreja em Laodicéia! Observe que Cristo manifesta o desejo de entrar nessa igreja! Não é estranho: Cristo bater à porta para entrar onde Ele jamais deveria ter saído [ou expulso]? Tal fato tem acontecido comigo? Tenho praticado algo que, de forma horrenda, tenha expulsado Cristo? Estou sensível para ouvir a Sua voz? Existe em mim a imediata disposição para abrir-Lhe a porta, tão logo Ele fale comigo? É meu desejo cear com Ele?

Oração:
Amado Deus, que não haja em mim qualquer conduta que Te rejeite e Te expulse da minha vida! Que não haja em mim qualquer demora em ouvir a Tua voz! Que não me falte o desejo de abrir a porta para cear contigo!
A. M. Cunha

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (3)

Versículo:
“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.”
II Timóteo 3:16-17

Leitura sugerida: Leia II Timóteo 3:1-17

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Quando me encontro com a Escritura, tenho-me permitido ser ensinado por Ela? Acato Suas repreensões e correções? Percebo-me sendo instruído em justiça? Ao ler a Escritura tenho a percepção de que tudo o que Ela realiza em minha vida tem um propósito? Está claro para mim que este propósito busca o meu aperfeiçoamento e o meu preparo para praticar toda espécie de boa obra?

Oração:
Senhor! Livra-me de um coração tão duro que não permita que meus encontros com a Tua Palavra sejam um ensinamento para mim. Ajuda-me a aceitar a repreensão e a correção provenientes de Tua Palavra. Que o meu coração seja obediente sempre que a Tua Palavra instruir-me no caminho da justiça. Ajuda-me a entender que o trabalhar da Tua Palavra em minha vida também pretende conduzir-me à prática de boas obras. Abre a minha mente para que eu perceba que praticar boas obras é, também, um ato de adoração.
A. M. Cunha

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (2)

Versículo:

“Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
Colossenses 3:2

Leitura sugerida: Leia Colossenses 3:1-25

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Se eu colocar o universo dos meus pensamentos numa balança, poderei concluir que tenho pensado mais abundantemente nas coisas lá do alto do que nas coisas aqui da terra? E mesmo quando penso nas coisas da terra, meus pensamentos são influenciados pela Palavra de Deus? Tenho a firme consciência de que, desde o dia em que Cristo me salvou, a minha vida passou a estar vinculada aos valores celestiais? É muito importante entender que este padrão de vida não significa que tenho permissão para odiar as pessoas, ao contrário, quanto mais estiver focado nas coisas lá do alto, tanto mais o amor de Deus em minha vida tocará a alma de todos a minha volta. Se assim não for, estarei perigosamente enganado, pensando estar focado no céu, quando na verdade estarei a me distanciar cada vez mais dele.

Oração:
Bondoso Deus! Ajuda-me a estar focado em Ti! Que meus pensamentos sejam profundamente influenciados por tudo aquilo que é celestial! Muitas coisas a minha volta pretendem conduzir o meu foco para esta terra. Dá-me forças para resistir à tentação de estar focado na terra e sabedoria para entender que estar focado nas coisas lá do alto não significa ter um salvo conduto para odiar a Tua criação.
A. M. Cunha

domingo, 27 de setembro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (1)





“Porém eles, nossos pais, se houveram soberbamente, e endureceram a sua cerviz, e não deram ouvidos aos teus mandamentos.”
Neemias 9:16

Leitura sugerida: Leia Neemias 9:1-38

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Que legado tenho deixado para a minha posteridade: Um coração soberbo, uma postura inflexível ou um coração rebelde para com os mandamentos divinos? O texto acima apresenta o clamor de Neemias que ora a Deus reconhecendo que seus antepassados deixaram um legado reprovável para o povo.

Oração:
Senhor! Ajuda-me a deixar um legado de benção para a minha posteridade! Que, por Tua graça e misericórdia, o meu legado inspire orações de gratidão a Ti, e não orações de lamento e dor!
A. M. Cunha