sábado, 21 de dezembro de 2019

DAR GRAÇAS NOS MANTÉM ALINHADOS COM A VONTADE DE DEUS


É muito motivador perceber como as palavras do apóstolo Paulo aos Tessalonicenses estavam carregadas de gratidão! Na visão apostólica, dar graças é manter-se alinhado com a vontade de Deus, pois para ele, “dar graças” era “a vontade de Deus em Cristo Jesus” [1 Tessalonicenses 5:18]!

Sua gratidão, porém, não era proveniente dos seus sentimentos por coisas, mas por pessoas. Por três vezes nesta Carta ele manifestou sua gratidão pelas pessoas com as quais se relacionava [1 Tessalonicenses 1:2; 2:13 e 3:9]!

Aos olhos do apóstolo, pessoas que, em suas próprias vidas, acolhem a Palavra de Deus, “não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus”, são pessoas que despertam gratidão! Pessoas com esse perfil são pessoas cheias de fé, as quais, de dia em dia, tornam-se cada vez melhores pela eficácia transformadora da Palavra de Deus que nelas atua.
A. M. Cunha

AS CIRCUNSTÂNCIAS NÃO DEVEM IMPEDIR A AÇÃO EVANGELIZADORA


É extremamente gratificante saber que os apóstolos mantiveram-se fiéis ao mandado divino para evangelizar os tessalonicenses. De acordo com 1 Tessalonicenses 2:2 as circunstâncias que envolveram essa ação evangelizadora estavam profundamente desfavoráveis, pois eles haviam sido maltratados e ultrajados em Filipos.

Somente o Espírito Santo pode tornar a alma humana, maltratada e ultrajada pelas agruras da perseguição, numa alma disposta a anunciar o evangelho de Jesus Cristo, ainda que em meio a muitas adversidades e lutas!

Conquanto as circunstâncias exteriores tenham sido desfavoráveis para a ação evangelizadora, a condição interior dos apóstolos mantinha-se fiel e disposta a cumprir a ordem divina para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo!

Com tal disposição interior, que não lhes permitia interromper a ação evangelizadora ainda que diante de lutas e desafios decorrentes da perseguição que lhes fora imposta, os apóstolos não apenas evangelizaram os tessalonicenses, como também colheram os frutos resultantes da sua obediência.

O salmista já havia compreendido tal realidade quando afirmou: “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” [Salmo 126:5-6].
A. M. Cunha

O EVANGELHO TOCA NOSSO PRESENTE E NOSSO FUTURO


“[8] Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma; [9] pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro [10] e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.”
1 Tessalonicenses 1:9-10

Os versículos 8 a 10 do capítulo primeiro da Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses demonstra a poderosa repercussão do Evangelho entre os tessalonicenses. Essa repercussão revela dois significativos efeitos do Evangelho: um, quanto ao tempo presente e outro, quanto ao tempo futuro.

No versículo 9, conhecemos o efeito do Evangelho quanto ao tempo presente, qual seja, a conversão, caracterizada pelo abandono das práticas da velha vida, juntamente com a disposição para servir a Deus. O texto bíblico afirma: “deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro”.

No versículo 10, por sua vez, somos apresentados ao efeito do Evangelho quanto ao futuro, a saber, nosso glorioso futuro que enche o nosso coração de esperança. Nossa esperança está pautada no evento, futuro e certo, de que o Senhor Jesus, o Filho de Deus, que vitoriosamente ressuscitou dentre os mortos, voltará dos céus para buscar o Seu povo. A grandiosidade deste evento é ressaltada, na parte final do versículo 10, com a verdade de que o Senhor Jesus livrará o Seu povo da ira vindoura!
A. M. Cunha

VIVENDO POR MODO DIGNO DE DEUS


“E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.”
1 Tessalonicenses 2:12

O texto de 1 Tessalonicenses 2:12 faz uso de três importantes palavras: Exortamos, consolamos e admoestamos. Estes três vocábulos, quando adequadamente compreendidos, promovem um vigoroso ensinamento para a vida espiritual dos filhos de Deus.

O vocábulo grego παρακαλεω [parakaleo], traduzido como “exortação”, tem o sentido de chamar alguém para o lado daquele que chama, com o propósito de encorajá-lo a fazer algo que pode e precisa ser feito.

O vocábulo grego παραμυθεομαι [paramutheomai], traduzido como “consolar”, tem o sentido de falar algo a alguém, estando ao seu lado, com o propósito de acalmá-lo, oferecendo alívio em tempos de aflição, sofrimento ou tribulação.

O vocábulo grego μαρτυρεω [martureo], traduzido como “admoestar”, tem o sentido instruir alguém, para adverti-lo, a partir de experiências pessoais ou daquilo que obteve por iluminação divina, a interromper o que está sendo feito e que não deveria continuar a ser feito.

O foco de cada um destes vocábulos, exortar, consolar e admoestar, é fazer com que aqueles que recebem a exortação, o consolo e a admoestação, vivam por modo digno de Deus, glorificando-o em tudo o que fazem ou deixam de fazer! Quem exorta, consola ou admoesta, deve fazê-lo cheio de amor e com o propósito de ver Deus sendo glorificado!
A. M. Cunha

SEGUINDO A CRISTO: VIVENDO GRAÇA E VERDADE


“porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.”
1 Tessalonicenses 1:5

Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, não apenas por meio de Sua Palavra da verdade, mas também por meio da operação da Sua graça. A Bíblia diz que Ele “habitou entre nós, cheio de graça e de verdade” [João 1:14]. Ao fazer uso do vocábulo “verdade”, João referia-se à Palavra. Ao mencionar o vocábulo “graça”, ele fazia referência ao poder de Deus em ação. Este foi o modo como Jesus propagou o Evangelho, fazendo uso da Palavra e do Poder.

Como seguidores de Cristo, devemos agir tal qual o Nosso Divino Mestre agiu! Foi exatamente isso o que os apóstolos fizeram quando evangelizaram Tessalônica. Eis o que afirma o texto bíblico: O “evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo” [1 Tessalonicenses 1:5].

A semelhança é total com o modo como Cristo apresentou o Evangelho, ou seja, fazendo uso da Palavra e do Poder. Pode-se, portanto, afirmar que os apóstolos chegaram em Tessalônica cheios de “graça” e de “verdade”!

O mundo será verdadeiramente alimentado quando a igreja, tal qual Cristo, apresentar o verdadeiro Evangelho, cujos nutrientes centrais são: graça e verdade! Tanta a graça quanto a verdade apontam para Cristo, pois Ele foi e é “cheio de graça e de verdade”!

A graça é Cristo! A verdade é Cristo! Cristo é o tema central do evangelho, que se achegou a nós como nossa vida, nossa luz, nossa graça e nossa verdade! Sigamos, pois, os Seus passos!
A. M. Cunha