quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

DÉCIMA QUINTA SEÇÃO – SALMO 119:119

Salmo 119:119 – “Rejeitas, como escória, todos os ímpios da terra; por isso, amo os teus testemunhos.” Os ímpios aqui mencionados, são os mesmos que, no versículo 118, se desviam dos mandamentos divinos. A revelação bíblica demonstra que aqueles que se desviam da Palavra de Deus serão por fim rejeitados por Ele. O uso da expressão “como escória” serve para qualificar a gravidade dessa rejeição. O vocábulo “escória”, por sua vez, refere-se às impurezas, inúteis e desprezíveis, que são rejeitadas no processo de purificação da prata, como é citado em Ezequiel 22.18. Conhecendo o implacável juízo divino sobre a impiedade, o salmista apega-se com amor à Palavra de Deus, utilizando-a como fonte de purificação pessoal. A mensagem é por demais clara: Não haverá rejeição em relação àquele que ama a Palavra de Deus.
A. M. Cunha

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

DÉCIMA QUINTA SEÇÃO – SALMO 119:118

Salmo 119:118 – “Desprezas os que se desviam dos teus decretos, porque falsidade é a astúcia deles.” Qual é o veredicto das Escrituras com respeito àqueles que desprezam os mandamentos divinos? A sentença bíblica anuncia que o que eles conquistam e realizam com sua astúcia é pura falsidade. Este é o sentido da expressão “porque falsidade é a astúcia deles”. Qual não será a dilacerante frustração de quem, tendo gastado os seus dias afastando-se dos ensinamentos da Palavra de Deus, descobrir que tudo o que viveu foi a mais angustiante falsidade? Quem deliberadamente despreza a Palavra do Senhor está, na verdade, desprezando o Senhor da Palavra. Quão tenebrosa é a verdade anunciada por este precioso versículo!
A. M. Cunha

domingo, 10 de dezembro de 2017

JUNTO ÀS ÁGUAS

Há um chamado de Nosso Senhor Jesus Cristo que muito me empolga. Refiro-me ao chamado de João 7.37, quando o Senhor disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. Jesus Cristo compara-se a Si mesmo com as águas que saciam o sedento! Quais são as implicações desta comparação para a nossa vida? Obtemos resposta a esta pergunta a partir de uma visão panorâmica das Escrituras acerca do que pode acontecer junto às águas:

[1] Quando Jacó abençoava os seus filhos com a profecia de Gênesis 49, ele destinou a José as seguintes palavras: “José é um ramo [...] junto à fonte; seus galhos se estendem sobre o muro”. Nesta profecia José é descrito como estando junto às águas e a seu respeito se diz que seus ramos se estendem sobre o muro. O muro, por mais alto que fosse, não poderia impedir o avanço dos ramos de José.
Princípio Espiritual: Os obstáculos serão superados por aquele que está junto às águas;

[2] O Salmo 1 fala sobre aqueles que temem ao Senhor e sobre os ímpios. Os que temem ao Senhor são descritos “como árvore plantada junto a corrente de águas” [Salmo 1.3]. De acordo com este Salmo, aquele que teme ao Senhor “não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” [Salmo 1.1].
Princípio Espiritual: Aquele que está junto às águas não se deixa influenciar pelo mundo.

[3] O profeta Jeremias compara “o homem que confia no Senhor” “como a árvore plantada junto às águas” [Jeremias 17.7-8]. Prosseguindo em sua palavra profética, Jeremias afirma que aquele que teme ao Senhor “não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.” [Jeremias 17.8]. O calor excessivo interfere negativamente no processo de frutificação, mas não quanto àquela árvore que está plantada junto às águas.
Princípio Espiritual: Aquele que está junto às águas é capaz de frutificar mesmo nas condições mais adversas.

É maravilhoso perceber o que acontece junto às águas! No entanto, existe uma pergunta adicional que precisa ser respondida: Como poderá o homem manter-se junto às águas? O salmista, descrevendo seu relacionamento com o Senhor, anuncia o seguinte: “O Senhor [...] leva-me para junto das águas” [Salmo 23.1-2]. Esta é uma extraordinária revelação, pois o Senhor é quem nos conduz para perto de Si mesmo! E é junto Dele que superamos os obstáculos da vida, não nos deixamos ser influenciados pelo mundo e, por fim, frutificamos ainda que estejamos enfrentando condições adversas. Louvado seja o Senhor!
A. M. Cunha