sábado, 19 de setembro de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (48)

Versículo:
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”
João 1:14

Comentário:
Graça e verdade, estas são duas importantes palavras do evangelho de João. Este evangelho possui uma estrutura dúplice, pois nele nós vemos a verdade sob a forma de ensino e a graça sob a forma de sinais. Em Cristo temos a graça e a verdade em sua plenitude. A graça é Cristo! A verdade é Cristo! Cristo é o tema central do evangelho, que veio a nós cheio de graça e de verdade!

Oração:
Senhor Jesus, em Ti a graça e a verdade podem ser vistas em sua plenitude! Ajuda-me a viver sob a influência da graça e da verdade, para o louvor do Teu nome!


A. M. Cunha

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (47)

Versículo:
“Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.”
João 11:44

Comentário:
Ao comando da voz de Jesus, Lázaro passou a viver novamente. Sua nova vida, porém, estava limitada pelas ataduras e pelo lenço que envolvia o seu rosto. Novamente o mestre faz ecoar Sua voz no cenário daquela ressurreição, desta vez, para convidar aqueles que a presenciaram a unirem-se ao milagre, desatando Lázaro para que ele pudesse, não apenas estar vivo, mas, achando-se desatado, desfrutar a vida em sua plenitude!

Oração:
Gracioso Jesus, Tu és o único que fazes o homem saltar da morte para a vida, ao mesmo tempo em que convidas os que presenciam a ressurreição, a ajudarem o recém-ressurreto a desfrutar plenamente a nova vida! Ajuda-me a ser um daqueles que, aceitando o Teu convite, coopera para que o ressurreto viva a nova vida em sua plenitude.


A. M. Cunha

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (46)

Versículo:
“Quem há semelhante ao Senhor, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra?”
Salmo 113:5-6

Comentário:
Quão grandioso é o Senhor, nosso Deus! Ele inclina-se para ver, não apenas o que se passa sobre a terra, mas o que se passa no céu! (é isso mesmo!) Tão elevado é o Senhor, nosso Deus! Para nós o céu é o que há de mais elevado, para Deus, no entanto, nada é tão elevado quanto Sua própria pessoa!

Oração:
Quem sou eu para que possa ser contemplado por Ti, ó Deus? Tu estás acima do céu, mas em Teu amor e bondade, Tu te inclinas para ver o que se passa comigo! Obrigado, Senhor!


A. M. Cunha

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (45)

Versículo:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”
Mateus 28:4

Comentário:
Nesta era em que o que mais se requer das pessoas é a produtividade a qualquer custo, aquelas pessoas que se acham cansadas são tidas por descartáveis e aquelas que se acham sobrecarregadas são exploradas até à exaustão. Os homens, na presente era de produtividade, são tidos como objetos de produção. Cristo, porém, chama os cansados e sobrecarregados para Si. Nele, ninguém é descartável e ninguém é explorado. Ao contrário, em Cristo, eles encontram alívio para suas almas.

Oração:
Querido Jesus, obrigado por não me considerar uma pessoa descartável e por não me ter como um objeto a ser explorado! Em Ti sou respeitado e amado! Em Ti eu encontro o verdadeiro alívio para a minha alma.


A. M. Cunha

terça-feira, 15 de setembro de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (44)

IVersículo:

“Excelso é o Senhor, acima de todas as nações, e a sua glória, acima dos céus.”
Salmo 113:4



Comentário:
Os homens organizam-se em nações. O Senhor Deus, porém, está acima de todas elas! Não há nada tão elevado como os céus. A glória do Senhor, porém, está acima dos céus! Por isso se pode dizer que o Senhor é excelso!

Oração:
Senhor, Tu és digno de louvor, pois Tu estás acima de todas as nações e a Tua glória, acima dos céus! Sou Teu servo e sou contado entre tudo o que está abaixo de Ti. Minha maior elevação é, prostrado aos Teus pés, louvar-Te, reconhecendo, assim, que Tu estás acima de tudo!


A. M. Cunha

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (43)

Versículo:
“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;”
I Coríntios 11:23

Comentário:
Os discípulos de Jesus celebram a ceia pelo mundo afora. A celebração da ceia é uma das práticas mais importantes para os discípulos de Cristo. Alguma vez você já se perguntou: Em que ocasião Jesus instituiu a ceia? Paulo nos responde com um sonoro “na noite em que foi traído”. Mesmo sabendo que seria traído dali a pouco tempo, o Senhor Jesus instituiu um dos mais sublimes atos de comunhão cristã. Que nobreza de nosso Senhor! Ele não é, não foi e jamais será dominado pela malignidade da traição!

Oração:
Amado Deus, não me deixe ser dominado pela malignidade da traição! Ao contrário, faça arder em meu coração a gloriosa chama da comunhão com outros irmãos!


A. M. Cunha

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (42)

Versículo:
“Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.”
Salmo 141:3

Comentário:
O apóstolo Tiago afirma que a língua “é fogo; é mundo de iniquidade; (...) contamina o corpo inteiro” (Tiago 3:6); “é mal incontido, carregado de veneno mortífero.” (Tiago 3:8). A tarefa da alma humana é refreá-la, sob pena de enganar o próprio coração (Tiago 1:26). O salmista, compreendendo tão bem esta verdade e conhecendo a si mesmo como incompetente para executar tal tarefa, ora pedindo a Deus que coloque um guarda à sua própria boca e um vigia à porta dos seus lábios.

Oração:
Senhor, meu Deus, a língua é ferida mortal, que mata, não somente o ofendido, mas o próprio ofensor. Que o Senhor, guarde a minha língua do mal e que os meus lábios sejam, unicamente, uma fonte de bênção para o próximo!


A. M. Cunha