quarta-feira, 26 de maio de 2010

O SENHOR CONSERVA EM PAZ


Existem algumas perguntas que nos ajudam na aplicação da Palavra ao nosso coração. Devemos sempre ter em mente que o que é mais importante não é o quanto dominamos as Escrituras, mas o quanto Ela nos domina. Este é um significativo ponto de partida para o estudante das Escrituras. Façamos, então, uso destas perguntas para analisarmos o texto de Isaías 26:3. Que tenhamos um bom desfrute.

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”

Isaías 26:3

1) O que o texto fala sobre Deus? O texto nos revela que o Senhor é o doador da paz, e não somente isto. Ele é o preservador da paz. A paz que o Senhor nos dá é maravilhosa. Primeiramente, porque Ele é o “príncipe da paz” (Isaías 9:6). Em outras palavras, Ele é o que se assenta no trono da Paz. O próprio Senhor é a Paz (Juízes 6:24). A paz não é um sentimento. A paz é uma pessoa. A paz é o próprio Senhor. Quando entendemos isto, uma nova revelação nos é cedida pelo Senhor quando lemos a Palavra de João 14:27, que diz: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” Qual é a revelação? O Senhor se dá a si mesmo a nós! Oh! Esta é uma gloriosa revelação. Por isso Paulo podia dizer: “Cristo vive em mim.” (Gálatas 2:20).
2) Qual é a vontade de Deus expressa no texto? O que devo fazer? A vontade de Deus revelada é que cada membro do Corpo de Cristo deve confiar no Senhor. A confiança é o solidificar de nossa paz. Quanto mais confiamos no Senhor, mais Ele efetuará a conservação de si mesmo (Nossa Paz) em nós. Quando permanecemos no Senhor, na verdade, estamos confiando profundamente nEle. Fazendo assim, Cristo é posto como nosso fundamento (I Coríntios 3:11) e não haverá o que nos possa abalar, pois seremos “como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre” (Salmo 125:1).
3) Quais são as promessas de Deus para mim, minha família e Igreja? A grande promessa contida no texto é que o Senhor (e não nós) conservará a Paz em nossa vida. A Paz é o próprio Senhor! Ele mesmo realiza a conservação de sua pessoa em nós. Muitos são os cristãos que lutam para conservar o Senhor em sua vida: fazem muitos rituais, seguem a várias regras. No entanto, a Palavra nos diz que devemos confiar no Senhor e levar os pensamentos cativos à mente de Cristo. Note que o texto diz: “cuja mente está firme em ti”. Este é o melhor "cativeiro" para os nossos pensamentos. Nossa mente e nossos pensamentos devem estar cativos no Senhor (II Coríntios 10:5). Quando fazemos isto, assumimos uma atitude de dependência do Senhor. Essa disposição de nossa vida, faz com que o Senhor se conserve a si mesmo em nós. Não há esforço nosso, há, tão somente, dependência do Senhor. O trabalhar é dEle. Glória ao Senhor Jesus Cristo!
4) Quais são os pecados apontados? O texto revela o pecado da independência. Quantas vezes achamos que nossa mente e nossos pensamentos são superiores e não precisamos do Senhor? É por isso que não temos Paz! O Senhor não se conserva a si mesmo na vida daqueles que são independentes dEle. Sem o Senhor não existe paz, pois Ele é a nossa Paz! O Senhor abomina a independência. Ele nos fez seus filhos para que pudéssemos experimentar uma vida de total dependência dEle.
5) Há um exemplo de vida a ser seguir? O único exemplo a seguir é o exemplo de Cristo. Cristo é a Paz. Ele se deu a si mesmo por nós para que fôssemos constituídos Casa de Deus, morada do Eterno. Este deve ser o nosso modo de vida: Devemos viver para os nossos irmãos, dar a nossa vida por eles, objetivando a geração de Cristo na vida deles. Juntos, devidamente ajustados e vivendo desta maneira estaremos construindo o Edifício de Deus.
6) Quais são as atitudes que devo mudar ou assumir em minha vida? Devo abominar a independência. Sempre que desejar fazer alguma coisa sem o Senhor, devo suplicar Sua ajuda. Tudo o que eu fizer, deve ser feito para o Senhor. Ergue-se em minha vida um grande referencial de vida: “Dependência ou morte”. Que a minha oração seja: “Senhor! Dependo de Ti. Sou pote de barro, vazio e sem conteúdo. Encha-me de Ti mesmo e seja o meu conteúdo! Em nome de Jesus, amém!”
Em Cristo e por seus interesses.

Ir. Arisvaldo.