sexta-feira, 13 de março de 2020

UM CRUEL DIAGNÓSTICO E UMA MAJESTOSA ESPERANÇA


“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”
Apocalipse 3:20

Um cruel diagnóstico e uma majestosa esperança. É isto o que encontramos neste precioso versículo! Sou particularmente tomado por um nefasto choque, quando percebe com quem Jesus estava falando. De acordo com Apocalipse 3:14, Jesus estava falando com a igreja em Laodicéia. Em Suas palavras, Jesus deixa bem claro que Ele estava do lado de fora. Este é o cruel diagnóstico: Jesus estava do lado de fora da igreja! É extremamente cruel perceber que Jesus estava do lado de fora do único lugar de onde Ele jamais deveria ter sido expulso: Sua igreja!

Há, no entanto, uma majestosa esperança neste mesmo versículo! Quão maravilhosa é a vida espiritual: onde encontramos aquilo que se apresenta como nossa maior dor, poderá ser o mesmo lugar onde encontraremos nossa majestosa esperança! O Senhor deixa bem claro que, se alguém ouvir a Sua voz, Ele entrará naquela casa! É extremamente majestoso perceber que o lugar onde nos deparamos com nosso mais cruel diagnóstico poderá ser o mesmo lugar onde desfrutaremos nossa mais libertadora esperança! Se alguém abrir a porta, Jesus entrará!
A. M. Cunha

O SENHOR VEM A MIM E EU VOU A ELE


O SENHOR É MEU PASTOR E EU SOU SUA OVELHA


quinta-feira, 12 de março de 2020

O ANELO POR DEUS PERMITE QUE ELE SEJA EFETIVAMENTE CONTEMPLADO PELO SEU POVO


O anelo por Deus é um importante mecanismo por meio do qual Deus será contemplado no santuário, o ambiente das reuniões do Seu povo. Quando Deus é efetivamente contemplado por Seu povo, Sua força e Sua glória são graciosamente vistas por aqueles que por Ele anelam. O anelo que permite que Deus seja contemplado é cuidadosamente descrito salmista com as seguintes palavras: “eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja”.
A. M. Cunha

ESPERAR SILENCIOSAMENTE EM DEUS


O salmista Davi expressa, no primeiro versículo deste Salmo, o diálogo que a alma dependente promove consigo mesma, tendo como foco aquele de quem depende. Três aspectos caracterizam a alma dependente: 1) Declaração de exclusividade; 2) Conduta de quietude; e 3) Convicta expectativa.
A alma dependente não se esquiva de anunciar para si mesma sua todo-dependência para com o Senhor da sua alma. Ela declara “Somente em Deus”. Sua existência possui um centro gravitacional: Deus! Esta é a declaração proferida por esta alma que atesta a exclusividade de Deus em sua existência.
Tendo por foco o seu Senhor, a alma dependente, cônscia do poder do seu exclusivo Deus, assume para si uma conduta de quietude. Ela espera silenciosa em Deus. O silêncio diante de Deus é mais eloquente e mais harmonioso do que qualquer sinfonia acústica. Aquietar-se diante de Deus é uma veemente declaração de confiança.
O fundamento desta confiança é a expectativa de que a salvação vem do Senhor. A alma dependente está convicta desta realidade, pois ela declara para si: “dele vem a minha salvação”.
A. M. Cunha

terça-feira, 10 de março de 2020

A EXCELÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS


Quão excelente é a Palavra de Deus! Ela é a Lei do Senhor que torna conhecido o Seu testemunho em forma de preceitos e mandamentos que promovem, a um só tempo, o temor do Senhor e os juízos divinos. A Palavra de Deus é perfeita, fiel, reta, pura, límpida e verdadeira. Dela emana o poder de restaurar profundamente a alma, conceder sabedoria aos símplices, alegrar genuinamente o coração, iluminar verdadeiramente os olhos. Ela permanece para sempre e é, em Sua totalidade, plenamente justa. Ela é do Senhor, pois pertence a Ele, dele emana e a Ele glorifica!
A. M. Cunha

O AMOR DE DEUS É PRÁTICO, NÃO MERAMENTE TEÓRICO


O Amor Divino é, por essência, prático. Ele não atua como um drone, que de longe contempla o cenário da história humana, contentando-se apenas com a fria relação de meras palavras que, embora possam ter muito a dizer, nada podem realizar. Ao contrário, o Divino Amor anelava, e ainda anela, pelo toque, pelo abraço, pelo estar junto; pois ele conhecia o grave estado espiritual da humanidade, que, para ser radicalmente transformado, requeria que o Amor se tornasse tão real e palpável quanto a epiderme da humanidade que, embora não soubesse, estava, e ainda está, profundamente carente do Divino Amor. Cristo é o Amor encarnado, o Amor Epiderme de Deus, que possibilitou o indescritível abraço de Deus com a humanidade!
A. M. Cunha

domingo, 8 de março de 2020

JESUS, O VERBO DIVINO, FOI OUVIDO, VISTO E TOCADO


O apóstolo João faz uma clara referência a Jesus, o Verbo Divino, “O que era desde o princípio”. Sua abordagem é profundamente relacional, pois em sua descrição acerca do Verbo Divino, o apóstolo João desfaz a equivocada ideia de que o Divino Verbo tenha se mantido distante da Sua criação. O apóstolo torna inequívoco o fato de que o Divino Verbo foi ouvido, visto e tocado – Isto é relacionamento! Conquanto Cristo seja absolutamente Santo, Poderoso e pleno em Soberania, Ele está intencionalmente próximo o suficiente para ser ouvido, visto e tocado por todo aquele que Nele crê.
A. M. Cunha