domingo, 26 de junho de 2022

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS - CAPÍTULO 17

Uma das características da atual sociedade é uma desenfreada e quase exclusiva busca por seus próprios interesses, um investimento sem fim na vida terrena, com quase nenhum investimento na vida celestial. O capítulo 17 do Evangelho Segundo Lucas anuncia que este tipo de comportamento também caracterizava a sociedade dos dias de Noé. É isto o que vemos no texto bíblico de Lucas 17:26-27, que nos diz o seguinte: “Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, veio o dilúvio e destruiu todos” A sociedade atual, tanto quanto aquela dos dias de Noé, está muito distante do ideal que marcou a geração dos dias no nascimento de Enos, um dos descendentes de Adão. A respeito daquela geração, a Bíblia Sagrada afirma: “Foi nesse tempo que se começou a invocar o nome do Senhor.” [Gênesis 4.26].

Os dias de Noé foram impactados por um evento singular, uma verdadeira catástrofe, que implacavelmente atingiu toda aquela geração: O dilúvio que veio ao mundo nos dias de Noé! Jesus Cristo anunciou que um evento, infinitamente superior ao dilúvio, também atingiria a geração dos tempos do fim: A manifestação do Filho do Homem, ou seja, o glorioso retorno de Jesus Cristo, ocasião em que, diante Dele e para Ele, todos os homens, vivos e mortos, hão de prestar contas!

Como vimos, este capítulo do Evangelho Segundo Lucas anuncia: “Assim como foi nos dias de Noé [...] Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar.” [Lucas 17.26 e 30]. Nesses tempos, em que a humanidade parece estar absoluta e exclusivamente concentrada na busca por seus próprios interesses, abandonando, por conseguinte, o desejo de se concentrar em Deus e no Seu reino, torna-se absolutamente necessário que uma nova geração espiritual, cheia de fé e graça, assuma o importante papel de cooperar para que a marca que caracterizava os dias de Enos, surja novamente em nossos dias, a saber, a voluntária e profunda disposição para invocar o nome do Senhor!

O mundo não deseja voltar-se para Deus! Eis a razão porque muitos vivem suas vidas como melhor lhe apraz! Uma geração que dedica os seus dias para Deus e que genuinamente vive de acordo com Sua soberana vontade, será capaz de mostrar para o mundo o caminho que deve ser seguido, porque “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” [Romanos 10.13].

A. M. Cunha