segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

UM VISLUMBRE DA TEOLOGIA BÍBLICA DA SANTIFICAÇÃO

A Escritura é cuidadosa ao discorrer sobre a santificação. Não há dúvidas de que a santificação é a vontade de Deus (I Tessalonicenses 4:3). Mas não somente isso, antes de ser um ato humano, a santificação é um ato divino em nossas vidas; por isso a Escritura afirma: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo” (I Tessalonicenses 5:23).
Ademais, o envolvimento pleno da santificação em nossas vidas não significa apenas que a nossa pessoa está plenamente dedicada a Deus, mas que a pessoa de Cristo está exercendo o Seu soberano domínio sobre a nossa pessoa; por isso se diz que “Cristo Jesus (...) se nos tornou, da parte de Deus, (...) santificação” (I Coríntios 1:30). Assim, a santificação é, também, uma pessoa, Cristo Jesus.
Não se pode esquecer, porém, que a santificação é um chamamento. Deus não apenas opera a nossa santificação, mas Ele também nos chama para ela (I Tessalonicenses 4:7). Em sua perspectiva humana, a santificação é algo que devemos buscar. Essa busca tem um propósito: Ver o Senhor, pois sem a santificação “ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).
Em decorrência, concluímos resumidamente que a santificação é um ato-pessoa de Deus, ou seja, um ato divino que introduz na vida humana a pessoa de Jesus numa perspectiva de soberano domínio sobre a vida humana, de modo a despertar a pessoa humana para a busca da pessoa divina.
Expresso o meu desejo com as seguintes palavras: Quando eu for chamado pelo Pai Celestial para a eternidade, seja pela morte ou pelo arrebatamento da igreja, que o Senhor me encontre como um fiel discípulo. Que, diante da santidade de Deus, a minha voz, conquanto tímida face à majestade divina, faça ecoar com gratidão o reconhecimento de que o céu, embora seja minha morada, não é mérito meu, mas mérito exclusivo da graça de Jesus Cristo!

Versículos Bíblicos utilizados:
“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Tessalonicenses 5:23)

“Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.” (I Coríntios 1:30-31)

Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;” (I Tessalonicenses 4:3)

“porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.” (I Tessalonicenses 4:7)

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” (Hebreus 12:14)