domingo, 25 de agosto de 2013

PURIFICAÇÃO INTENCIONAL



O texto a seguir destina-se a esclarecer nossa constante atividade de purificação espiritual. Abordaremos, no entanto, o aspecto intencional desta purificação, fundamentados na expressão do apóstolo João que nos diz: “a si mesmo se purifica”. Não nos esqueçamos, porém, que este aspecto intencional da purificação tem o seu fundamento na “esperança”. De acordo com João 1:12, todos aqueles que se rendem a Cristo tornam-se filhos de Deus. O evangelho de João possui um versículo que revela esta verdade. O apóstolo João, em sua primeira carta, no capítulo três, nos apresenta especiais verdades sobre a vida espiritual, nos seguintes termos:

“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.”
I João 3:1-3

O texto nos diz que somos filhos de Deus e o mundo não nos conhece, exatamente por isso. Quando olhamos a nossa vida, percebemos que o mundo realmente não nos conhece: O mundo não compreende nossas prioridades, não entende porque nos dedicamos tanto a Deus para servi-lo e adorá-lo, bem como não compreende porque somos tão insistentes em termos comunhão com outros filhos de Deus. Sim, o mundo não compreende estas coisas, porque não consegue entender o motivo pelo qual insistimos tanto em nossa luta contra o pecado ou o motivo pelo qual nos privamos dos chamados “prazeres deste mundo”. Somente quem tem a natureza divina pode compreender estas coisas.

O apóstolo João fala ainda de uma esperança muito maravilhosa: “ainda não se manifestou o que haveremos de ser”. Sim, um dia, quando estivermos diante de Deus, plenamente salvos em Cristo Jesus, compreenderemos tudo plenamente e seremos o que haveremos de ser. Algo glorioso Deus tem para nós!

João nos diz algo mais. Ele nos diz que “todo o que nele tem esta esperança” passa por um processo de purificação intencional. Sim, olhamos não apenas para o tempo presente, mas para a eternidade. Por isso, lutamos contra nossa carne, nossas inclinações humanas e renunciamos todas as coisas que nos afastam de Deus, pois, aquilo que nos afasta de Deus neste tempo presente, poderá afastar-nos dEle no tempo eterno.

Como tornamos prática esta purificação? Vivendo e praticando alguns pilares na vida cristã:
1) Leitura, estudo e memorização da Palavra de Deus;
2) Oração, jejum e adoração;
3) Comunhão com outros irmãos – neste aspecto, nós promover uma aplicação corporativa dos dois pilares anteriores. A leitura, o estudo e a memorização da Palavra de Deus são compartilhados com outros irmãos. O mesmo acontece com a oração, o jejum e a adoração. Todos os pilares devem ser intencionalmente praticados em coletividade, visando, a um só tempo, o bem comum de todos os irmãos em Cristo e a glória de Deus!

Estas coisas, intencionalmente praticadas, fornecerão as ferramentas necessárias para a nossa purificação. Portanto, não nos esqueçamos: “a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança”.

A. M. Cunha