domingo, 24 de julho de 2022

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS - CAPÍTULO 21

O que pode levar alguém a levantar bem cedo? Talvez matricular o filho na escola mais próxima ou na melhor escola do bairro? Quem sabe para conseguir aquela consulta médica tão esperada? Alguns o fazem para manter seu corpo em forma e outros porque a jornada de trabalho exige que o horário seja rigorosamente cumprido!

O capítulo 21 do Evangelho Segundo Lucas mostra um povo tão sedento por conhecer as verdades celestiais, que não media esforços para estar reunido no templo, todos os dias de madrugada, para ouvir os ensinamentos de Jesus [Lucas 21.37-38]!

Duas verdades, que podem e devem ser aplicadas ao nosso viver diário, estão extraordinariamente reveladas nos versículos 37 e 38 do capítulo 21 do Evangelho Segundo Lucas:

[1] A disposição de Jesus para ensinar é diária, por isso se diz que “Jesus ensinava todos os dias” [Lucas 21.37]. O comprometimento de Jesus com essa atividade era total! Mesmo sabendo que Sua traição, prisão e crucificação estavam próximos, Jesus não se escondeu durante os dias em que esteve em Jerusalém! Ao contrário, Ele escolheu ensinar no local mais público da cidade, o Templo! Seu propósito era ensinar a maior quantidade de pessoas! Sabendo que precisaria de muita energia, tanto para permanecer ensinando todas as manhãs, quanto para enfrentar a dureza da tortura que enfrentaria quando fosse preso, julgado e condenado, Jesus, durante aqueles dias, saía à noite para repousar no monte das Oliveiras, onde poderia orar e descansar livre da agitação da cidade! Tudo isso revela o Seu comprometimento com a tarefa de ensinar a sedenta multidão que diariamente o procurava desde as madrugadas!

[2] A busca e a sede pelo aprendizado espiritual deve ser uma prioridade em nossas vidas, por isso se diz: “E todo o povo madrugava para ir ter com ele no templo, a fim de ouvi-lo.” [Lucas 21.38]. O vocábulo grego traduzido como “madrugava” é o vocábulo ὀρθρίζω [orthrizo], e ele está no Tempo Imperfeito, o que representa uma ação contínua ou repetida. Isso significa que, se Jesus ensinava todos os dias no templo, o povo estava presente para ouvi-lo, todos os dias de madrugada.

Que maravilhosos encontros de aprendizagem ocorreram naqueles dias! Conhecer as verdades divinas foi e continua sendo um verdadeiro encontro de amor entre Jesus e os Seus seguidores! Que este seja nosso desejo diário: Experimentarmos diariamente um encontro de amor com Jesus; e não apenas experimentar esses encontros, mas fazer deles uma prioridade diária em nossa vida! Jesus, o Supremo Mestre, que deseja ter encontros diários com os Seus discípulos, está a postos, todos os dias, ávido por compartilhar Seus gloriosos ensinamentos com a alma sedenta! Na outra ponta desta relação estamos nós. A pergunta que permanece é: Estamos realmente dispostos a fazer desses encontros uma prioridade em nossa vida?

A. M. Cunha