sábado, 26 de janeiro de 2019

DIANTE DE UMA ORDEM DIVINA DEVEMOS SER FORTES E CORAJOSOS


“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.
Josué 1:9

Quem foi Moisés? A Bíblia afirma que “Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo” [Êxodo 33:11]. As Escrituras declaram que Moisés era “[...] fiel, em toda a casa de Deus [...]” [Hebreus 3:5]. Este Moisés foi o grande líder que libertou o povo de Israel da escravidão egípcia.

O livro de Josué inicia-se com as seguintes palavras: “Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel” [Josué 1:2]. Estas palavras foram ditas a Josué. Deixe-me dizer de outra forma: “Josué, você deve substituir Moisés!” Quem sabe Josué tenha pensado: Substituir quem? Moisés?

O fato é que uma grande missão para um Grande Deus requer um grande homem com uma grande coragem! Josué era este homem, pois ele, enquanto Deus falava face a face com Moisés na tenda da congregação, “não se apartava da tenda” [Êxodo 33:11].

Considerando a grande missão dada ao Seu servo, e objetivando dissipar qualquer indício de temor e receio, o Senhor diz a Josué: “Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” [Josué 1:9].

A expressão “por onde quer que andares” revela o fato de que o Senhor continuamente estaria com Josué ajudando-o no cumprimento de sua missão. A coragem, a força e o ânimo com que Josué cumpriria a sua missão não tiveram origem unicamente nele, mas no Deus que o havia comissionado!
A. M. Cunha

OS RASTROS DE NOSSA JORNADA DEVEM SER CARACTERIZADOS PELA PRÁTICA DO AMOR


“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.”
Efésios 5:1-2

Um grande mistério contido nas ideias anunciadas por estes versículos é o fato de que estamos sendo convocados a imitar Deus. Tal imitação, não é algo distante, é uma extraordinária possibilidade! O apóstolo conecta tal imitação com a prática do amor. Quando verdadeiramente andamos em amor estamos, na verdade, promovendo uma autêntica e poderosa imitação de Deus, pois Deus é amor! Que os rastros de nossa jornada espiritual sejam caracterizados pela prática do amor!
A. M. Cunha

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

O ENSINO VERDADEIRAMENTE EFICAZ INFLUENCIA A BIOGRAFIA HUMANA


“Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração.”
Provérbios 4:20-21

Três importantes aspectos da aprendizagem eficaz estão delineados neste precioso texto das Escrituras, a saber: Aprendizagem por conversação [aos meus ensinamentos inclina os ouvidos], aprendizagem por leitura e observação [não os deixes apartar-se dos teus olhos] e aprendizagem por aplicação [guarda-os no mais íntimo do teu coração]. Quanto a este último aspecto, não é demais destacar que, a jornada existencial de uma pessoa é radicalmente influenciada pelo poder inerente ao ensinamento que é cuidadosamente acolhido no mais íntimo do coração! Em última análise, o sábio de Provérbios está anunciando que o ensinamento eficaz pode promover profundas transformações na biografia de uma pessoa! Isto é válido em várias esferas da existência humana, especialmente na esfera da espiritualidade cristã!
A. M. Cunha

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

MEDITAÇÕES NO EVANGELHO DE MARCOS – Capítulo 2

Indescritíveis surpresas continuam a fluir do Evangelho de Marcos. Ações são mais importantes do que nomes: É assim que se inicia o segundo capítulo deste Evangelho: Quatro homens “anônimos” foram ter com Jesus, conduzindo um “desconhecido” paralítico! A compaixão moveu-os na empreitada de conduzirem o paralítico até à presença de Jesus. Muito mais do que eternizarem o seu nome ou mesmo o nome do paralítico, eles ansiavam por propiciar o encontro daquele paralítico com Jesus! A força dessa compaixão não lhes permitiria parar diante dos obstáculos; ao contrário, fornecer-lhes-ia a coragem necessária para continuar adiante. E foi exatamente isso o que eles fizeram: Se não podiam entrar pela porta, eles criariam uma “nova porta”, ainda que fosse pelo telhado, pois um profundo anseio pelo encontro com o divino mestre sempre tornará possível a abertura de “novas e poderosas portas”!
A. M. Cunha

O JUSTO DEVE BRILHAR, NÃO PARA SI MESMO

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”
Provérbios 4:18

“vai brilhando mais e mais [...] até”! Que frase! Ao nascer, o sol parece um tímido brilho de luz, levemente escondido na penumbra do horizonte! Mas ele não se detém, continua sua jornada, de brilho em brilho, até que o dia alcance o seu pleno vigor. Nas palavras do sábio: “até ser dia perfeito”! Assim como o sol, a vereda dos justos deixa um brilho que não pode ser contido. O sol não brilha para si mesmo, pois o seu brilho é para o dia e contra as trevas! Assim também justo deve brilhar, continua e persistentemente, não para si mesmo, mas para o próximo; não contra o próximo, mas contra as trevas, deixando um rastro de justiça por onde passar!
A. M. Cunha