domingo, 8 de janeiro de 2023

ASPECTOS PRÁTICOS DA VIDA CRISTÃ - EPISÓDIO 5

Quem nasceu de novo é encorajado a crescer

Nesta série de lições, quando estamos estudando os aspectos práticos da vida cristã, nós já tivemos oportunidade de perceber que, se desejamos produzir mudanças na vida das pessoas que estão ao nosso redor, será necessário sair de nosso mundo particular, com o propósito de interagir com a vida cotidiana das pessoas com as quais interagimos. Como visto, nós denominamos este conjunto de ações de humanização. Para que possamos, de fato, promover mudanças na vida dos outros, é imperioso que experimentemos mudanças em nossas próprias vidas. Como vimos, Cristo fez isso: para mudar a nossa vida Ele mudou a dEle! Em outras palavras, Ele vivenciou o que estamos denominando de humanização. O objetivo de Cristo em Sua humanização era satisfazer a necessidade da humanidade de ter restaurada a sua comunhão com Deus. Para concluir Seu processo de humanização, Cristo percorreu algumas etapas, a saber: nascer, crescer, viver e morrer.

A humanização de Cristo, como vimos, começou por Seu nascimento, e isso foi uma obra do Espírito, conforme já vimos em Mateus 1:20. Igualmente, a nossa humanização, que começa com o novo nascimento, é também uma obra do Espírito Santo, e nós já vimos isso em João 3:3-6. Portanto, é notória a importância da obra do Espírito Santo no processo de humanização, tanto a humanização de Cristo como a nossa humanização!

A segunda etapa do processo de humanização de Cristo foi o Seu crescimento. Para concluir Seu processo de humanização, além de nascer, Cristo, que havia assumido a condição humana, também experimentou o crescimento! Eis o questionamento que se põe diante de nós: Como se deu, então, o crescimento de Cristo?

O texto de Lucas 2:52 é revelador e aponta, de modo didático e resumido, como se deu o crescimento de Cristo! O citado texto das Escrituras afirma o seguinte: “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”. À luz desse precioso texto, Jesus cresceu em quatro dimensões: física, intelectual, social e espiritual.

A expressão: “E crescia Jesus em sabedoria”, corresponde ao crescimento intelectual; a expressão: “E crescia Jesus [...] em estatura”, corresponde ao crescimento físico; a expressão: “E crescia Jesus em [...] graça, diante de Deus”, corresponde ao crescimento espiritual e, por fim, a expressão “E crescia Jesus em [...] graça, diante [...] dos homens”, corresponde ao crescimento social.

Como já havíamos afirmado, o processo de humanização de Cristo é o paradigma para a nossa humanização. Nesse processo, Cristo, ao assumir a condição humana, precisou nascer e, como afirmamos, nós também experimentamos um nascimento espiritual, denominado de “novo nascimento”. Quando tal nascimento ocorreu conosco, nós recebemos a vida de Deus e esta vida nos impulsiona ao crescimento!

Uma vez que o texto de Lucas 2:52 demonstra que Cristo cresceu e, uma vez que Ele é o nosso paradigma, então podemos afirmar que nós somos vocacionados para o crescimento! E quanto a isto, ousamos dizer que o crescimento nos dará a estatura necessária para a complementação de nossa humanização. A vida divina que possuímos há de nos impulsionar ao crescimento!

Nos próximos episódios dessa série abordaremos as quatro dimensões do crescimento de Cristo e as implicações desse crescimento para o nosso viver diário, pois, como afirmamos, o crescimento de Cristo é o paradigma para o nosso crescimento!

A. M. Cunha