sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

SEMENTES DO GÊNESIS - [6]

Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?” [Gênesis 4.9]

Os primeiros capítulos do livro de Gênesis apresentam duas importantes perguntas: [1] A primeira delas encontra-se em Gênesis 3.9 que nos diz: “E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?”. Aqui, o Senhor procura pelo homem que, após a queda, teve seu relacionamento rompido com Deus. [2] A segunda pergunta, contida em Gênesis 4.9, é: “Onde está Abel, teu irmão?”. Se na primeira pergunta o foco era o restabelecimento da comunhão do homem com Deus, aqui, na segunda pergunta, o foco é outro, o restabelecimento da comunhão do homem com o seu semelhante! Estas duas perguntas fazem uma veemente conexão entre dois amores: O amor para com Deus e o amor para com o próximo. O evangelista João também faz essa conexão ao afirmar: “aquele que ama a Deus ame também a seu irmão” [1 João 4.21].

Sementes do Gênesis – Abençoando minha geração: Ainda hoje as duas perguntas divinas são repetidas diante de nós. Que Deus incline nosso coração a vivenciar dois amores: O amor para com Deus e o amor para com o próximo!
A. M. Cunha
#sementesdogenesis #AMCunha

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

SEMENTES DO GÊNESIS - [5]

“Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu. [Gênesis 3.21]

A narrativa de Gênesis nos dá conta de que o homem afastou-se mortalmente de sua comunhão com Deus. Eis uma breve descrição da queda do homem, cuja narrativa encontra-se em Gênesis 3.1-19. Por outro lado, em Gênesis 3.15 e 21, encontramos a descrição dos atos divinos de reconciliação. Na queda, a ação foi humana, na reconciliação, divina! O texto bíblico afirma que Deus fez vestimenta de peles para cobrir a nudez de Adão e Eva. Emerge do texto a sugestão de que foi derramado sangue para que a vestimenta fosse feita. Isto, sem dúvida, é um vigoroso prenúncio da obra redentora de Cristo, que é o Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

Sementes do Gênesis – Abençoando minha geração: A reconciliação é um ato divino que tem por objetivo restaurar a comunhão perdida pelo homem que voluntariamente praticou atos que romperam com esse estado de comunhão! Que o amor de Deus desperte sua compreensão de que os atos de reconciliação da comunhão perdida são divinos e têm sua origem em Deus!
A. M. Cunha
#sementesdogenesis #AMCunha

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

DÉCIMA SEXTA SEÇÃO – SALMO 119:122

Salmo 119:122 – “Sê fiador do teu servo para o bem; não permitas que os soberbos me oprimam.” O vocábulo hebraico עַרַב [`arab], traduzido por fiador, tem o sentido de penhorar, hipotecar, comprometer-se, incumbir-se em lugar de alguém, ser ou tornar-se fiador, dar em garantia. Sendo assim, nessa oração o salmista está suplicando que o Senhor assuma o compromisso [garantia, penhor, fiança] de protegê-lo para o seu próprio bem. A parte final desse versículo demonstra que os soberbos o estavam oprimindo com o propósito de destruí-lo. Diante disso, o salmista desejava que Deus assegurasse o seu próprio bem, mesmo diante da opressão provocada pelos soberbos!
A. M. Cunha

domingo, 31 de dezembro de 2017

SEMENTES DO GÊNESIS – [4]:

“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado.” [Gênesis 2.8]

Deus plantou um jardim no Éden para o homem! Como Deus ama o homem! Observe que Deus não plantou um jardim e deu-lhe o nome de Éden, mas, de acordo com o texto bíblico, havia um lugar chamado Éden, e foi nesse lugar que Deus plantou um jardim para o homem. Sim, o jardim não era tudo o que o homem possuía, pois o Éden sempre foi maior do que o jardim!

Sementes do Gênesis – Abençoando minha geração: Deus nos ama tanto a ponto de plantar um jardim para nós. No entanto, por mais belo que seja o jardim, ele não será tudo o que possuímos, pois existe algo maior do que o jardim: o Éden! Que Deus lhe conceda a bênção de ter um jardim, mas que, acima de tudo, você saiba que o jardim que Deus lhe dará não será tudo o que você terá, pois Ele, Deus, será tudo o que você terá. Deus, assim como o Éden, sempre será maior do que qualquer “jardim” que Ele mesmo lhe conceda!
A. M. Cunha
#sementesdogenesis #AMCunha