terça-feira, 31 de março de 2015

PERDOAR NÃO É CONDUTA HIPÓCRITA

Muitos insistem em não liberar perdão. Tal postura coloca o “não-perdoador” [aquele que não perdoa] nas algemas da raiz de amargura que cruelmente perturba o seu coração! Não perdoar implica, necessariamente, em conceder vantagem a Satanás, de modo que envolva a vida daquele que não perdoa numa profunda cegueira espiritual que faz com que ele passe a ignorar os desígnios malignos [2 Coríntios 2.10-11]. O cristão que não perdoa, pode até ter nome de que está vivo, mas, está de fato morto [Apocalipse 3.1]! Alguns há que afirmam que perdoar é difícil! Ninguém disse que é fácil, porém, não é impossível! Há uma distância muito grande entre “difícil” e “impossível”. Se Deus nos ordenou perdoar, isto significa que é possível perdoar, pois Deus não nos daria uma ordem impossível de cumprirmos. É por isso que todo mandamento pode ser entendimento como “Mandamento Promessa”, o que equivale a dizer que todo mandamento possui em si uma promessa de capacitação para o seu cumprimento. Perdoar não requer de nós sentimento, mas obediência! Assim, não precisamos esperar sentir vontade de perdoar para perdoarmos, mas devemos simplesmente obedecer e, por fim, perdoar, mesmo que não sintamos vontade. Isto não é hipocrisia, como podem pensar alguns, é obediência! É, portanto, ato muito sublime! Cristãos, perdoai, porque isto é agradável a Deus!
A. M. Cunha

“A quem perdoais alguma coisa, também eu perdoo; porque, de fato, o que tenho perdoado (...), por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.”
II Coríntios 2:10-11

Gravura extraída de:

http://www.hurso.org.br/?link=leia_noticia&id=444

domingo, 29 de março de 2015

UM VISLUMBRE DA TEOLOGIA BÍBLICA DA GRATIDÃO

“Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?”
Salmo 116:12

Ao abordar o tema da gratidão, eu penso que devo conduzi-los a duas perspectivas: [1] A primeira perspectiva – Quanto à gratidão em si: As declarações contidas numa atitude de gratidão; e [2] A segunda perspectiva – Quanto à pessoa que possui um coração grato: As verdades que uma pessoa agradecida reconhece.

AS DECLARAÇÕES CONTIDAS NUMA ATITUDE DE GRATIDÃO

I – A gratidão é uma declaração no sentido de que Deus nos dá a vitória: O foco aqui é a ação de Deus em favor de uma pessoa. O poder pertence a Deus!

Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
I Coríntios 15:57

II – A gratidão é uma declaração no sentido de que Cristo nos conduz em triunfo: O foco aqui, não é apenas a ação de Deus, mas a ação praticada pela pessoa cujo coração é agradecido. Deus não age sozinho, Ele toma a mão de alguém e a conduz numa brilhante jornada para a construção, com Ele, de sua trajetória de triunfo.

Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.   
II Coríntios 2:14


III – A gratidão é uma declaração no sentido de que Deus levanta outros em nosso favor: Aqui, o foco não é apenas a ação de Deus e a ação praticada pela pessoa cujo coração é agradecido, mas a ação de outras pessoas que também são levantadas por Deus para ajudá-la a construir a sua jornada de gratidão.

13 Porque não é para que os outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade, 14 suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade, 15 como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta. 16 Mas graças a Deus, que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por amor de vós;”
II Coríntios 8:13-16


AS VERDADES QUE UMA PESSOA AGRADECIDA RECONHECE

“Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?”
Salmo 116:12

À luz deste texto, podemos detectar que aquele cujo coração é agradecido reconhece, pelo menos, duas importantes verdades:

I – Ele reconhece que Deus está presente o tempo todo cuidando de sua vidaObserve a expressão: “seus benefícios para comigo”. Ele olha para a sua vida e sente o cheiro de Deus. Ele vê e diz: “Deus tocou nesta área de minha vida”. Ele olha para a sua vida e percebe a digital de Deus: “Deus colocou o Seu poder em ação, e por isso estas coisas estão acontecendo em minha vida”. Ele olha para a sua vida e contempla as pegadas de Deus: “Deus passou por aqui, é por isso que as portas estão se abrindo”.

II – Ele reconhece que possui uma dívida de amor para com Deus: Observe a expressão: “Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios (...)?” Ele olha para a sua vida, sente o cheiro de Deus, percebe a digital de Deus e contempla as pegadas divinas, por fim, ele conclui: Eu tenho uma dívida de amor! Sou endividado para com Deus, pois o Seu amor me algemou nos Seus laços de ternura e cuidado para comigo! Aleluia!

Cumpre-se na vida desta pessoa, e de uma forma sublime e magnífica, a palavra de Romanos 13:8, pois ele reconhece a si mesmo como alguém que está devendo para Deus o amor com que Deus o amou. Sua vida deve, portanto, ser uma retribuição ao amor divino.

“A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros;
Romanos 13:8

A. M. Cunha