domingo, 29 de março de 2015

UM VISLUMBRE DA TEOLOGIA BÍBLICA DA GRATIDÃO

“Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?”
Salmo 116:12

Ao abordar o tema da gratidão, eu penso que devo conduzi-los a duas perspectivas: [1] A primeira perspectiva – Quanto à gratidão em si: As declarações contidas numa atitude de gratidão; e [2] A segunda perspectiva – Quanto à pessoa que possui um coração grato: As verdades que uma pessoa agradecida reconhece.

AS DECLARAÇÕES CONTIDAS NUMA ATITUDE DE GRATIDÃO

I – A gratidão é uma declaração no sentido de que Deus nos dá a vitória: O foco aqui é a ação de Deus em favor de uma pessoa. O poder pertence a Deus!

Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
I Coríntios 15:57

II – A gratidão é uma declaração no sentido de que Cristo nos conduz em triunfo: O foco aqui, não é apenas a ação de Deus, mas a ação praticada pela pessoa cujo coração é agradecido. Deus não age sozinho, Ele toma a mão de alguém e a conduz numa brilhante jornada para a construção, com Ele, de sua trajetória de triunfo.

Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.   
II Coríntios 2:14


III – A gratidão é uma declaração no sentido de que Deus levanta outros em nosso favor: Aqui, o foco não é apenas a ação de Deus e a ação praticada pela pessoa cujo coração é agradecido, mas a ação de outras pessoas que também são levantadas por Deus para ajudá-la a construir a sua jornada de gratidão.

13 Porque não é para que os outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade, 14 suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade, 15 como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta. 16 Mas graças a Deus, que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por amor de vós;”
II Coríntios 8:13-16


AS VERDADES QUE UMA PESSOA AGRADECIDA RECONHECE

“Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?”
Salmo 116:12

À luz deste texto, podemos detectar que aquele cujo coração é agradecido reconhece, pelo menos, duas importantes verdades:

I – Ele reconhece que Deus está presente o tempo todo cuidando de sua vidaObserve a expressão: “seus benefícios para comigo”. Ele olha para a sua vida e sente o cheiro de Deus. Ele vê e diz: “Deus tocou nesta área de minha vida”. Ele olha para a sua vida e percebe a digital de Deus: “Deus colocou o Seu poder em ação, e por isso estas coisas estão acontecendo em minha vida”. Ele olha para a sua vida e contempla as pegadas de Deus: “Deus passou por aqui, é por isso que as portas estão se abrindo”.

II – Ele reconhece que possui uma dívida de amor para com Deus: Observe a expressão: “Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios (...)?” Ele olha para a sua vida, sente o cheiro de Deus, percebe a digital de Deus e contempla as pegadas divinas, por fim, ele conclui: Eu tenho uma dívida de amor! Sou endividado para com Deus, pois o Seu amor me algemou nos Seus laços de ternura e cuidado para comigo! Aleluia!

Cumpre-se na vida desta pessoa, e de uma forma sublime e magnífica, a palavra de Romanos 13:8, pois ele reconhece a si mesmo como alguém que está devendo para Deus o amor com que Deus o amou. Sua vida deve, portanto, ser uma retribuição ao amor divino.

“A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros;
Romanos 13:8

A. M. Cunha

Nenhum comentário: