sábado, 4 de janeiro de 2020

VIGÉSIMA PRIMEIRA SEÇÃO – SALMO 119:165




Salmo 119:165 – “Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço”. Repetidamente o Salmo 119 aborda o tema do amor à Lei divina! Aqui, neste versículo, é revelado que os que amam as Escrituras possuem grande paz. Ao afirmar que não há tropeço para os que amam a Palavra de Deus, as Escrituras asseguram que o Senhor oferece poderosa orientação aos que amam a Sua de modo que eles obtêm livramento diante dos tropeços. O salmista, no entanto, não pretende advogar a tese de que aqueles que amam os mandamentos de Deus recebem um salvo conduto que os mantém a salvo das intempéries da vida. O próprio Senhor advertiu Seus discípulos, dizendo: “No mundo, passais por aflições” [João 16:33]. O amor para com a Palavra de Deus não assegura isenção em relação às intempéries da vida, mas fornece aos amantes da Escritura uma segura orientação contra os tropeços!
A. M. Cunha

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

ORANDO HEBREUS 10:24-25


Querido Pai Celestial, eu oro para que a Tua igreja no Brasil experimente um batismo de fraterna unidade, por meio do qual a consideração mútua entre os seus membros seja visível e frequente. Que haja recíproca admiração e profundo respeito entre os membros do Corpo de Cristo! Que os seus membros cresçam em amor e cuidado mútuo a ponto de se estimularem uns aos outros a se manterem congregados e unidos em Nome de Cristo. Que haja liberdade e amor em abundância para que as admoestações sejam livremente praticadas no ajuntamento do povo de Deus. Que quanto mais o dia do Senhor se aproxima, tanto mais a Tua igreja seja estimulada a buscar as virtudes mais elevadas da vida cristã comunitária. Torna a Tua igreja tão bela quanto é bela a Tua manifestação e a Tua presença em nossas vidas!
A. M. Cunha

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

A CARTA AOS EFÉSIOS: SEU EMITENTE E SEUS DESTINATÁRIOS


A expressão “apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus”, do grego ἀπόστολος Χριστοῦ Ἰησοῦ διὰ θελήματος Θεοῦ, foi também utilizada pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 1:1; 2 Coríntios 1:1; Colossenses 1:1 e 2 Timóteo 1:1. Seu uso tem o propósito de esclarecer que o apostolado de Paulo não decorreu de sua vontade pessoal, mas foi produto de uma escolha soberana de Deus. Embora comece com seu nome, Paulo, a Carta aos Efésios, pretende, logo em sua introdução, destacar, não o homem Paulo que a subscreve, mas aquele que o comissionou como apóstolo, Cristo Jesus.
Os destinatários são denominados de “santos que vivem em Éfeso”. O vocábulo grego ἅγιος, traduzido como “santos”, aponta para o significado fundamental de “separação, i.e., do mundo a serviço a Deus”. É, portanto, um indicativo de uma dupla separação: Separação de, no caso, do mundo e separação para, no caso, para Deus. Diz-se deles ainda, que são fiéis, do grego πιστός, verbete aqui utilizado, não para designar que sejam confiáveis, muito embora o sejam, pois desfrutam da dupla separação já indicada [Separados do mundo e separados para Deus], mas porque creem e confiam em Cristo.
A. M. Cunha

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

VIVER SOB A LUZ DA PALAVRA DE DEUS: UM NORTE DE CONDUTA PARA 2020


O Salmo primeiro é um profundo chamamento a que vivamos 2020 sob a luz da Palavra de Deus! O salmista anuncia a felicidade daquele que adota uma tríplice conduta: 1) Não andar no conselho dos ímpios: O contrário significa assumir uma conduta pautada no conselho da impiedade; 2) Não se deter no caminho dos pecadores: O contrário significa ter muito mais do que uma conduta pautada no conselho da impiedade, significa estar escravizado pelo caminho ditado pelos pecadores, significa não ser mais capaz de ditar sua própria vontade e jornada; 3) Não se assentar na roda dos escarnecedores: O contrário significa tornar-se agressivo contra os seus semelhantes, assumido uma conduta de quem arrogantemente zomba e ridiculariza do próximo. O amor e o prazer para com a divina Palavra, aliados à contínua meditação nos seus ensinamentos, constituem uma conduta libertadora, ou seja, capaz de libertar o homem das garras do conselho dos ímpios, do caminho dos pecadores e da roda dos escarnecedores. Não significa, no entanto, romper relacionamentos com tais pessoas, mas não se deixar guiar pelas sombrias trevas que elas propagam. Ao contrário, sua referência e norte de conduta é a Palavra de Deus, em relação à qual sua vida se submete, pois sua alma se compraz em andar sob a luz que ela propaga e anuncia. Uma vida com tal submissão possuirá raízes junto às águas [árvore plantada junto a corrente de águas], frutificará no tempo certo e oportuno [que, no devido tempo, dá o seu fruto], experimentará viçosa vitalidade [e cuja folhagem não murcha] e, por fim, verá que tudo o que faz e realiza cumprirá o propósito de glorificar a Deus acima de tudo [e tudo quanto ele faz será bem sucedido].
A. M. Cunha

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

UMA PALAVRA FINAL PARA 2019: UM NORTE DE CONDUTA PARA 2020


Que lugar deve ocupar a Palavra de Deus em nossa vida? A Bíblia nos diz que “foi o universo formado pela palavra de Deus” [Hebreus 11:3]! Conhecer qual o lugar que as Escrituras ocupam no Coração de Deus, pode ser uma ótima diretriz para nós, quanto a este assunto! A Bíblia diz o seguinte quanto a isso: “Render-te-ei graças, Senhor, de todo o meu coração [...] e louvarei o teu nome, [...] pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra.” [Salmo 138:1-2]. Eis o lugar que as Escrituras ocupam no coração de Deus! Sendo as Escrituras alvo de um especial zelo da parte de Deus, senti-me compelido a encerrar este ano com uma citação bíblica. Encerro o ano de 2019 fazendo uso da seguinte porção das Escrituras:

“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.”
Eclesiastes 12:13

Esta me pareceu ser uma oportuna citação bíblica para o final de 2019, porque assume feições de ser uma importante meta, um verdadeiro norte de conduta, não apenas para 2020, mas para toda a nossa vida. Sem dúvida, este é um seguro caminho para a felicidade, pois a Escritura diz: “Bem-aventurado [que quer dizer, “feliz”] aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!” [Salmo 128:1].

Oh! Deus, ajuda-me a ter um Feliz Ano Novo, temendo a Ti e guardando os Teus mandamentos!
A. M. Cunha