terça-feira, 31 de agosto de 2010

APRENDENDO COM AS REUNIÕES - II


“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”
Hebreus 11:6

Para um melhor aproveitamento desta mensagem, recomendamos a leitura dos seguintes textos da Palavra de Deus: Mateus 13:58, 18:20; Romanos 10:17; Colossenses 3:16; Atos 10:38 e Efésios 3:20.

PRODUZINDO FÉ EM NOSSAS REUNIÕES
O texto de Mateus 18:20 nos garante a presença de Cristo todas as vezes que nos reunimos em Seu nome. No entanto, Mateus 13:58 é um importante texto para compreendermos o papel da fé como veículo de liberação do Poder de Cristo. O texto nos diz que Jesus “não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.” Sempre que estivermos reunidos em nome do Senhor Jesus, devemos tomar a firme decisão de CRER que o Senhor “é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” – Efésios 3:20.
Devemos nos empenhar na produção de fé em nossas reuniões, pois quando a fé brota em nossos corações, o poder de Cristo é liberado. A Bíblia diz como a fé é produzida: “A fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” – Romanos 10.17 – [NVI – Nova Versão Internacional]. Como podemos ouvir a Palavra? De várias formas: Pregações, ensinos, fitas, cânticos, etc. No entanto, ouvir, não é apenas uma questão de audição, mas de obediência. Devemos atender ao conteúdo da Palavra, ou seja, ter o firme propósito de praticá-la em nosso viver.
As reuniões do povo de Deus são as melhores oportunidades para ouvirmos a Palavra de Deus, pois lá a Palavra é ensinada, pregada, exemplificada, compartilhada, etc. A cada reunião somos confrontados com a Palavra. Mas isso só é possível se as pessoas que estiverem presentes nas reuniões forem participativas. O que é uma pessoa participativa? Não é apenas uma pessoa que tem algo a ensinar, mas que tem algo a compartilhar. Podemos compartilhar desde uma grande revelação bíblica a uma grande necessidade de nossa vida. O certo é que todas as vezes que compartilhamos algo, estamos dando oportunidade para que a Palavra seja ouvida. E quando a Palavra é ouvida, a fé começa a ser produzida. Conseqüentemente, o glorioso PODER DE CRISTO SERÁ LIBERADO! Oh! Amados irmãos! Devemos entender este processo! Ele é fundamental para que tenhamos reuniões poderosas!

Quais são as reuniões que você participa com regularidade? Como você pode ser mais ativo nestas reuniões?

PARA PENSAR: Como tem sido o seu compartilhar nas últimas reuniões que participou? Após ler esta mensagem, você não se sente estimulado a firmar um pacto de amor com seus irmãos em Cristo, de modo a se tornar mais ativo nas reuniões? Ore a este respeito durante esta semana e compartilhe com os seus irmãos o que Deus falar ao seu coração. O nosso compromisso de fé acionará o PODER DE CRISTO! Amém!
Em Cristo.

APRENDENDO COM AS REUNIÕES - I

A PRESENÇA DE CRISTO E A LIBERAÇÃO DO SEU PODER

“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.”
Efésios 2:19-22
Para um melhor aproveitamento desta mensagem, recomendamos a leitura dos seguintes textos da Palavra de Deus: Efésios 1:15, 2:19; Mateus 13:58, 18:20; Atos 10:38.

A PRESENÇA DE CRISTO

A igreja é a família de Deus, conforme podemos ler em Efésios 2:19. Deus constituiu a igreja como Sua expressão na terra. É maravilhoso perceber que fomos escolhidos para sermos a expressão de Deus! O livro de Efésios nos diz que Cristo é a imagem do Deus invisível – Efésios 1:15. Veja como é maravilhoso: De um lado, a igreja é a expressão de Deus; de outro, Cristo é a imagem de Deus! Como pode a igreja conseguir expressar Deus na terra? Isto somente é possível através de Cristo, pois Ele é a exata imagem de Deus! A Bíblia diz que “onde estiverem dois ou três reunidos” em nome de Cristo, Ele estará no meio deles – Mateus 18:20. Este versículo é maravilhoso, pois revela o PODER DA REUNIÃO! A igreja é um povo que se reúne! A cada reunião o Senhor é manifestado! Magnífico! Este é o poder da reunião! Quando dois ou três irmãos se reúnem a presença de Cristo é manifestada.

TAREFA DA SEMANA: Você deve se esforçar um pouco para memorizar o texto de Mateus 18:20. Leia este versículo várias vezes, procurando entender cada palavra! Pense nas ocasiões em que o povo de Deus se reúne. Você tem amado as reuniões? Você tem buscado perceber a presença de Cristo em cada uma delas? Como tem sido a sua participação nas reuniões? Cristo é quem mais valoriza as reuniões do povo de Deus. Você já pensou nisso?

Às vezes eu me pergunto: Realmente temos valorizado as reuniões do povo de Deus? Todas as vezes que o povo de Deus se reúne em nome de Cristo Jesus, Ele mesmo se faz presente. O quê Cristo é capaz de fazer no local onde Ele está presente? Oh! Devemos considerar estas coisas! Agora, leia o texto de Atos 10:38. Pense em quantas coisas Cristo pode realizar em nossas reuniões! Deus não apenas deseja que sejamos um povo que se reúne, mas deseja que sejamos um povo de poderosas reuniões.

A LIBERAÇÃO DO PODER DE CRISTO

O texto de Mateus 18:20 garante a presença de Cristo em nossas reuniões. Mas, o que garante a liberação do poder de Cristo em nossas reuniões? A Bíblia diz que Cristo esteve numa cidade, Nazaré, e não fez ali muitos milagres. Note, Cristo esteve presente, mas não fez milagres. Eles tinham a presença de Cristo, mas não tinham a liberação do poder de Cristo. Por quê? Esta é uma importante pergunta. Leia o texto de Mateus 13:58. Isto é muito importante. Eu e você, quando estivermos reunidos em nome de Cristo, precisamos tomar uma importante decisão: CRER. O texto de Mateus 13:58 revela que a fé garante a liberação do poder de Cristo. Magnífico! Magnífico!

Precisamos ter consciência não apenas da presença de Cristo, mas da liberação do Seu poder.


Para um pouco: Procure lembrar-se dos textos bíblicos lidos. Numa atitude de profunda quietude procure enumerar as descobertas mais importantes que você fez com esta mensagem.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A VISÃO DA IGREJA


UMA IGREJA EM NOSSA CASA
“também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.” 1 Pedro 2:5

Constitui sutil engano de pensar que a igreja é o edifício de tijolos construído pelos homens. Este engano produz um recorrente equívoco: Confunde-se igreja com templo. Devemos perceber que a igreja é o edifício de Deus, construído com pedras vivas (I Pedro 2:5). Assim, a igreja é um grupo de pessoas regeneradas que se reúnem em nome do Senhor Jesus (Mateus 18:20).
Outro engano que se comete é pensar que a “vida espiritual” somente acontece quando a igreja está reunida no templo. Pensamos assim, pois a cultura moderna da cristandade nos faz acreditar que as celebrações, as reuniões de oração e de ensino da Palavra somente acontecem no templo. A Bíblia menciona que a igreja se reunia nas casas. O que significa isso? Significa que a “vida espiritual” também acontecia nas casas. No entanto, quando se “pratica” a vida espiritual somente nas reuniões da igreja no templo as famílias sutilmente são conduzidas a “não viverem a espiritualidade” no ambiente do lar. O Senhor tenha misericórdia de nós! Que nos faça despertar deste perigoso sono. Olhemos para as nossas casas. A vida espiritual está acontecendo lá? Provavelmente não! Oh! Lamentável realidade. Por quê? ... Um dos fatores é que, para nós, a vida espiritual somente acontece no templo. Quando é que viveremos a realidade de Romanos 16:5: "...saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles."? No templo somos “espirituais”: ministramos aos irmãos, oramos, dedicamos textos bíblicos, abraçamos, aconselhamos, confortamos. Oh! Quanta coisa fazemos no templo! No entanto, algumas perguntas devem ser enfrentadas por nós: Temos consciência de que em nossa casa há uma igreja (nossa família) que se reúne todos os dias? A vida espiritual tem acontecido nesta igreja familiar? Qual é o nosso dever para com esta igreja? Não nos esqueçamos de uma coisa: A nossa casa é a igreja!
Como seria bom, se em nossos lares a oração fluísse espontaneamente! O pai orando pelo filho, a esposa pelo esposo, o filho pela mãe, etc! Maravilhoso, não!?! Seria tão bom, se em nossos lares ocorresse ministração espontânea, perdão voluntário, consolo mútuo, temperança, e tantas outros aspectos práticos da vida cristã! Seria bom se o nosso lar, na prática, fosse o que na verdade deve ser: igreja!
Como tratamos nossos familiares? Como lidamos com os problemas em nosso lar? Temos esquecido que em nossos lares existem, não somente, o pai, a mãe e os filhos, mas irmãos em Cristo. Como trataríamos uns aos outros em nosso lar, se estivesse firme, em nós, a convicção de que somos irmãos em Cristo? O Senhor nos chamou para que a nossa casa se torne uma igreja. Esta é a visão da igreja que o Senhor deseja gerar dentro de nós. Com um propósito firme, pensemos e busquemos estas coisas até que possamos dizer: “Há uma igreja que se reúne em minha casa”!

Em Cristo.