sexta-feira, 16 de outubro de 2020

OS CAMINHOS DA OBEDIÊNCIA

“Respondeu ele: O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, lavei-me e estou vendo. [...] Então, os pais responderam: Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego; mas não sabemos como vê agora; ou quem lhe abriu os olhos também não sabemos [...]”

João 9:11 e 20-21

Estes dois versículos são uma clara demonstração do peso de nossas respostas. No versículo 11, temos a resposta proferida por um homem que nasceu cego e fora milagrosamente curado por Jesus. Nos versículos 20-21, por outro lado, temos a resposta proferida pelos pais daquele homem. No versículo 11, a resposta fora proferida por aquele que experimentou o milagre, nos versículos 20-21, no entanto, a resposta fora articulada por aqueles que ouviram falar de um milagre.

Como é grandioso o valor de uma experiência pessoal com o Poder de Cristo! O versículo 11 é um majestoso exemplo de um milagre compartilhado. Neste magnífico texto, diz-se o que Jesus fez e falou: Ele fez lodo e untou os olhos do cego. Até este momento, o cego continuava cego, nada havia mudado. Em seguida, após ter feito o que fez, Jesus preferiu as seguintes palavras destinadas àquele cego: “Vai ao tanque de Siloé e lava-te”.

Neste milagre compartilhado, o cego, fazendo uso da obediência, assume o seu lugar na história. Sua biografia fora reescrita pela obediência! O texto narra sua obediência ao descrever o que ele fez naquela ocasião. Se Jesus ordenou-lhe ir ao tanque de Siloé e lavar-se, ele foi e lavou-se! Sua obediência reescreveu sua biografia, por isso ele diz: “estou vendo”! Sua nova biografia era, na verdade, o registro da sua experiência pessoal com Jesus! A história deste homem demonstra o que é o milagre: Milagre é o que acontece quando Jesus faz e fala e nós obedecemos!

Os pais daquele homem, contudo, conquanto tenham ouvido falar sobre o milagre, não possuíam a genuína experiência do milagre. Quem apenas ouve sobre o milagre e não o experimenta verdadeiramente tem um conhecimento limitado. O texto é uma evidência de que o conhecimento que os pais daquele homem tinham era limitado. Eles conheciam o filho e sua cegueira. Porém, além disso, não conheciam nada mais! Não tinham conhecimento sobre como seu filho fora curado, muito menos sobre quem o havia curado.

Quem não experimenta o milagre tem um conhecimento limitado, quem, porém o experimenta, conhece tanto o Deus do milagre quanto os gloriosos caminhos da obediência!

A. M. Cunha