quinta-feira, 17 de outubro de 2013

UM VISLUMBRE DAS IMPLICAÇÕES MISSIOLÓGICAS DA ELEIÇÃO DE ISRAEL COMO POVO DE DEUS


Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”


  
O chamamento missiológico de Abrão e, por via de consequência, de Israel como povo de Deus, pode ser claramente visto no texto de Gênesis 12:1-3.


Nesta porção das Escrituras, vemos, de um modo muito claro, a eleição de Abrão, e nele, a eleição de Israel, como povo da promessa. As implicações missiológicas deste chamado podem ser discernidas em três aspectos, todos detectados em cada um dos versículos acima mencionados:


Versículo 1: A locução verbal “sai [...] e vai” expressa a participação humana como elemento deste chamado missiológico. Este “sai [...] e vai” é uma conduta humana pautada na fé, de modo que a fé é a mola indutora da capacidade de Abrão para, não somente ouvir, mas entender as implicações do chamado que o impelia a “ir” sem saber para onde estava indo. Fé para ouvir e fé para discernir o conteúdo do falar divino;


Versículo 2: A expressão “de ti farei [...] te abençoarei, e te engrandecerei [...] Abençoarei os que [...] e amaldiçoarei os que [...]” evidencia a participação divina neste chamado missiológico. Isto significa que Deus é o único suficientemente poderoso para viabilizar todas as condições necessárias ao cumprimento do chamado que Ele ofereceu a Abrão. Combinando os dois versículos teremos o binômio: O homem responde e Deus capacita;


Versículo 3: A expressão “serão benditas todas as famílias da terra” aponta para o culminar do projeto divino inicialmente revelado no chamamento de Abrão. Ele chama para que todas as famílias da terra sejam benditas. É significativamente notável a expressão: “em ti”. Isso significa que é nele, Abrão, que as famílias da terra alcançarão a graça de serem benditas. O instrumento de Deus [“em ti”, ou seja, Abrão e os que dele descendem pela fé, conforme Gálatas 3:7] é vigorosamente alcançado pelo “Deus capacitador”, que o transforma no canal pelo qual o favor divino alcançará todas famílias da terra. O foco divino nunca foi o indivíduo – Abrão, mas a pluralidade de indivíduos – todas as famílias da terra!

Assim, podemos resumir este chamamento como sendo portador de uma dupla essência:

Em primeiro lugar, temos a essência subjetiva que nos mostra as pessoas envolvidas neste chamamento: a) Deus, o que chama e capacita – o Deus capacitador; b) Abrão, aquele que, pela fé, é chamado e capacitado por ouvir e discernir as implicações do chamado; c) Todas as famílias da terra, que é a pluralidade de indivíduos aos quais Deus destina os efeitos do Seu chamamento.


Em segundo lugar, temos a essência objetiva que nos mostra o propósito ou objeto deste chamamento: Preparar o mundo para a vinda de Seu Filho como único e legítimo consumador dos eternos efeitos do Seu chamamento: A salvação dos pecadores!
A. M. Cunha