domingo, 3 de janeiro de 2021

UMA VIDA DA CONTRAMÃO DA CULTURA DESTE MUNDO

Basta-nos um olhar, ainda que superficial, no dia a dia à nossa volta para percebermos que as coisas não vão bem com a sociedade. Nosso planeta tornou-se a cidadela da impiedade, marcada pelo egoísmo, pela arrogância, pela violência, pela impaciência, pela rebeldia, e tantos outros adjetivos cuja lista se estende quase que indefinidamente. Vivemos, portanto, numa sociedade de “homens ímpios”.

O salmista aconselha a não nos indignarmos por causa dos malfeitores e a não termos inveja dos que praticam a iniquidade [Salmo 37:1]. O justo, contudo, vive na contramão da cultura de iniquidade que caracteriza este mundo, pois ele não pertence a este mundo [João 17:16].

O salmista, porém, apresenta 4 importantes conselhos quanto ao estilo de vida que o justo deve praticar num mundo tão iníquo:

[1] Confiar no Senhor: Confiar significa acreditar que Deus, por ser quem Ele é, por fazer o que Ele faz, por estar onde Ele está, por falar o que Ele fala e por pensar o que Ele pensa, jamais falhará nos Seus desígnios para conosco;

[2] Fazer o bem: Quando o justo se omite em face da iniquidade da presente geração, ele, na verdade, está contribuindo para o crescimento desse estado de coisas. Fazer o bem, inclusive e principalmente para aqueles que nos perseguem, é um eloquente testemunho acerca da bondade de Deus. Tal testemunho fortalece o legado dos justos e dignifica o nome de Deus;

[3] Habitar a terra: O justo, ainda que viva neste mundo de iniquidade, não pode alienar-se. Conquanto sua alma deva anelar pela pátria celestial, o justo, por outro lado, deve, de fato, ser um exemplar habitante deste mundo, vivendo com excelência, ainda que não seja um legítimo cidadão deste mundo tenebroso;

[4] Alimentar-se da verdade: A verdade, ou seja, os preceitos da Palavra de Deus, é a única fonte de alimentação para o justo. Sem a nutrição que as Escrituras lhe oferecem, o justo sucumbirá à iniquidade da presente geração.

O testemunho das Escrituras a respeito do justo que vive à luz desses importantes conselhos é muito singular: “O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz” [Salmo 37:23].

A. M. Cunha