quinta-feira, 7 de março de 2019

O ACESSÍVEL AMOR DE DEUS PARA CONOSCO


“Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la. Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor”
Salmo 34:14-15

Que privilégio possuem os justos! Os olhos do Senhor repousam sobre eles. Não é um olhar esporádico e momentâneo, pois Deus olha fixa, detida e amorosamente para os justos! Deus, no entanto, não apenas contempla os justos, mas os Seus ouvidos estão atentamente abertos para o seu clamor! Tão logo um justo intente clamar, Deus já estará absolutamente atento, com os Seus ouvidos ternamente receptivos ao clamor do justo! Acertadamente o salmista declara em outro lugar: “Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda” [Salmo 139:4]. Que amor, que disponibilidade, que coração acessível! Deus mantem-se absolutamente atento ao clamor dos justos, ainda que tal clamor sequer tenha sido articulado!
A. M. Cunha

terça-feira, 5 de março de 2019

PERSPECTIVAS PARA O CUIDADO DE NOSSA GERAÇÃO


“Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o Senhor lhe concedeu que concebesse, e teve um filho. Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o Senhor bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos. Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele. As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi. São estas, pois, as gerações de Perez: Perez gerou a Esrom, Esrom gerou a Rão, Rão gerou a Aminadabe, Aminadabe gerou a Naassom, Naassom gerou a Salmom, Salmom gerou a Boaz, Boaz gerou a Obede, Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.”
Rute 4:13-22

Esta é a narrativa final do livro de Rute. Um extraordinário desfecho para um dos mais belos livros da Escritura. Nele vemos uma poética e tipológica narrativa da história da redenção! Seu final não poderia ser mais apoteótico! O último nome registrado neste livro é Davi!

Nosso foco, porém, aqui, não será a pessoa de Davi, mas Obede, seu avô! Os dez versículos acima apresentam o nascimento do avô de Davi. Obede, cujo nome significa “servo” tem o seu nascimento narrado a partir de bela descrição bíblica. Três pontos devem ser destacados aqui:

[1] Seu nascimento foi obra das mãos divinas. O texto bíblico afirma “e o Senhor lhe concedeu que concebesse, e teve um filho” [Rute 4:13]. Como imagem do resgate de uma geração, como um belo quadro que evidencia o modo extraordinário como Deus resgatou a história de Noemi, sogra de Rute, o nascimento de Obede somente poderia ter sido, como de fato foi, uma obra das mãos de Deus!

[2] Seu nascimento foi caracterizado por um magnífico conteúdo profético. Feliz é aquele que está cercado por pessoas que carregam a palavra profética do Senhor! Noemi estava cercada por pessoas assim, as quais disseram: “Seja o Senhor bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos” [Rute 4:14-15]. A palavra profética consola [“um neto que será teu resgatador ... Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice”] e confirma as mais íntimas convicções da alma humana [“tua nora, que te ama ... ela te é melhor do que sete filhos”].

[3] Quem discerne a obra de Deus na história e tem a sua vida marcada por um forte conteúdo profético será inexoravelmente despertado para o cuidado da semente de uma geração! O texto é enfaticamente revelador ao afirmar que “Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele.” [Rute 4:16].

A palavra cuidar tem sua origem no hebraico אָמַן [‘aman], cujo sentido está amplamente carregado de belas significações espirituais: apoiar, confirmar, ser fiel, manter, nutrir. Por vezes era usada para designar os pilares e suportes da porta. Tem ainda o sentido de ser estável, ser fiel, firmar, acreditar, confiar, crer. Há casos em que esta palavra descrevia o ato de ser carregado por uma enfermeira. Quem foi cuidado adquire a condição de estar firmado, certificado, confirmado, estável, seguro, ser duradouro. Quem foi adequadamente cuidado é digno de confiança, é fiel, permanece firme, é capaz de confiar, tem convicções firmes, está apto para acreditar. Todas estas acepções foram extraídas do conteúdo semântico do vocábulo hebraico אָמַן.
A. M. Cunha

segunda-feira, 4 de março de 2019

DEVE-SE PRATICAR A DEVOÇÃO ESPIRITUAL SEM PERDER O FOCO NO GEMIDO DO MUNDO


“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”
2 Coríntios 5:17

Cristãos, não vivamos de segunda à sábado como se não houvesse fé cristã e não vivamos os nossos domingos como se não houvesse um mundo gemendo por falta de amor! Uma vida genuinamente inspirada nos dá conta de que estes dois aspectos da vida estão profundamente conectados, de modo que é possível experimentar uma imersão espiritual de segunda à sábado, tanto quanto é possível ter uma perspectiva de exercermos influência sobre o mundo quando estivermos reunidos aos domingos. Isso é verdadeiramente possível, pois, por estarmos em Cristo, somos novas criaturas, “as coisas antigas passaram; eis que se fizeram novas”! Devemos, portanto, praticar a devoção diária como forma de imersão espiritual sem perder o foco no gemido do mundo que se agoniza pela falta de amor.
A. M. Cunha

domingo, 3 de março de 2019

HOJE É O TEMPO OPORTUNO PARA CUIDARMOS DA NOSSA GERAÇÃO


“Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção."
Atos 13:36

Davi serviu a sua geração, porém, esse serviço, devido ao desígnio de Deus, possuía uma limitação temporal, pois um dia o Rei Davi morreu! A morte é, portanto, o ponto final no serviço que prestamos à nossa geração. Um dia a morte chegará e não mais serviremos à nossa geração. É certo que devemos servir à nossa geração, contudo, não o faremos para sempre! Esta limitação temporal, no entanto, deve estimular-nos a, no tempo que se chama “hoje”, servir a nossa geração com mais qualidade e absoluto comprometimento! Sejamos, pois, intensos em nosso serviço, deixando um significativo legado para as próximas gerações, pois hoje é o tempo oportuno para cuidarmos da nossa geração !!!
A. M. Cunha