terça-feira, 5 de março de 2019

PERSPECTIVAS PARA O CUIDADO DE NOSSA GERAÇÃO


“Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o Senhor lhe concedeu que concebesse, e teve um filho. Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o Senhor bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos. Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele. As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi. São estas, pois, as gerações de Perez: Perez gerou a Esrom, Esrom gerou a Rão, Rão gerou a Aminadabe, Aminadabe gerou a Naassom, Naassom gerou a Salmom, Salmom gerou a Boaz, Boaz gerou a Obede, Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.”
Rute 4:13-22

Esta é a narrativa final do livro de Rute. Um extraordinário desfecho para um dos mais belos livros da Escritura. Nele vemos uma poética e tipológica narrativa da história da redenção! Seu final não poderia ser mais apoteótico! O último nome registrado neste livro é Davi!

Nosso foco, porém, aqui, não será a pessoa de Davi, mas Obede, seu avô! Os dez versículos acima apresentam o nascimento do avô de Davi. Obede, cujo nome significa “servo” tem o seu nascimento narrado a partir de bela descrição bíblica. Três pontos devem ser destacados aqui:

[1] Seu nascimento foi obra das mãos divinas. O texto bíblico afirma “e o Senhor lhe concedeu que concebesse, e teve um filho” [Rute 4:13]. Como imagem do resgate de uma geração, como um belo quadro que evidencia o modo extraordinário como Deus resgatou a história de Noemi, sogra de Rute, o nascimento de Obede somente poderia ter sido, como de fato foi, uma obra das mãos de Deus!

[2] Seu nascimento foi caracterizado por um magnífico conteúdo profético. Feliz é aquele que está cercado por pessoas que carregam a palavra profética do Senhor! Noemi estava cercada por pessoas assim, as quais disseram: “Seja o Senhor bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos” [Rute 4:14-15]. A palavra profética consola [“um neto que será teu resgatador ... Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice”] e confirma as mais íntimas convicções da alma humana [“tua nora, que te ama ... ela te é melhor do que sete filhos”].

[3] Quem discerne a obra de Deus na história e tem a sua vida marcada por um forte conteúdo profético será inexoravelmente despertado para o cuidado da semente de uma geração! O texto é enfaticamente revelador ao afirmar que “Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele.” [Rute 4:16].

A palavra cuidar tem sua origem no hebraico אָמַן [‘aman], cujo sentido está amplamente carregado de belas significações espirituais: apoiar, confirmar, ser fiel, manter, nutrir. Por vezes era usada para designar os pilares e suportes da porta. Tem ainda o sentido de ser estável, ser fiel, firmar, acreditar, confiar, crer. Há casos em que esta palavra descrevia o ato de ser carregado por uma enfermeira. Quem foi cuidado adquire a condição de estar firmado, certificado, confirmado, estável, seguro, ser duradouro. Quem foi adequadamente cuidado é digno de confiança, é fiel, permanece firme, é capaz de confiar, tem convicções firmes, está apto para acreditar. Todas estas acepções foram extraídas do conteúdo semântico do vocábulo hebraico אָמַן.
A. M. Cunha

Nenhum comentário: